Serviços

3 assuntos importantes para lembrar em um negócio

Pese às dificuldades, o Brasil é um país empreendedor por natureza: boa parte dos profissionais sonha em sair do mercado de trabalho regular e empreender, de modo a obter a sua própria fonte de sustento.

Entre os motivos que os fazem preferir esse caminho, estão:

  • Maior retorno financeiro;

  • Flexibilidade de horário;

  • Não ter mais um chefe;

  • Prestígio social.

Apesar de tudo isso de fato se concretizar depois de um tempo, é preciso ter em mente que administrar um negócio não é tarefa para qualquer um.

O desafio é grande: é preciso controlar desde as finanças até a gestão de pessoas e de recursos.

Consequentemente, não é raro que o empreendedor se veja às voltas com muitas tarefas para realizar a cada dia e nem sempre em sua área de expertise.

A boa notícia é que, para cada uma delas, costuma haver outro estabelecimento que presta o serviço de maneira eficiente, poupando o tempo do proprietário do negócio e reduzindo a possibilidade de erros.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns desses serviços, bem como as atividades que eles podem facilitar:

  1. Contratação de um escritório de contabilidade

O Brasil é frequentemente apontado como um dos países com a legislação tributária mais complexa do mundo. Isso significa que, além do alto valor dos tributos pagos, é preciso, lidar com muita burocracia para comprovar o cumprimento de todas as obrigações relativas a eles.

Por conta disso, contratar um escritório de contabilidade de confiança pode ser a melhor saída para lidar com isso.

Como todos os contadores conhecem as normas tributárias de maneira aprofundada, eles permitirão que a empresa lide com toda a burocracia de uma maneira muito mais simples e eficiente.

Da mesma maneira, quando o profissional contratado é escolhido com cuidado, é perfeitamente possível que o contador se transforme em um parceiro estratégico do estabelecimento.

É possível, por exemplo, que ele ajude com a elisão tributária (ou seja, a busca de formas perfeitamente legais de se pagar menos impostos), o planejamento tributário ou mesmo detecte gargalos financeiros no negócio.

No entanto, para que isso se concretize, é preciso procurar por empresas de contabilidade sp que se posicionem de maneira diferenciada em relação às outras, e que não sejam meras resolvedoras de burocracia.

  1. Consultoria trabalhista

Além da questão tributária, outra queixa frequente entre empreendedores é a legislação trabalhista. Por mais que todas as normas estejam compiladas em apenas um diploma legal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), elas são apontadas como complexas e de difícil entendimento.

Com a reforma trabalhista, promulgada em 2017, isso se intensificou, deixando muitos proprietários de negócios inseguros a respeito do que é permitido e do que não é.

Como o respeito às normas trabalhistas, desde o processo admissional até o demissional, é fundamental, é altamente recomendado que todos os estabelecimentos contem com uma consultoria trabalhista para ajudar nessa tarefa.

Normalmente, trata-se de um advogado que domina todos os meandros da legislação, e que, assim, é capacitado para orientar o negócio a respeito do que fazer e do que não fazer.

Do mesmo modo, é interessante que a empresa conte com outros parceiros que ajudem no cumprimento das normas trabalhistas.

É o caso, por exemplo, de uma clínica de exame demissional: nela, haverá um médico do trabalho que poderá cuidar de todos os procedimentos relativos à saúde dos empregados, inclusive a emissão de documentos e atestados.

Assim, além de manter as obrigações em dia, o estabelecimento conta com provas para se defender caso um empregado acione a Justiça.

  1. Instalação de um SPDA

Por mais raro que isso pareça, todo estabelecimento está sujeito a ser atingido por um raio.

Quando isso acontece, pode haver danos tanto às pessoas em seu interior quanto aos equipamentos: a descarga sobrecarrega a rede de distribuição elétrica, o que, por sua vez, pode causar choques elétricos, incêndios e até mesmo danos às máquinas, devido ao fluxo súbito de energia.

A boa notícia é que há uma maneira de fazer com que o estabelecimento se proteja disso. Para isso, basta recorrer a instalação de SPDA, ou sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Essa ferramenta trata-se de um aparato que impede que a eletricidade do raio atinja a estrutura elétrica do imóvel, mantendo-o a salvo e protegendo acidentes.

No entanto, vale ressaltar que a instalação, por si só, não é o suficiente: também é preciso que o item esteja de acordo com as normas legais. Por conta disso, é preciso que um engenheiro faça um laudo do SPDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *