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4 dicas para vender serviços pela internet

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O setor de varejo já caminha a passos largos nas vendas online há bastante tempo, segundo levantamento divulgado pela Nuvemshop e divulgado no Mercado & Consumo, as PMEs do varejo cresceram 23% no e-commerce no primeiro trimestre de 2022. Já o setor de serviços ainda possui alguns entraves que precisam ser mais bem trabalhados para se ter sucesso nesse formato de vendas.

Apesar de muitas similaridades em ambas as categorias de vendas, no caso do setor de serviços é preciso buscar por algumas estratégias específicas para tornar a venda atraente aos olhos do cliente.

Para ajudar nessa tarefa, listamos abaixo algumas dicas para você que deseja vender seus serviços pela internet.

– Escolha um sistema de vendas desenvolvido especialmente para esse fim: boa parte das plataformas de e-commerce disponíveis no mercado foram desenvolvidas para a venda de produtos físicos, onde o processo de compra passa por menos etapas, logo, leva menos tempo para ser concluído. Além disso, essas plataformas possuem características referentes a controle de estoque, por exemplo, ao contrário da venda de serviços que – salvo algumas exceções, não possui estoque, mas, sim, disponibilidade. Sendo assim, é de extrema importância buscar por sistemas que tenham sido desenvolvidos com características para a venda de serviços, onde o controle de disponibilidade, flexibilidade, entre outros, funcionam melhor e são mais adequados à venda.

– Tenha um site atraente: antes mesmo do produto/serviço, a experiência do cliente no seu site deve chamar a atenção. Um site que funcione bem, que tenha recursos eficientes, comunicação clara e objetiva, fotos e vídeos de qualidade, tendem a reter a atenção do usuário por mais tempo, tornando mais provável a efetivação da compra. Para o setor de serviços, a divulgação é bastante parecida com a de produtos físicos, a principal diferença está em atrair o possível cliente para os detalhes relacionados ao serviço. É por isso que boas fotos que ajudem a representar fielmente o serviço, descrição completa com riqueza de detalhes e características garantem mais confiabilidade. Por isso a importância de ter um e-commerce que ajude a amplificar a divulgação dos seus serviços e, assim, aumentar as vendas.

– Conte com campanhas de marketing efetivas: conhecer bem o perfil do cliente que você quer conquistar é peça chave para garantir sucesso nas vendas. Entender seu comportamento e formas de consumo, permite criar estratégias que possam atrair esse público para o seu site. Para isso, é fundamental mapear essas características através de pesquisas e estudos e saber o que é, como definir e por que criar uma persona para a sua empresa. Tendo isso, fica mais fácil saber quais as estratégias podem funcionar melhor para o tipo de cliente que deseja atingir, otimizando seus investimentos de forma inteligente e eficiente. Neste ponto, vale também salientar que campanhas de marketing online se mostram muito mais vantajosas do que as campanhas de marketing offline, afinal, uma vez mapeada a sua persona, é possível utilizar os filtros inteligentes das ferramentas de Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads (no Meta) para atingir de forma mais assertiva esse grupo. Mas, não significa que as campanhas offline devem ser ignoradas. Conhecendo a fundo as características do seu público, é possível entender se eles podem ser mais impactados com ações promocionais que complementem as campanhas online.

– Utilize depoimentos de clientes satisfeitos: o marketing boca a boca nunca deixou de existir e ainda é um ótimo recurso para manter a boa reputação da sua marca, mas, vale lembrar que esse tipo de divulgação se mostra mais eficiente quando sua marca já está bem-posicionada no mercado. As indicações e depoimentos positivos que sua empresa recebe transmitem aos novos clientes mais confiança e segurança na hora de decidir por efetivar a compra. Clientes defensores da marca são aliados fortíssimos que merecem atenção, pois, além de satisfeitos com o serviço adquirido ainda são, em sua maioria, recorrentes e voltam a comprar com frequência. Por isso, é muito importante entender o que é e adotar a estratégia de Marketing de Defensores.

As vendas de serviços pela internet estão em crescimento e ainda há muito espaço para tornar esse modelo tão consolidado como as vendas de varejo. As empresas precisam abandonar o estereótipo de que serviços não podem ser vendidos online e buscar digitalizar suas empresas de modo a tornar a operação tão possível quanto a de um produto físico.

Este conteúdo foi criado originalmente pela Planne – a plataforma de ecommerce das experiências.

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