AlimentosAutomaçãoEmpreendedorismo

A gestão de restaurantes e o recurso da automação

restaurantes

Os restaurantes são empreendimentos muito queridos e especiais por todas as pessoas, afinal, por meio dele que se tem experiências culinárias únicas e ainda promove a interação social.

No entanto, para que este negócio seja efetivo e tenha uma boa comida e um bom atendimento é de fundamental importância uma boa gestão.

A boa gestão de um restaurante passa pelo uso de diversas metodologias como automação comercial empregadas em muitos processos do negócio. Esses processos garantem uma gestão mais qualificada.

A graças a essas metodologias e outros componentes que o setor tem alavancado no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), somente no Brasil, os restaurantes e suas mais diversas cozinhas industriais movimentou cerca de R$ 184 bilhões somente em 2016.

Deste modo, é muito importante conhecer as tecnologias para aplicar nos restaurantes e dicas de como aferir a qualidade de todos os processos.

A automação dentro dos restaurantes

A automação de processos significa utilizar máquinas ou grupo de máquinas e softwares que sob o controle de um programa único e que garante a execução das tarefas sem a intervenção humana.

Assim, esses programas operam diversas operações como:

  • Contábeis;
  • Estatísticas;
  • Industriais;
  • Logística.

Nos restaurantes é muito comum o uso de software restaurante self service além de outros componentes que veremos abaixo e com mais detalhes.

1. Comanda digital

A comanda digital agiliza e muito a realização dos pedidos já que os garçons podem enviar os pedidos diretamente para a cozinha por meio de um sistema, sem que haja o papel da comando.

Quando ocorre o erro, é muito fácil de se identificar e consertar.

2. Controles financeiros

Por meio do uso de softwares de gestão empresarial é possível a administração dos recebimentos em dinheiro, em cartão de crédito e débito, pagamento dos fornecedores e compra de equipamentos para os restaurantes como fornos, panelas, utensílios, painel ar condicionado entre muitos outros.

3. Controle de estoque

Os sistemas de gestão empresarial também conseguem a ajudar na verificação dos itens no estoque evitando a falta de insumos.

4. Cardápios digitais

Outra tecnologia que vem sendo usada dentro dos restaurantes é a construção de um chamado cardápio digital.

O acesso de cardápio digital podem ser feita por meio de tablets e até mesmo por aplicativos, gerando relatórios em tempo real, ajudando a identificar quais os produtos que vendem mais e aperfeiçoando o restaurante.

5. Totens de autoatendimento

Um dos pontos máximos de automação são os totem de autoatendimento. Os totens diminuem a necessidade de atendimentos e aceleram o tempo de entrega dos pedidos.

Esses totem, geralmente, possuem tela touch e no mesmo tempo realiza o pedido e o pagamento. Este pedido vai diretamente a cozinha, e o cliente espera ser chamado por senha.

Assim, esses pontos são fundamentais para o desenvolvimento de empreendimento mais otimizado e seguro. Abaixo falaremos sobre pontos que devem prestar atenção para que o restaurante tenha sucesso e bom desempenho.

Administrando um restaurante de sucesso

Para que um restaurante seja um sucesso é importante prestar atenção em alguns aspectos para que o monitoramento seja feito.

Abaixo falaremos sobre alguns aspectos.

1. Preste atenção ao atendimento

O primeiro ponto mais importante para um restaurante além da comida é o desenvolvimento de um bom atendimento. Para que isto seja possível é preciso treinamento para que as posturas sejam bem trabalhadas.

O primeiro ponto é criar o diferencial no atendimento. Deste modo padronize a abordagem. Para que o atendimento melhore também é necessário bonificar o funcionário para o bom desempenho. Isso ajuda o colaborador a atender de forma melhor e agradável.

2. Cuide do ambiente

Os ambientes dos restaurantes precisam ser bem cuidados para que os clientes e colaboradores possam aproveitar de todo o espaço. Para que os clientes fiquem isolados do barulho é preciso o investimento em atenuador de ruido para gerador.

Cuide da acessibilidade do local como a instalação de rampas de acesso e a melhoria da movimentação de pessoas com necessidades especiais. Distribuem bem as mesas e crie um ambiente fluido e orgânico.

Assim, entendemos que o restaurante é um dos empreendimentos mais procurados e requisitados devido as experiências que proporcionam as pessoas e para sua boa gestão é fundamental o uso de tecnologias como a automação de processos e o cuidado com o ambiente e o atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *