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A importância do marketing para empresas

Nos últimos anos, cada vez mais empresas de marketing digital têm entrado no mercado. O motivo por trás disso é o fato de que cada vez mais negócios têm despertado para a importância de se investir nessa estratégia.

Da mesma forma, as possibilidades trazidas pela internet atraem muitos empreendedores pela possibilidade de fazer um investimento baixo, porém com excelente retorno.

Contudo, antes de procurar por empresas de marketing para o seu negócio, é preciso saber quais serão os objetivos da parceria. Afinal, esta área do conhecimento é ampla e oferece um universo de possibilidades para qualquer estabelecimento.

Quer aprender mais a respeito disso? Então confira alguns motivos porque o marketing é importante para empresas.

  1. Mais vendas

O principal motivo que leva um estabelecimento a procurar por uma agencia digital é bastante óbvio: vender mais. Afinal de contas, isso significa injetar mais dinheiro no negócio, permitindo que ele cresça e se consolide no mercado.

Isso, porém, não é tão simples quanto parece. Como a internet permite a elaboração de estratégias detalhadas, que visam atingir um público muito específico, é fundamental fazer uma análise deste grupo, analisando fatores como:

  • Poder aquisitivo;

  • Localização geográfica;

  • Dores (necessidades);

  • Como ele consome informação.

Da mesma maneira, o discurso tem que ser alinhado com a audiência, ou seja, um produto elaborado para adolescentes em idade escolar não pode ser divulgado da mesma maneira que um serviço pensado para gerentes financeiros de grandes empresas.

  1. Possibilidade de analisar melhor o mercado

Como a elaboração de estrategias de marketing exige uma análise aprofundada do mercado, o negócio acaba acumulando um grande número de informações a respeito do segmento no qual atua.

Por mais que esses dados costumem ser usados para levantar dados da audiência, eles também podem ser usados com outra finalidade: auxiliar na tomada de decisões estratégicas no estabelecimento.

Um dos estudos feitos pela equipe de marketing é a análise SWOT, levantou os seguintes dados:

  • Forças;

  • Fraquezas;

  • Oportunidades;

  • Ameaças.

Consequentemente, sua realização exige uma boa análise dos cenários interno e externo, o que é de grande ajuda para se definir quais investimentos valem a pena e quais não devem trazer retornos interessantes.

  1. Brand awareness

Apesar de uma das vantagens do marketing digital ser a facilidade para se mensurar resultados (as próprias ferramentas usadas também permitem a extração e a análise de métricas), nem tudo nesse meio se resume aos números, pois muitas vezes, você só precisa mostrar ao público para que veio: é o brand awareness.

Em tradução livre, este conceito significa consciência de marca. Na prática, essa tática significa usar técnicas que não são mensuráveis tão facilmente, mas que objetivam ampliar o conhecimento que o público tem sobre a marca.

Assim, ela normalmente implica na realização de sondagens e pesquisas de opinião para verificar se a estratégia foi bem sucedida.

Ao saber disso, muitos empreendedores relutam em usar técnicas de brand awareness. Porém, é um bom investimento para o longo prazo, pois pode ser que o público não precise do seu produto ou serviço agora, mas, caso ele precise, se lembrará do seu estabelecimento.

  1. Criar e manter relacionamentos com os clientes

Especialistas apontam que o custo de se manter os clientes que um negócio já tem é muito mais baixo do que conquistar novos. Portanto, é essencial que o negócio invista na criação e na manutenção de relacionamentos com quem já é seu parceiro.

A boa notícia é que isso pode ser simples: basta criar uma estratégia de email marketing para manter contato com quem já faz parte de sua clientela.

Para não ser impertinente, é preciso pedir permissão antes de colocar qualquer pessoa na lista de contatos, bem como enviar uma quantidade razoável de e-mails.

Do contrário, o público pode se sentir sobrecarregado e acabar optando por sair de sua lista de mensagens. Na prática, isso pode significar a perda de um cliente fiel.

  1. Expandir o negócio de maneira consistente

É inegável que todos que abrem um negócio querem vê-lo crescer e prosperar o quanto antes. Contudo, é preciso ter os pés no chão, pois o crescimento deve ser consistente e escalável.

Adotar medidas muito agressivas para aumentar radicalmente o faturamento pode acabar sendo prejudicial. Felizmente, o marketing pode ajudar com isso.

Os profissionais que atuam no meio são treinados para criar estratégias que não só renda bons resultados, mas que se mantenham atrativas com o passar do tempo. Consequentemente, eles ajudam um negócio a se consolidar como referência de mercado.

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