EquipamentosSegurançaServiços

A importância do uso de epi’s em serviços variados

Serviços de pintura são muito procurados para dar uma repaginada nos ambientes das empresas, estabelecimentos comerciais, edificações e outros ambientes.

Nesse cenário, elaborar um bom projeto incluindo a pintura dos espaços é uma maneira de renovar o lugar sem precisar realizar reformas, já que, às vezes as pessoas têm vontade de mudar o local, mas os custos impossibilitam, por isso, a pintura pode ser uma ótima alternativa.

A pintura pode ser feita por pintores profissionais que são autônomos ou por empresas que fazem esse tipo de serviço. Com qualidade, eficiência e rapidez, os profissionais conseguem realizar a pintura do local, sem deixar sujeiras, dando um toque de beleza e uma nova identidade ao lugar.

No entanto, para realizar o trabalho de pintura, além de especialização, as pessoas precisam utilizar itens de segurança para evitar acidentes e sérios problemas.

O uso de equipamentos de segurança

Conhecido como EPI (Equipamento de Proteção Individual), os equipamentos de segurança precisam ser usados pelos funcionários de diversos segmentos, pois o seu uso protege as pessoas de riscos e danos que as atividades de trabalho podem causar.

Nesse contexto, vale mencionar que a utilização de epi nas empresas é uma obrigatoriedade estabelecida pelo Ministério do Trabalho.

Um pintor profissional que trabalha como autônomo também precisa utilizar equipamentos de segurança, para evitar problemas, porque, em casos de acidentes, ele não poderá alegar a falta de itens de proteção, pois, é de sua responsabilidade o uso desses.

Nas empresas, além do uso de epi um profissional de segurança do trabalho é o responsável em avaliar e controlar situações que possam oferecer riscos aos funcionários, oferecendo um ambiente agradável a todos.

Itens de proteção

No mercado, existem diversas opções de equipamentos de proteção, que podem variar de acordo com a atividade exercida e grau de periculosidade que o serviço tem.

Entre os principais equipamentos utilizados estão:

1. Capacete de segurança

É utilizado para proteger a cabeça do funcionário de possíveis quedas de objetos e pancadas na cabeça. Diversos segmentos utilizam o capacete de segurança para garantir boas condições aos funcionários nas empresas.

2. Bota de segurança

São essenciais para proteger os pés das pessoas ao caminharem em diversas superfícies, evitando que objetos perfurantes e líquidos entrem em contato com os pés dos funcionários durante o período de realização das atividades de trabalho.

No mercado, é possível encontrar diversos modelos de bota de segurança, certamente uma opção poderá ser usada pelo funcionário de maneira confortável e atendendo as especificidades da fábrica.

3. Óculos de segurança

Servem para proteger os olhos de líquidos, farelos, fagulhas, ciscos, objetos perfurantes e qualquer material que possa prejudicar a visão da pessoa.

Máscaras, protetores auriculares, luvas, cintos de segurança são outros tipos de equipamentos de segurança que são utilizados nas empresas para garantir qualidade e bem-estar para os funcionários.

Serviços de manutenção e a sua importância

O trabalho de pintura é muito solicitado para grandes empreendimentos quando eles necessitam de uma manutenção.

Um prédio, por exemplo, com o passar dos anos precisa que a sua pintura seja renovada. Nesse momento, procurar uma empresa de pintura predial para realizar o serviço com qualidade e eficiência, garantindo um ótimo resultado, é imprescindível.

Isso porque, na prática, uma empresa de pintura predial oferece serviços de pintura interna e externa e pintura e texturização de fachada predial realizada por profissionais experientes.

Nessas modalidades de serviços os funcionários da empresa precisam ter equipamentos de segurança como:

  • Cintos de segurança;
  • Capacetes;
  • Botas;
  • Cabos de aço;

Com esses itens é possível fazer a pintura em todas as áreas e ambientes necessários no prédio, sem comprometer a vida do funcionário.

Outro ramo de serviço que possui muita utilidade é o de dedetizadora, que realiza o controle de pragas como baratas, formigas, mosquitos, ratos e outras espécies podem invadir o ambiente de serviço, provocando acidentes, contaminação e outros problemas.

Para realizar esse serviço de forma eficaz pode ser necessário utilizar máscara oxigenadora, botas de borracha, macacão reforçado com tecido, capacete e diversos itens para garantir proteção e evitar contato com produtos químicos e as pragas que podem transmitir doenças.

Já os serviços de uma desentupidora zona sul, que possui profissionais preparados para lidar com problemas relacionados a limpeza e manutenção de encanamentos e demais sistemas de fluidos, também são extremamente importantes e necessitam de produtos específicos para cada ambiente e tipo de tubulação.

Com relação aos EPIs desse segmento, se destacam macacões específicos, botas e luvas. Em alguns casos também pode ser necessário o uso de máscaras.

Proteção e qualidade

O uso de itens de segurança garante boas condições de trabalho ao funcionário e evita problemas e acidentes inesperados.

Portanto, é essencial procurar lojas especializadas e realizar a aquisição de epi de qualidade, durabilidade e bom custo-benefício, assim o sucesso dos serviços da empresa, independentemente do segmento, será garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *