EmpreendedorismoNegóciosProfissões

A importância dos exames médicos para as empresas e funcionários

exames

Os negócios são importantes para as pessoas, seja pelo fato de trabalharem ou pelo desempenho deles, que geram produtos e serviços essenciais para a rotina dos indivíduos.

As organizações de pequeno, médio e grande porte necessitam de pessoas qualificadas e experientes para a realização dos seus serviços.

O processo de contratação nas empresas exige algumas regras e procedimentos importantes para que ambas as partes: futuro colaborador e empresário não tenha problemas burocráticos e prejuízos financeiros.

Entender como funciona os processos admissionais é importante para auxiliar o possível contratado a realizar todas as etapas para regularizar a contratação.

A importância dos exames admissionais para as empresas

As empresas, ao admitir um novo funcionário, precisam seguir as regras exigidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Uma das exigências desses órgãos é o exame admissional, amparado pelo artigo 168.

O procedimento dos exames é por conta do empregador, que precisa realizá-los nos seguintes casos: admissão, demissão e periodicamente para avaliar as condições do funcionário.

Nos casos de admissão, o exame médico é importante, porque, é com os resultados que o empregador consegue entender e avaliar o estado de saúde física e mental da pessoa e assim decidir se ela está apta para as atividades e funções do cargo.

Os exames e testes precisam ser feitos por um médico especializado em medicina do trabalho, que elabora um questionário com várias perguntas para uma avaliação completa.

Pesquisar informações e referências de uma clinica exame admissional de qualidade e com profissionais especializados para a fazer os procedimentos de forma adequada.

Um detalhe relevante: em casos onde o funcionário é contratado sem nenhum problema de saúde, mas no decorrer dos anos de trabalho, adquira alguma lesão devido às atividades, a empresa precisa providenciar o afastamento do colaborador, por tempo indeterminado para que ele realize o seu tratamento.

No artigo 168 da CLT, há informações sobre situações demissionais, ou seja, o funcionário que for desligado da empresa, é necessário que a pessoa se submeta a exames médicos, nomeados, exame demissional.

O objetivo desse exame é verificar as condições de saúde do ex-funcionário e para o empregador é muito importante para evitar situações na qual o colaborador alegue que foi demitido por problemas de saúde.

É necessário fazer os exames admissionais para construção civil, por exemplo, são muito importantes para avaliar as condições dos funcionários que irão executar funções da área. O processo consiste em:

  • Checar a pressão arterial;
  • Avaliação dos batimentos cardíacos;
  • Elaboração de um questionário sobre doenças familiares;
  • Averiguar do quadro clínico do colaborador.

Dependendo da função que a pessoa irá executar, é necessário fazer alguns exames específicos de audição e visão.

Esse procedimento é realizado não apenas em pessoas que trabalham na construção civil, mas para diversos ramos de atuação.

No segmento elétrico, por exemplo, as empresas de rede distribuição de energia, precisam realizar esses exames e elaborar um laudo de periculosidade para eletricista, documento que de acordo com a NR 16 (Norma Regulamentadora), indica as atividades de risco que o funcionário exerce ou já exerceu.

Esse laudo é elaborado para as seguintes atividades:

  • Eletricidade;
  • Inflamáveis gasosos;
  • Explosivos;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Substâncias radioativas;
  • Radiação ionizante.

As pessoas que trabalham como eletricistas e em atividades consideradas perigosas, precisa usar EPIs (Equipamento de Proteção Individual), itens que oferecem segurança ao funcionário, ajudando a prevenir situações de acidentes.

As empresas são obrigadas a distribuir os produtos, já que, a presença de EPIs nas firmas é determinada pelo Ministério do Trabalho e caso as companhias não forneçam os itens, podem ser multadas.

Serviços que podem ajudar o seu negócio

Contratar os serviços de uma consultoria financeira online pode ser uma ótima solução para conseguir administrar os recursos financeiros do seu negócio de forma simples e segurança, conseguindo suprir todas as necessidades da sua empresa sem prejudicar o orçamento.

As principais funções do consultor e-commerce financeiro que podem ajudar o seu negócio são:

  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento tributário;
  • Gestão e riscos;
  • Planejamento sucessório;
  • Gestão de ativos e investimentos.

Os benefícios desses serviços são inúmeros: melhora as finanças da empresa, redução dos problemas burocráticos e maior lucratividade.

Fazer a aquisição de um saco de lixo 30 litros é uma maneira de conseguir manter a limpeza em todos os ambientes da sua empresa, condição muito importante para manter a organização e conquistar a qualidade e sucesso para o seu empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *