EventosSegurança

A necessidade dos investimentos em segurança

A área industrial possui diversas empresas de ramos diferentes que atuam todos os dias produzindo produtos/serviços em grande demanda para atender os prazos e necessidades dos consumidores e dos comerciantes, todos envoltos por segurança.

Investimentos em equipamentos e ferramentas que ajudem a acelerar a produção são muito importantes, pois, dependendo da quantidade necessária a ser produzida, ter máquinas eficientes podem ajudar nesse processo.

Para conseguir qualidade e uma produção sem problemas é muito importante que os empresários façam investimentos em equipamentos de proteção para que os funcionários desempenhem as suas atividades com segurança.

Os cuidados com a seguridade dos colaboradores da empresa vão desde itens de uso individual até na montagem de estruturas que ofereçam proteção ao ambiente.

Produtos para segurança

A utilização de equipamentos de segurança é obrigatória por lei de acordo com a NR 6, ou seja, todas as empresas precisam investir uma parte do seu orçamento para a compra desse tipo de objeto.

Procurar lojas e fabricantes de epi de qualidade e que sejam certificados de acordo com as regras do Ministério do Trabalho é importante.

Comprar em grandes quantidades é uma maneira de não deixar os produtos de segurança faltarem na sua empresa e os funcionários não terem problemas.

Há diversos modelos e tamanhos de equipamentos de segurança que podem ajudar na proteção dos funcionários, como:

  • Protetor auricular;
  • Cinto de segurança;
  • Capacete;
  • Luva;
  • Óculos;
  • Máscara;
  • Avental;
  • Cabos de aço para serviços em altura;
  • Roupas especiais;
  • Bota de segurança, entre outros produtos.

Além de fazer a aquisição, é importante garantir que os funcionários usem o equipamento corretamente, por isso delegar uma pessoa que entenda sobre a importância da segurança, para dar dicas e mostrar como utilizar o produto é uma forma de garantir que o colaborador use o item corretamente, e evita que danifique o produto.

Outra medida importante é disponibilizar uniformes para as pessoas trabalharem, como esse é um material que precisa ter em grande quantidade para atender a todos, procurar uma fábrica de fardamentos de qualidade é uma boa opção para conseguir ter o número necessário de uniformes, com um preço acessível. É importante que eles possam ser personalizados com o logotipo da empresa.

Em situações de serviço em telhados ou em altura, equipamentos para garantir a segurança são extremamente necessários para evitar quedas e acidentes gravíssimos para ambas as partes: funcionário e empresa.

Investir em um ponto de ancoragem para linha de vida, equipamento que ajuda a estabilizar e prender os cabos ou amarras.

Investimento na saúde do funcionário

Produtos que ajudam a garantir segurança durante as operações de produção são importantes, mas não são a única medida que precisa ser implementada nas empresas.

A contratação de profissionais de medicina do trabalho pode ajudar a investigar os problemas de saúde do funcionário por meio de um exame periódico, que deve ser feito anualmente.

Assim, é possível verificar as limitações dos colaboradores e buscar soluções e novos postos de trabalho que não entrem em conflito com o estado de saúde do funcionário.

Além do médico para avaliar a saúde, implementar pcmso (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que ajuda a cuidar do funcionário. é importante A empresa deve oferecer apoio e ajuda nas necessidades.

Esse programa ajuda a promover um ambiente de trabalho seguro, evita problemas que possam comprometer a saúde das pessoas.

As empresas que não adotam essa medida pode ter prejuízos, como multas e problemas burocráticos, e em casos em que o funcionário adquire algum tipo de doença ocupacional, os donos da empresa podem ter questões judiciais e até pagar indenizações.

Um objeto que deve estar presente em todas as empresas é uma prancha de resgate. Esse item consiste em transportar pessoas em situações de emergências com segurança e rapidez.

No mercado, há modelos de prancha em compensado naval e acabamento em verniz e de polietileno, possuem cinto de segurança e imobilizador de cabeça.

As principais vantagens da prancha são:

  • Resistência a impactos;
  • Transporte de pessoas com segurança;
  • Boa capacidade de carga;
  • Aberturas para os cintos e imobilizador de cabeça.

Portanto, fazer bons investimentos em equipamentos e profissionais de segurança do trabalho é uma boa solução para a empresa, porque ajuda a evitar problemas com os funcionários, proporciona condições seguras a eles, que se sentirão bem e, consequentemente, haverá uma melhora e aumento da produtividade, gerando uma boa imagem para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *