AcademiaDicasEmpreendedorismo

Academias femininas ganham mais espaço no mercado

A oferta de espaços desenvolvidos para um atendimento personalizado muitas vezes faz com que mulheres desistam de praticar atividades físicas em academias de ginástica e musculação.

A falta de espaço, de equipamentos adequados e, principal, entre as várias reclamações, a ausência de um vestiário separado para homens e mulheres, afasta a possibilidade de se matricular em uma academia comum, em que o público é misto e variado.

Por isso, muitos empreendedores e empreendedoras têm buscado atender a uma fatia do mercado que quer treinar, fazer musculação, aulas aeróbicas e praticar esportes como muay thai e boxe, junto com outras mulheres, para não haver qualquer tipo de problema, como assédio e outras situações desconfortáveis.

São as academias voltadas para o público feminino que tem conquistado um importante mercado de clientes especiais, se diferenciado de outros espaços destinados a prática de exercícios.

Com o foco voltado para as mulheres, que contam com um espaço apropriado em todos os aspectos, como banheiros com todos os acessórios necessários e espelho grande e secador de cabelo, maior organização e, até mesmo, funcionárias com uniformes profissionais femininos e agendamento de horário, é possível ter um atendimento exclusivo e pessoal.

Equipamentos apropriados para treino personalizado

Os profissionais que atuam na área de educação física, como o personal trainer e o nutricionista, preparam aulas individualizadas para cada aluna.

As academias recebem as mulheres em horário agendado, já que muitas precisam encaixar os exercícios físicos com a vida pessoal e profissional.

Os equipamentos voltados para a musculação feminina são preparados de maneira que atuem na preservação de massa magra e maior gasto calórico, mantendo a silhueta da maneira que ela achar a mais adequada para o corpo.

A estrutura da academia deve englobar aparelhos que trabalham todos os membros, para que a postura seja adequada e os exercícios sejam realizados com a movimentação acertada, preservando as articulações e evitando ao máximo a incidência de lesões musculares.

De um modo geral, os exercícios devem atuar em diferentes partes do corpo, como:

  • Coxas e panturrilhas;
  • Abdômen e peitoral;
  • Ombros e braços;
  • Glúteos.

Todo o esforço deve ser acompanhado por uma dieta balanceada e livre de açúcar presente em doces e refrigerantes.

Nas academias próprias para mulheres, é comum ter uma lanchonete com produtos naturais, como sucos, vitaminas e alimentos livres de gordura trans e saturada, grandes inimigos para uma dieta saudável.

A aula de natação também é uma forma de praticar exercícios para todo o corpo, pois ele atua em diferentes músculos do corpo, além de trabalhar a mente, já que em muitos estilos é preciso deixar a respiração em compasso com a movimentação dos braços e pernas.

Academia cada vez mais próxima da cliente

A oferta de serviços completos para um público específico era, há muito tempo, escasso e, até mesmo, inexistente.

Por isso, ainda hoje, há que pense: será que há academias perto de mim?

Isso ainda vai depender da localização em que a pessoa mora ou trabalha, mas já é possível encontrar diversas academias voltadas para as mulheres e de todas as idades, com outros estilos de exercícios físicos muitos benéficos para o corpo humano.

Aulas de balé, jazz e exercícios aeróbicos atendem meninas, mulheres e idosas em um mesmo ambiente que é possível praticar musculação e aulas de boxe e taekwondo, por exemplo.

O acesso é exclusivo para as alunas cadastradas, que precisam passar por uma catraca biométrica para academia, o que garante proteção aos usuários e praticidade para quem usufrui de todos os espaços e equipamentos disponíveis, impedindo a entrada de qualquer pessoa a partir da recepção.

Chuveiros e armários privativos garantem segurança

Os ambientes internos devem ser climatizados para proporcionar conforto às usuárias, além de contar com áreas apropriadas para tomar banho e fazer a troca de roupa sem nenhum incômodo.

A instalação de uma divisória de granito para banheiro deve ser o suficiente, pois permite maior privacidade entre os chuveiros e espaços dedicados às necessidades fisiológicas de forma individualizada.

Antes de fazer a inscrição em uma academia de ginástica com atendimento exclusivo para mulheres ou mista, é preciso realizar uma avaliação médica para verificar as condições físicas e quais as cargas que podem ser utilizadas durante a rotina de exercícios físicos.

O acompanhamento de um instrutor na academia pode indicar os tempos dispensados em cada aparelho, assim como orientações sobre a execução acertada de cada exercício, evitando qualquer tipo de lesão e comprometimento da saúde corporal como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *