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Atendimento ao Cliente: Como medir?

O atendimento ao cliente é um dos grandes segredos para garantir o sucesso de seu negócio, já que clientes bem atendidos tendem a voltar e recomendar.

No entanto, para que este seja eficiente e funcione é fundamental sabermos medi-lo, a fim de analisar se é eficaz e confortável.

Para te ajudar nesta questão que no artigo de hoje falaremos sobre o assunto, vendo de que forma é possível analisar a eficiência do atendimento ao cliente.

Portanto, se você lida com essa dúvida, não deixe de acompanhar, pois aqui está a resposta que precisa.

Métodos para medir a eficiência do atendimento ao cliente

Medir o atendimento ao cliente é fundamental para garantir que seus consumidores estejam sendo bem atendidos.

Por mais que pareça complicado, é possível sim encontrar meios para analisar se seu estabelecimento anda sendo bem visto por quem o frequenta.

No entanto, é comum que no dia a dia aconteça de não nos atentarmos a estas questões, o que acaba deixando espaço para a dúvida a respeito do atendimento.

Para te ajudar com isso, veja agora 3 dicas para medir corretamente seu atendimento, de forma sutil e confortável.

1. Avalie o conforto de seu cliente

É comum que deixemos para fazer as análises referentes ao negócio após o expediente, vendo tudo que ocorreu.

Com isso, muitas pessoas acabam fazendo a análise de seu atendimento apenas levando em conta se houveram reclamações e elogios.

No entanto, uma boa forma de medir a qualidade de seu atendimento é exatamente durante as atividades, onde é possível analisar o comportamento dos colaboradores e as reações dos clientes.

Isto é muito importante, já que na maior parte das vezes clientes insatisfeitos não chegam a reclamar, apenas saem do estabelecimento e nunca mais retornam e recomendam.

Por isso, não deixe de notar as feições e reações dos consumidores, vendo se estes estão contentes em estarem sendo atendidos em seu negócio.

Certamente, este é um ótimo e discreto termômetro, já que permite saber a eficiência de forma geral, e não apenas do que é reportado.

2. Observe o seu público

Você sabe qual é a melhor maneira de observar se um cliente ficou ou não satisfeito com seu serviço? Observar se ele retornou.

Entender o público que frequenta seu negócio é fundamental para analisar seu sucesso, já que um público fiel é sinal de bom atendimento.

Em muitos casos o preço é fator determinante na escolha dos clientes, mas existe uma grande parcela que prefere frequentar locais, nos quais, se sente bem recepcionada.

Por isso, veja sempre se o seu público muda constantemente, pois este pode ser um sinal de que o seu atendimento não está fidelizando seus clientes.

No entanto, vale ressaltar que um público variável não é confirmação de atendimento ruim, já que tudo depende do seu tipo de negócio.

Nesse caso, vale observar se novos clientes vieram por recomendação de outros, o que também demonstra eficiência por parte da empresa.

Seja qual for o método utilizado, observar o público é peça chave para entender se este se sente satisfeito.

3. Ouça as críticas

A última dica que daremos hoje para medir a qualidade do atendimento ao cliente é o simples ato de escutar aquilo que seus clientes dizem.

Sabe aqueles comentários simples no caixa, que muitas vezes não damos atenção?

É exatamente este tipo de crítica que devemos escutar, pois muitas vezes estas trazem pontos importantes que devem ser modificados.

No entanto, para ouvir a opinião de seus clientes não é necessário ficar esperando que eles digam algo, sendo possível também criar estratégias para isso.

Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de perguntas simples no encerramento do serviço, como: “O(a) senhor(a) se sentiu satisfeito(a) com nosso serviço hoje?”.

Seja a resposta positiva ou negativa é fundamental escutá-la e absorvê-la, pois assim é possível fazer as mudanças necessárias.

Lembre-se sempre que os clientes são o termômetro de seu sucesso, e é muito mais produtivo ouvi-los do que ignorar por medo de mudanças.

Caso queira se aperfeiçoar neste quesito, o que acha de investir em um bom curso de atendimento ao cliente?

Tenha a certeza de que um curso, será uma excelente maneira de tornar seu estabelecimento ainda mais confortável e atrativo, o que fará com que seus consumidores sempre voltem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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