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Atendimento ao Cliente: Como medir?

O atendimento ao cliente é um dos grandes segredos para garantir o sucesso de seu negócio, já que clientes bem atendidos tendem a voltar e recomendar.

No entanto, para que este seja eficiente e funcione é fundamental sabermos medi-lo, a fim de analisar se é eficaz e confortável.

Para te ajudar nesta questão que no artigo de hoje falaremos sobre o assunto, vendo de que forma é possível analisar a eficiência do atendimento ao cliente.

Portanto, se você lida com essa dúvida, não deixe de acompanhar, pois aqui está a resposta que precisa.

Métodos para medir a eficiência do atendimento ao cliente

Medir o atendimento ao cliente é fundamental para garantir que seus consumidores estejam sendo bem atendidos.

Por mais que pareça complicado, é possível sim encontrar meios para analisar se seu estabelecimento anda sendo bem visto por quem o frequenta.

No entanto, é comum que no dia a dia aconteça de não nos atentarmos a estas questões, o que acaba deixando espaço para a dúvida a respeito do atendimento.

Para te ajudar com isso, veja agora 3 dicas para medir corretamente seu atendimento, de forma sutil e confortável.

1. Avalie o conforto de seu cliente

É comum que deixemos para fazer as análises referentes ao negócio após o expediente, vendo tudo que ocorreu.

Com isso, muitas pessoas acabam fazendo a análise de seu atendimento apenas levando em conta se houveram reclamações e elogios.

No entanto, uma boa forma de medir a qualidade de seu atendimento é exatamente durante as atividades, onde é possível analisar o comportamento dos colaboradores e as reações dos clientes.

Isto é muito importante, já que na maior parte das vezes clientes insatisfeitos não chegam a reclamar, apenas saem do estabelecimento e nunca mais retornam e recomendam.

Por isso, não deixe de notar as feições e reações dos consumidores, vendo se estes estão contentes em estarem sendo atendidos em seu negócio.

Certamente, este é um ótimo e discreto termômetro, já que permite saber a eficiência de forma geral, e não apenas do que é reportado.

2. Observe o seu público

Você sabe qual é a melhor maneira de observar se um cliente ficou ou não satisfeito com seu serviço? Observar se ele retornou.

Entender o público que frequenta seu negócio é fundamental para analisar seu sucesso, já que um público fiel é sinal de bom atendimento.

Em muitos casos o preço é fator determinante na escolha dos clientes, mas existe uma grande parcela que prefere frequentar locais, nos quais, se sente bem recepcionada.

Por isso, veja sempre se o seu público muda constantemente, pois este pode ser um sinal de que o seu atendimento não está fidelizando seus clientes.

No entanto, vale ressaltar que um público variável não é confirmação de atendimento ruim, já que tudo depende do seu tipo de negócio.

Nesse caso, vale observar se novos clientes vieram por recomendação de outros, o que também demonstra eficiência por parte da empresa.

Seja qual for o método utilizado, observar o público é peça chave para entender se este se sente satisfeito.

3. Ouça as críticas

A última dica que daremos hoje para medir a qualidade do atendimento ao cliente é o simples ato de escutar aquilo que seus clientes dizem.

Sabe aqueles comentários simples no caixa, que muitas vezes não damos atenção?

É exatamente este tipo de crítica que devemos escutar, pois muitas vezes estas trazem pontos importantes que devem ser modificados.

No entanto, para ouvir a opinião de seus clientes não é necessário ficar esperando que eles digam algo, sendo possível também criar estratégias para isso.

Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de perguntas simples no encerramento do serviço, como: “O(a) senhor(a) se sentiu satisfeito(a) com nosso serviço hoje?”.

Seja a resposta positiva ou negativa é fundamental escutá-la e absorvê-la, pois assim é possível fazer as mudanças necessárias.

Lembre-se sempre que os clientes são o termômetro de seu sucesso, e é muito mais produtivo ouvi-los do que ignorar por medo de mudanças.

Caso queira se aperfeiçoar neste quesito, o que acha de investir em um bom curso de atendimento ao cliente?

Tenha a certeza de que um curso, será uma excelente maneira de tornar seu estabelecimento ainda mais confortável e atrativo, o que fará com que seus consumidores sempre voltem. E para ter um aprendizado sem interferência é ideal contar com um internet rápida e estável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.