EmpreendedorismoNegócios

Como o Chatbot pode ajudar sua empresa a crescer

Automatizar conversas, dar mais atenção aos casos mais complexos, agilizar o atendimento: esses são pontos que podem trazer resultados positivos para a sua empresa e você pode fazê-los com os ChatBots.

Aqui vamos te explicar um pouco dessa estratégia que promete ajudar sua empresa a crescer, e promover uma ótima interação com a sua base clientes.

O que é Chatbot?

O Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.

Mas antes é preciso entender um pouco sobre a inteligência artificial, também conhecida pela sigla AI, uma tecnologia que surgiu com o objetivo de otimizar processos. Com essa tecnologia você pode automatizar ações e destinar o tempo útil para outras etapas.

E foi a partir da AI que o Chatbot foi desenvolvido. Mas existem alguns fatores que fazem com que esse processo funcione corretamente, como o conhecimento do público, assim, você consegue montar um questionário de conversa muito mais provável de ser aplicado. 

É importante saber que existem dois mecanismos: o algoritmo próprio e o externo. E isso depende da demanda: para um grande volume de interação a recomendação é usar algoritmo próprio, mas se esse não é o seu caso, ferramentas mais simples dão conta do recado.

Em resumo, o Chatbot é um programa em que ordena ações que simulam uma conversa humana. Quando pensar no que é um chatbot, lembre-se da Siri, da Apple.

Ela consegue fazer várias coisas, como ligar para alguém da sua agenda, programar um alarme, fazer pesquisas na internet e até contar uma piada. Porém, você não consegue ensinar nada para ela.

Porque ele faz o que é programado, simulando uma conversa humana, e nada mais além disso.

Preciso de um Chatbot na minha empresa?

Essa é uma dúvida frequente. Primeiro você deve determinar um objetivo, que pode crescer futuramente. Você pode usar o Chatbot para realizar vendas, tirar dúvidas sobre seus produtos, captar informações ou até mesmo identificar em qual estágio do funil o lead está.

Mas não é recomendado substituí-lo pelo atendimento humano, pois existem algumas questões que o bot não consegue resolver. Depois, é preciso pensar em qual canal ele estará disponível, pode ser na página do Facebook ou no próprio site.

Para te ajudar a definir um objetivo, observe que grandes empresas já aderiram ao Chatbot. E não se esqueça de cuidar do canal que você escolheu, pois é preciso atualizar o conteúdo constantemente.

Criando um Chatbot

Se você escolheu utilizar o Chatbot em sua página do Facebook e um cliente interagiu em uma publicação, você pode perguntar algo por mensagem, seja explicando uma novidade, promovendo uma vantagem exclusiva ou apresentando o site.

As perguntas e respostas do bot podem ser agrupadas em um fluxograma para uma melhor visualização. Assim, a cada pergunta é sempre criada uma variação de resposta.

Para programar seu primeiro chat no Facebook Messenger. Se quiser deixar uma mensagem de saudação automática, é só seguir os seguintes passos em um desktop:

  1. Clique em “Configurações” na parte superior da sua fan page;
  2. Clique em “Mensagens” na coluna da esquerda;
  3. Encontre a opção “Envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua Página”, e selecione-a;
  4. Clique em “Alterar”, configure a mensagem automática e clique em “Salvar”.

Ainda há outras opções, como mensagens de ausência. Você pode saber mais na própria página de orientação do Facebook.

Agora que você já sabe como criar um bot no Facebook, é só começar a criar as conversas e testar essa estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *