Calibração de equipamentosEquipamentosSegurança

Combate ao incêndio: medidas de segurança para adotar

Uma das grandes exigências estabelecidas por órgãos reguladores e que são cobradas durante o processo de abertura de uma empresa ou instituição é com relação às medidas de segurança das estruturas, que são essenciais e precisam ser desenvolvidas, aplicadas e monitoradas constantemente para garantir a seguridade de todos.

Essa medidas são as responsáveis por manter o espaço corporativo seguro, tanto para os colaboradores que passam um bom tempo dentro destes locais como para a comunidade ao entorno ,que pode ser muito prejudicada caso acidentes ocorram.

Por abordarem a existência da vida humana, tais medidas precisam ser seguidas a risca, pois alguns danos podem ser irreversíveis.

As empresas atuam como agentes transformadores dentro da sociedade e, por isso, os seus impactos afetam o cotidiano e uma geração de pessoas, mas também são ações que podem perpetuar por anos.

Nesse contexto, manter o ambiente saudável, de forma geral, é uma obrigação. Isso significa que as ações devem se concentrar em afetar o menos possível a área ao redor (ambientalmente ou não) e medidas que preservem a segurança dos trabalhadores e estruturais, que podem trazer impacto também para a região em torno da empresa.

Logo, os incêndios precisam ser evitados ou combatidos com precisão e agilidade. Abaixo, há algumas dicas para manter o ambiente da sua empresa mais seguro e protegido.

Aquisição de extintores

Um dos itens básicos para prevenir ou controlar incêndios são os extintores. Vale destacar que existem diversos modelos e que seu uso é específico e exigido de acordo com a atividade exercida pela empresa. Dessa forma há extintores:

  • Classe A: combustíveis sólidos como papel e madeira;
  • Classe B: combustíveis líquidos inflamáveis como álcool e gasolina;
  • Classe C: equipamentos elétricos;
  • Classe D: metais combustíveis como zinco e alumínio;
  • Classe K: fogo e gordura em cozinha.

De acordo com cada ambiente e atividade, o extintor deve ser adquirido e ficar sempre posicionado em locais que sejam estratégicos e de fácil acesso para todos. Com isso, a ação possa pode ocorrer de forma mais rápida.

Por ser compostos por diversas substâncias, esse produtos possuem data de validade e devem ser trocados respeitando esse limite. Uma das alternativas é recorrer a recarga de extintores preço, que pode ser de acordo com o tamanho e classe do extintor.

Novec

Uma alternativa moderna e desenvolvida especificamente para aprimorar o combate ao incêndio o gás novec. Ele é menos nocivo ao meio ambiente e tem resultados melhores que outros compostos que podem ser utilizado nos extintores.

O conteúdo foi desenvolvido como uma alternativa mais sustentável, assim o Novec 1230 passou a substituir o antigo gás Halon 1301.

Além da sustentabilidade, esse gás possui outras vantagens. Sua armazenagem liquida é uma delas, promovendo a otimização do espaço e possibilitando a diminuição do extintor, o que facilita seu manuseio e locomoção.

Outra característica é que não possui agentes tóxicos aos humanos, assim, pode ser acionado sem que seja necessário a desocupação do espaço, tendo uma ação mais efetiva.

O Novec apresenta ainda uma longa vida útil, quando respeitadas as condições de armazenamento ele pode durar até 30 anos sem perder as suas características.

Somado a isso, o gás não é condutor de eletricidade, é inodoro e incolor, e sua permanência na atmosfera dura apenas cinco dias.

Funcionando de forma simples, a suspensão do incêndio ocorre devido a sua boa condutividade térmica, interrompendo o processo de combustão por meio da absorção do calor. Desse modo, o gas Novec reduz a energia térmica do incêndio, impossibilitando sua sustentação e força.

Sistema de recargas

Como mencionado anteriormente, os extintores podem ser recarregados sempre que utilizados ou vencidos. Para isso, demandam de um processo técnico e profissionais habilitados para realizar com eficiência as devidas substituições e armazenamento.

Para saber os valores cobrados há uma tabela de preços de recarga de extintores padronizadas, com a variação do preço de acordo com as substâncias, quantidade e volume do recipiente dos extintores.

A tabela é um método de assegurar que todos os estabelecimentos paguem um preço justo por um item obrigatório no sistema de segurança e combate a incêndio.

Além disso, os valores são estabelecidos e fiscalizados pelos órgãos responsáveis da área, assim a recarga extintor abc 4 kg preço não possui variação de preço de acordo com o fornecedor, a diferença é promovida apenas pelo volume que estão listados nas tabelas.

Tomando esses cuidados e fortalecendo os sistemas de combate ao incêndio com mangueiras, hidrantes, treinamentos, manutenção e fiscalização constante pelos bombeiros e demais agentes fiscalizadores, é possível promover um ambiente seguro e confortável para todos que estão na empresa e em suas proximidades.

Tais medidas aumentarão, inclusive, o índice de satisfação e produtividade dos colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *