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Comércio nichado: exemplos de como esse setor é lucrativo

Comércio

Ter um negócio é um processo que demanda em grande parte planejamento e visualização do negócio, e durante todo essa parte um ponto que precisa sempre ser definido é se a loja, comércio, local, serviço está no segmento de nicho ou se está em um segmento chamado de super nichado.

Conhecer o nicho do seu público, significa, saber para quem seu negócio, produto ou serviço se dirige. Não consiste ainda no público-alvo, mas, onde este público está inserido. Um exemplo disso são os cursos de idiomas.

Existem cursos de idiomas de inglês que é considerado um nicho bastante amplo, dentro desse nicho, há os cursos de inglês presencial e online, ou seja, são especializações do nicho.

Agora, há cursos de idiomas presenciais e online (nichos) de outros idiomas como o alemão e o russo, que são considerados super nichos, ou seja, apenas uma pequena parte de um grupo de pessoas se interessam por este tema.

No entanto, não é porque o negócio é super nichado, que significa que é menos lucrativo. Outro exemplo e que trataremos no decorrer desse artigo são as lojas para grávidas e mães recentes, que desenvolveram toda uma moda específica e também vendem acessórios específicos como o sutiã amamentação.

Neste artigo, entenderemos como se estrutura uma loja de roupas para gestantes e mães recentes e os benefícios da segmentação dos mercados.

Entendendo a importância do nicho e do super nicho

A segmentação do mercado é fundamental para o sucesso dos negócios, pois permitem que as empresas construam campanhas de marketing mais otimizadas, mais eficientes, e que atraiam o público correto para os seus produtos e serviços.

O super nicho permite que o empreendimento foque em apenas um tipo de serviço. Se sua loja vende roupas de bebê com a idade de 0 a 3 anos, atrairá muito mais público do que lojas que vendem roupas de bebê, roupas de crianças maiores e de jovens.

Sendo assim, o super nicho ajudam as empresas a terem foco. Dentro disso, daremos os exemplos das lojas para grávidas e mães recentes, que precisam de uma série de produtos específicos como bolsa maternidade em tecido, lenços, roupas confortáveis e entre outros.

Nessas lojas por se tratarem de um público mais afetivo, o atendimento precisa ser mais personalizado, o que faz com que o cliente se sinta mais confortável e mais a vontade de comprar com aquela marca.

Além do mais existe uma série de vantagens para a gestão de uma loja de super nicho, seja de mobiliário para lojas comerciais, seja para outro tipo de comércio, como:

  • Estoque organizado;
  • Atendimento com qualidade;
  • Equipe bem treinada;
  • Apresentação mais organizada dos produtos.

No tópico falaremos sobre a estruturação de uma loja de roupas e artigos para mães recentes e grávidas.

As lojas para gestantes e mães recentes

O setor de lojas para gestantes e mães recentes é super nichado e trata de muitos produtos como lenços umidecidos, kits diversos e até mesmo mobiliários específicos. Porém, o grande forte dessas lojas é a venda de uma moda têxtil adequada para esse momento.

Até pouco tempo atrás, cerca de quinze anos, as lojas de roupas não se voltavam exclusivamente para esse público, e as roupas para gestantes eram vendidas ou nos setores de produtos para bebês ou perto dos produtos de higiene pessoal atacado.

Além do mais, as roupas em sua maioria eram camisolas, vestidos e acessórios mais caseiros.

Ao identificar um setor que precisava de atenção, o comércio se segmentou (super nichou) criando as lojas para gestantes e mães recentes que oferecem roupas mais bonitas e elegantes, e claro, confortáveis, tendo até mesmo desfiles específicos para essa loja.

As roupas são o carro-chefe dessas lojas como a venda dos vestidos, porém, existem outros acessórios como kit mamadeira que é muito importante para as crianças.

Além dos vestidos, os pijamas mais largos e calças sem pregas na cintura e com elasticidade na região da barriga são bastante procuradas também.

Para que essa loja tenha sucesso é preciso investir um uma equipe que está atenta a essas demandas, para que possa entender a necessidade da cliente que é mãe e oferecer o produto certo, e também construir um bom mix de produtos.

Com tudo isso em mente, entendemos que a segmentação do mercado é necessária para um bom sucesso dentro dos empreendimentos.

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