DicasEmpreendedorismoNegócios

Como abrir uma escola de música ou de ensino infantil?

abrir

A escolha de abrir um negócio, de modo geral, vem acompanhada com alguns desafios. O maior deles é qual negócio abrir ou investir diante de tantas possibilidades disponíveis no mercado.

Por isso, nesse artigo, vamos abordar sobre dois negócios bastante interessantes e promissores, mas que envolvem uma grande responsabilidade: abrir uma escola de música e de ensino infantil.

Se você tem interesse nesses negócios, não deixe de conferir o artigo.

Quais passos necessários para abrir uma escola de música?

Abrir uma escola de musica SP, sem dúvidas, é um grande desafio e requer planejamento e um bom gerenciamento.

Música é arte e cultura e por isso, uma escola de música precisa contar com profissionais formados e especializados nos instrumentos que devem ser ensinados.

De modo geral, os cursos com maior demanda e procura são:

  • Violão;
  • Guitarra;
  • Bateria;
  • Teclado.

As aulas podem ser tanto em grupo como de modo particular. Mas, é necessário realizar uma análise da rentabilidade anteriormente. A escola de música pode ser destinada tanto para jovens como crianças e adolescentes.

Definir o seu público-alvo é fundamental para garantir os planos de gerenciamento do seu negócio, fazendo os investimentos de modo correto.

Além disso, é importante estar atento aos seguintes detalhes:

  • Em que local está o seu público-alvo?
  • Qual será o investimento e o tempo de retorno?
  • Qual é o número de funcionários?
  • Como será feita a estratégia de divulgação?
  • Quais são os pontos concorrentes?

Definir o local da instalação de sua escola de musica em Guarulhos é fundamental para ajudar a garantir visibilidade do seu público, atraindo sua atenção.

A locação desse imóvel deve ser feito de forma correta e pensada, verificando a estrutura do local e sua qualidade técnica.

No momento de abrir uma empresa de música é necessário seguir os parâmetros legais e jurídicos estabelecidos em lei, como ter um registro e um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, assim como um registro municipal.

Para a proteção do prédio, é preciso ter um Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) assim como um alvará para que o seu funcionamento seja permitido.

Como equipar sua escola de música?

Sua escola de música precisa contar com uma estrutura organizada, tendo uma equipe responsável pelo gerenciamento de alunos, a compra de móveis com qualidade assim como instrumentos musicais.

É fundamental realizar um levantamento dos preços, do custo-benefício, estabelecer quem serão os fornecedores, dentre outros aspectos importantes para sua escola.

O empreendedor não pode esquecer de “equipar” sua escola com uma boa estratégia de divulgação e marketing, com o objetivo de atrair a visibilidade dos clientes, fazendo uma divulgação à altura de seu negócio.

Para oferecer um serviço aos funcionários, é possível contratar e buscar por empresas de refeições coletivas SP, para o fornecimento do almoço ou lanche dos mesmos.

Isso é importante porque mantem o funcionário no local, permitindo uma maior integração ao seu negócio.

Escolas de ensino fundamental

Outra estratégia interessante pode ser realizar a abertura de uma escola particular infantil, que pode oferecer serviços desde a creche e berçário até o ensino da alfabetização.

A responsabilidade e tempo de permanência com essa criança é ainda maior, exigindo também a presença de profissionais qualificados e formados em pedagogia.

É importante que além disso, o empreendedor também verifique o local que pretende instalar sua escola, pois deve oferecer o máximo de segurança às crianças.

O mesmo serve no caso da compra de equipamentos. A recomendação é que o proprietário realize uma análise do seu mercado, assim como de sua concorrência, verificando quanto será o seu investimento e retorno.

Além disso, é importante realizar um planejamento não somente do investimento, mas da documentação necessária, assim como outros serviços terceirizados como o de higienização do local, assim como de fornecer refeições coletivas aos seus funcionários e professores.

Pensar em uma linha pedagógica e fazer a definição disso é fundamental para saber com quais materiais trabalhar, a didática, dentre outros. Tornar o local mais divertido também é uma boa opção tanto para atrair as crianças como os pais.

Equipar sua escola com um parquinho ou até mesmo ter bolinha para piscina de bolinha podem ser boas estratégias. Mas, lembre-se, com maior foco na segurança e prevenção de acidentes.

Existem empresas especializadas que podem orientar o empreendedor que seja abrir sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *