Calibração de equipamentosEmpreendedorismoProdutos

Saiba como alugar e equipar uma cozinha industrial

Para manter a crescente produtividade em seus setores, o mercado industrial necessita de peças e materiais, que auxiliem no processo para manter uma evidente relação custo-benefício.

Com características de melhor desempenho funcional e possibilidades de reutilização, há ferramentas que, quando bem aplicadas, contribuem ao planejamento e ao cronograma do setor, em favor do seu grande mercado.

A importância da qualidade da cozinha industrial

Para que as grandes empresas do setor industrial, tenham uma produtividade altamente eficiente e rentável, é fundamental que haja uma boa relação interpessoal entre os setores.

Mas também, dependem do bom funcionamento dos equipamentos e do maquinário, a fim de garantir bons resultados e ganhos para a instituição.

Na cozinha industrial, dentro setor industrial da área da gastronomia, não é diferente. Sendo necessário diversas precauções e planejamento.

Para que o preparo dos alimentos seja feito de forma produtiva, com qualidade e com rapidez, todas as máquinas e utensílios devem colaborar para que esse potencial produtivo seja evidente.

A estrutura e o design da cozinha, devem ser coerentes com o segmento do estabelecimento como, por exemplo, restaurante, lanchonete ou supermercado.

Preserve a qualidade dos alimentos

Os estabelecimentos que manuseiam produtos e alimentos que, em algum momento, devem ser congelados, necessitam de um equipamento que exerça essa função. O ultrafreezer é um dos mais indicados.

Em geral, essa máquina de congelamento se assemelha a uma geladeira, com compartimentos e/ou bandejas, para que seja possível dividir os produtos e os alimentos.

Também podem se apresentar numa estrutura horizontal, onde não há compartimento ou que só existe uma divisória apenas. O freezer tem a alta capacidade de impedir, através do congelamento, a contaminação e deterioração dos alimentos.

Desta forma, os alimentos são preservados, apresentando a mesma consistência, cor, fragrância e propriedade nutricional. A preservação dos alimentos, através do congelamento, é possível por meio da baixa temperatura.

Esta que pode variar até -18°C – e na rapidez do tempo para congelar. Desta forma, permite mais qualidade aos alimentos, que mantêm as suas características.

A segurança é essencial

Para os profissionais que trabalham em cozinha industrial, há uma ferramenta de proteção fundamental e indispensável, para a realização de algumas tarefas.

Como o procedimento de fritura dos alimentos e a excessiva exposição a quentura do forno e/ou fogão, por exemplo.

Trata-se de uma luva que faz parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a fim de garantir a segurança no trabalho e minimizar os riscos e acidentes desses trabalhadores.

O mangote térmico para cozinha, é como essas luvas são chamadas, para executar determinadas funções dentro das cozinhas industriais.

O mangote térmico é um dos utensílios de cozinha, que apresenta características, como proteção térmica. Por sua resistência contra temperaturas de até 250ºC.

E em acidentes com fogo, tem capacidade para retardar o alastramento de chamas (devido ao material em que é fabricado).

O profissional que realiza atividades em forno e fogão, são os mais propensos aos riscos de acidente, por conta da alta exposição ao calor irradiado.

E ao do vapor gerado e aos respingos de óleo quente, provenientes dos processos de fritura dos alimentos.

Pelas características que apresenta, o mangote oferece a proteção necessária para os membros superiores, principalmente para as áreas do dorso da mão e o antebraço.

Para que outras regiões do corpo sejam protegidas, é necessário a utilização de outros produtos, como o avental específico para ser utilizados nessas cozinhas industriais.

O modelo mais comum do mangote térmico, é fabricado em algodão e é finalizado com um acabamento especial em silicone.

Que permite ao produto apresentar a característica de impermeabilização. O mercado ainda oferece o produto em tamanhos variados – pequeno, médio e grande.

A gastronomia tem, a cada dia mais, se firmado no mundo dos negócios. Atualmente, uma nova vertente tem se desenvolvido no ramo: aluguel de cozinha para curso.

Para a locação de espaços, é necessário que o locatário esteja atento às cláusulas de contratação, a fim de garantir que pagará e terá todos os itens combinados previamente.

Para que o curso se realiza conforme o desejado, o planejamento antecipado é o melhor aliado. A organização é fundamental, para que o curso de gastronomia seja realizado com a melhor forma de aprendizagem.

Para isso, os organizadores desses cursos buscam por cozinhas industriais, que sejam bem estruturadas, espaçosas e com ambiente coerente, que permita a melhor dinâmica para os alunos.

Além disso, quanto mais aparatos, máquinas e utensílios o local oferecer, maior a possibilidade de fechamento do aluguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *