CursosDicasEducação

Saiba como escolher o curso perfeito para você

Se você está pensando em fazer um curso de qualificação profissional, para concurso público, pré-vestibular ou qualquer outra finalidade, é importante saber como escolher o curso ideal. 

Atualmente, podemos fazer um curso grátis e até conseguir apostilas pela internet, mas, primeiramente, é preciso definir qual o nosso objetivo.

A seguir, confira aqui neste artigo, dicas para te ajudar a escolher o curso perfeito. Acompanhe a leitura!

Como escolher o curso ideal

Primeiramente, pense na sua personalidade e em que tipo de pessoa você é, e logo saberá se precisará de mais ou menos flexibilidade para estudar.

Tente avaliar a disponibilidade de professores e serviços técnicos para escolher um curso on-line.

Vale a pena pagar um pouco a mais por um curso, se a instituição de ensino é prestigiada.

Com uma oferta cada vez maior de e-Learning, escolher o curso certo pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Às vezes, você acaba abandonando a ideia de estudar on-line devido à saturação de opções. 

Mas quando se trata de investir dinheiro em nossos estudos, por mais baratos que sejam, tentamos sempre garantir que não deixemos pontas soltas.

Então, como escolher o curso certo? Quais fatores você deve considerar? Estas sete dicas ajudarão você a escolher o melhor curso on-line:

1 – O que te interessa?

O primeiro passo é conhecer suas prioridades e suas necessidades. Podemos imaginar que você já tem um assunto claro que deseja estudar, mas isso não é suficiente. 

Você está interessado em mais teoria ou prática? Que tipos de recursos de interação você acha que serão mais úteis? Quais tópicos você deseja enfatizar?

Por exemplo, se você é uma pessoa muito autônoma e sabe administrar-se bem, pode estar interessado em um curso que oferece mais flexibilidade. 

Pelo contrário, se você precisar de um empurrãozinho para estudar, um programa tutelado será melhor para você, onde datas e prazos são compartilhadas com outros alunos.

2 – Qual a sua disponibilidade?

Da mesma forma, é importante que você leve em consideração suas agendas. 

Você está procurando um treinamento que só possa desenvolver aos finais de semana? Você pode passar meio dia estudando? 

Também leve em consideração os prazos, ou seja, se você levar mais ou menos tempo para cumpri-lo, devido suas obrigações diárias e outras necessidades.

3 – É um centro de ensino de qualidade?

Certifique-se de que o estudo da instituição seja credenciado ou, pelo menos, busque opiniões on-line de alunos e ex-alunos. 

O mesmo curso pode ser valioso ou inválido para acrescentar no seu currículo, ao procurar um emprego, dependendo da instituição que o oferece.

4 – Quais são os requisitos?

Além de permitir que você possa realizar o curso ou não, os requisitos também lhe darão uma ideia do nível de treinamento que está sendo ministrado. 

Em outras palavras, você não quer perder metade do tempo em lições que já conhece bem.

5 – Existem professores ao seu serviço?

Como você nunca sabe quando aparecerá uma dúvida, avalie se o curso tem especialistas e que disponibilidade eles têm para ajudá-lo. 

Por exemplo, muitos programas de treinamento on-line oferecem uma janela de bate-papo que permite que os alunos se comuniquem com os professores em tempo real.

6 – Há suporte técnico?

Caso aconteça um erro, não podemos enviar um trabalho para a plataforma online. 

Se o curso não oferecer suporte técnico suficiente (em período integral, se possível), você poderá encontrar dificuldades.

7 – Quanto custa?

Finalmente, o ponto mais importante para muitos: o preço. 

Avalie seu custo com base na qualidade do treinamento e da instituição, assim como as outras condições que detalhamos previamente. Se for uma instituição de prestígio, certamente valerá a pena pagar um pouco mais.

Por fim, a dica é avaliar com cautela cada item apresentado nesse artigo, levando em consideração o curso que deseja realizar, e o que pode agregar em seu currículo na hora de procurar por um emprego.

Texto por: WNWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *