EquipamentosSegurançaServiços

Como evitar e proceder em casos de acidentes?

Em qualquer indústria é necessário ter cuidado e uma atenção especial para prevenir acidentes e poder tratá-los de forma adequada caso aconteçam. Nesse cenário, é importante destacar que existem diferentes formas de evitar acidentes.

Com o intuito de verificar as formas mais viáveis de evitar acidentes e de como proceder caso aconteçam, este artigo traz diversas formas e equipamentos que irão garantir a maior segurança possível para diversos ambientes.

Segurança do trabalho

A carga média de trabalho diário do brasileiro é de 8 horas, ou seja, passamos cerca de ⅓ de todos os nossos dias no ambiente do trabalho. Isso sem contar o tempo de locomoção até o local. Pensando nisso, as empresas têm adotado novas medidas para garantir a segurança no ambiente empresarial.

Mas, afinal, como funciona a segurança no trabalho?

Quando falamos deste termo normalmente associamos a ramos que possuem alto risco de vida ou chances acidentes, geralmente relacionadas com os ramos como:

  • De indústrias químicas;

  • De mineradoras;

  • Companhias elétricas;

  • Empresas de dedetização.

No entanto, todo e qualquer ambiente precisa aderir determinadas medidas para garantir a seguridade do corpo funcional.

Para identificar se o funcionário está apto a lidar com certas alturas ou produtos químicos, por exemplo, é feito o exame admissional.

Isso porque, é por meio de alguns testes simples realizados no exame é possível identificar alguma inaptidão do colaborador que poderia comprometer a sua estadia na empresa ou na execução das suas atividades.

Vale ainda mencionar que esse procedimento normalmente é feito por um médico licenciado em segurança do trabalho que tentará identificar possíveis lesões provenientes dos empregos anteriores e também irá identificar as condições psicológicas da pessoa, a fim de entender se ela está apta para trabalhar de acordo com a função que será designada.

Da mesma forma, quando o funcionário é desligado da empresa, ele passa por um exame demissional que irá identificar se não desenvolveu alguma doença proveniente das suas funções.

Porque contar com um especialista?

Atualmente, as empresas têm optado por contratar os serviços de uma consultoria em segurança do trabalho SP para entender se toda a estrutura física atende corretamente as normas exigidas em lei e se os maquinários estão em condições de operação sem oferecer riscos aos colaboradores.

Além disso, essa consultoria pode beneficiar por ter vistorias constantes, mantendo os padrões de segurança e propondo sempre normas e dispositivos de segurança que irão prevenir acidentes.

O tecnico em segurança do trabalho pode auxiliar também a treinar os funcionários para a execução das tarefas da forma mais segura possível, entregando uma consultoria realmente completa.

CIPA: Como funciona e quais os benefícios?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é formada por colaboradores eleitos pelos demais funcionários da empresa, visando consolidar uma equipe eficiente e que consiga conter qualquer problema que possa aparecer.

Os eleitos para fazer parte da CIPA precisam passar por treinamentos especificados pela NR5 (Norma Regulamentadora), além disso receberão um kit CIPA, composto de diversos equipamentos que iremos abordar as suas utilidades a partir de agora.

Aparelho para medir a pressão

Um dos problemas que fazem parte da rotina de diversos brasileiros são os distúrbios que afetam a pressão e, por conta disso, o kit CIPA conta com aparelho de pressão para que essa medição seja feita sempre que necessário, sendo possível até identificar reincidências de pressão alta ou baixa o que indica problemas crônicos.

Esse aparelho se chama esfigmomanômetro e funciona por meio de uma bomba de ar que pressiona alguma região do corpo (normalmente o braço) e consegue, a partir disso, identificar a pressão arterial e transferir isso em números.

Uma pressão normal é 12/8, acima ou abaixo disso já é identificada alguma alteração anormal.

Prancha de resgate

Um dos equipamentos primordiais no kit é a prancha de resgate que funciona como uma espécie de maca só que em um modelo mais portátil, essa prancha conta com certas aberturas laterais que facilitam o encaixe dos dedos e ajudam na hora de erguer a pessoa que necessita de auxílio na locomoção.

A prancha tem um preço acessível, entregando um ótimo custo-benefício.

Primeiros socorros

Dentre todos os itens abordados aqui, o kit primeiros socorros completo é, sem dúvidas, o mais primordial, tendo a função de socorrer colaboradores em caso de pequenos acidentes ou fraturas.

De modo geral, o kit conta com água oxigenada, algodão, ataduras, bandagens, bolsas para compressa e todo tipo de equipamentos para tratamentos emergenciais.

O kit necessita ser completo pois em ramos industriais nunca é possível prever qual tipo de acidente irá ocorrer e, por conta disso, é preciso estar preparado para qualquer tipo de ferimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *