EmpreendedorismoEnergiaProdutos

Como fazer a manutenção da estrutura elétrica de sua empresa?

A estrutura elétrica de uma empresa requer muita atenção ao ser criada, como também durante a sua manutenção. A criação e implementação de projetos que não contenham a segurança adequada ou dispositivos para manter a rede segura a todo tempo podem trazer altos prejuízos financeiros e, em alguns casos, até riscos a integridade dos colaboradores.

Nesse sentido, realizar a manutenção elétrica de forma correta é imprescindível, mas que pode trazer dúvidas por conta da quantidade de equipamentos que constituem essas redes, como:

  • Capacitores;

  • Disjuntores;

  • Painéis;

  • Tomadas;

  • Geradores.

Esses maquinários vão desde pequenas peças até grandes estruturas e, como muitos podem se assustar com essa variedade de itens, este artigo apresenta os principais equipamentos que necessitam de uma atenção extra e como realizar as manutenções elétricas.

Conserto de equipamentos

Uma das funções mais importantes para a área de manutenção elétrica é o conserto de equipamentos.

A causa de problemas elétricos é diversa, de forma a demandar um serviço especializado.

Por se tratar de equipamentos eletrônicos, algumas técnicas e equipamentos são necessários para realizar uma manutenção adequada e realizá-la sem muitos problemas.

1. Conserto de tvs

De uma maneira geral, os aparelhos televisivos podem exercer diversas funções em uma empresa, trabalhando como monitores, expansores de tela, etc.

São equipamentos sensíveis e que podem sofrer com problemas na tela, botões e principalmente na parte elétrica, como ao suportar surtos elétricos.

Nesse sentido O conserto de tv deve ser feito sempre de acordo com as recomendações de peças do fabricante, optando sempre pela reposição da peça por uma igual ou similar.

Os testes elétricos também são necessários, utilizando multímetros para comprovar a resistência ou a voltagem do equipamento, de forma a garantir que ele não gere mais problemas quando for ligado.

2. Conserto de computadores

Já os computadores são uns dos equipamento que mais exigem manutenções e consertos, isso porque eles estão presentes em empresas e são utilizados com muita frequência. Desse modo, eles são ligados e desligados várias vezes durante o dia e cumprem várias funções.

Por este motivo, é recomendado ligar o computador em algum protetor de surto ou estabilizador, equipamentos que protegem o computador de possíveis problemas provenientes da rede elétrica, como picos de energia, raios, má distribuição elétrica e curtos.

Caso o computador apresente problemas elétricos, normalmente o conserto se faz trocando a fonte de energia, peça fundamental do computador.

Vale ressaltar que uma das principais causas de queima de computadores é a regulação incorreta da voltagem de entrada. Isso porque a maior parte dos computadores conta com um regulador na parte traseira, que pode ser regulada para 110V ou 220V,.

Quando regulada para 110v e inserido em ma tomada 220v é provável que a fonte apresente problemas. Por isso é necessário muita atenção ao realizar as ligações elétricas.

O transformador e sua função na rede

Nesse sentido é muito importante poder contar com equipamentos que assegurem o funcionamento dos aparelhos eletronicos, além de controlar as energias que serão encaminhadas para eles.

O transformador de energia é um dos equipamentos mais essenciais na rede elétrica empresarial, isso porque a energia fornecida para que uma empresa funcione é muito mais alta que a energia direcionada para uma residência.

Neste contexto é preciso que a corrente elétrica seja “transformada” em energia que será utilizada pelos itens sem trazer altos riscos para os equipamentos.

O transformador 110 220, por exemplo, transforma a alta tensão vinda da distribuidora em correntes adequadas para equipamentos comuns, que no caso são de 110V e 220V. Esse procedimento faz com que qualquer equipamento encontre uma voltagem correta para funcionar adequadamente.

O não uso desse equipamento pode acarretar em sobrecargas de potência e energia que, em alguns casos, pode causar a queima de produtos.

O transformador é um equipamento com um custo-benefício muito alto, pois o valor investido é muito pequeno perto do prejuízo que curtos e sobrecargas podem causar em maquinários.

Falando um pouco sobre impressoras

Como os televisores, as impressoras são equipamentos muito comuns em empresas. isso ocorre devido ao fato de o uso do papel ser muito importante para muitos procedimentos.

O modelo mais recomendado para suprir a demanda, assim, é a impressora multifuncional, isso porque ela engloba em um só dispositivo 3 funcionalidades (scanner, impressora e copiadora).

Assim, certos processos dentro da empresa se tornam muito mais rápidos e otimizados.

É importante cuidar da manutenção elétrica do local em que as impressoras serão utilizadas, pois elas possuem regulagem de tensão como os computadores, um quesito que vale atenção.

Atualmente o mais viável é realizar a locação de impressoras, algo que vêm se popularizando muito no mercado por conta dos diversos benefícios proporcionados pela locação, como a economia e a utilização de equipamentos mais modernos.

Atualmente é possível achar empresas que fazem aluguel de impressoras sp com preço acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *