EmpreendedorismoNormasSegurança

Como investir na estrutura e segurança do seu empreendimento

As empresas Brasileiras têm se conscientizado nos últimos anos da importância do treinamento adequado dos funcionários mas, acima de tudo, que é necessário um investimento a mais e que seja bem planejado na estrutura e na segurança do seu negócio.

Existem diversas formas de investir corretamente nesses dois pontos, indo desde o planejamento da construção até no fornecimento adequado de peças para os colaboradores.

Essas medidas são comprovadamente efetivas e devem ser adotados caso você queira ter um empreendimento bem sucedido. Neste artigo está compilado os principais métodos para investir de forma correta tanto na segurança quanto na estrutura.

AVCB – Um Auto muito importante

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é obrigatório na construção de todo local que tenha como intuito uma forma de comércio ou serviços.

Basicamente, ele se trata de um conjunto de normas, estruturas e equipamentos que devem ser seguidas e implementadas para garantir mais segurança no local.

É importante deixar claro que a renovação avcb sp deve ser feita de forma rigorosa uma vez que o Auto tem validade quando emitida que irá variar de acordo com as funções que serão exercidas e também com o desgaste estrutural que o ambiente terá.

Esse Auto é emitido pelo corpo de bombeiros que irá verificar diversos detalhes da estrutura como:

  • O uso de extintores adequados;

  • Equipamentos elétricos bem posicionados e instalados;

  • Segurança elétrica (geradores, transformadores e para-raios);

  • Sustentação da estrutura (principalmente as fundações e vigas).

Como o AVCB é muito completo quando o assunto é a segurança do local, entender e respeitar as normas e dicas que o corpo de bombeiros passa irá evitar problemas com leis (já que a emissão é obrigatória em praticamente todos os casos) e também evitará investimentos constantes em manutenções.

Dessa forma, é de suma importância que toda a segurança seja pensada antes de iniciar a construção do empreendimento.

Como investir na segurança no ambiente de trabalho?

Após o AVCB ser emitido, é preciso pensar em fazer o ambiente seguro sempre. A segurança do trabalho tem sido a pauta das pesquisas mais avançadas nesse ramo e possui diversas categorias que ainda devem ser estudadas para aplicar e amplificar a seguridade e a sensação de bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

Esse tipo de investimento em segurança pode ser feito de diversas formas, como já mencionado aqui, porém iremos explicar as mais efetivas e mais testadas até o momento para você se orientar de uma forma mais adequada.

Avaliando prestadores de serviço e equipamentos

A terceirização já faz parte do cotidiano de praticamente qualquer empresa e é muito comum ter algum prestador de serviços realizando manutenções constantes dentro do ambiente empresarial.

Apesar disso, uma dúvida que é muito recorrente é sobre a qualidade do serviço que será prestado pois muitos profissionais são autônomos ou até mesmo não possuem as certificações necessárias.

Então, qual a forma mais segura de se avaliar os prestadores de serviços e também os equipamentos que serão utilizados?

Para isso existe o laudo técnico art (Anotação de Responsabilidade Técnica) que pode ser emitido por um profissional na área que, comumente, deverá ser credenciado pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e poderá avaliar todas as condições técnicos dos equipamentos e também de profissionais na área, garantindo total segurança nos procedimentos que serão implementados.

Investindo em sistemas e equipamentos de segurança

Além de avaliar a qualidade do serviço que será prestado é sempre importante investir em equipamentos que possuem diretamente a função de garantir segurança e também em sistemas com o mesmo intuito.

Sistema de câmeras

O sistema de segurança preferido e mais utilizado em diversas indústrias são os sistemas de câmeras.

O principal benefício que esse sistema entrega é a facilidade de observar todo o ambiente mesmo a distância, sendo que isso pode ser feito de um smartphone ou até mesmo contratar uma empresa de monitoramento 24 horas.

Protetor auricular

Proteger fisicamente os colaboradores é certamente a forma mais eficaz de evitar e prevenir acidentes, principalmente os que podem afetar a saúde a longo prazo.

Nesse contexto, os profissionais que mexem com equipamentos que emitem ruídos altos e constantes como britadeiras e furadeiras, necessitam de protetor auricular epi (Equipamentos de Proteção Individual).

Esses equipamentos fazem com que o barulho constante que é emitido por esses dispositivos não afetem negativamente a audição dos colaboradores, evitando doenças que podem ser geradas a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *