AlimentosCozinha industrial

Como montar uma cozinha industrial

Na hora de abrir um restaurante ou empreendimento de alimentação, montar uma infraestrutura adequada para a cozinha é essencial. Além do fogão, equipamentos como a Coifa industrial que serve para retirar odores, fumaça e vapores tóxicos do ambiente são muito recomendados.

A montagem de uma cozinha não se limita aos equipamentos, já que é importante prezar por segurança, ventilação e funcionalidade desse ambiente. Se você pensa em montar um restaurante ou uma lanchonete e não sabe por onde começar, sem dúvidas vale a pena ler este artigo.

A cozinha é uma espécie de “fábrica” do serviço ofertado pelo seu negócio, portanto, é preciso planejar cada detalhe antes de adquirir os equipamentos para essa estrutura.

Identifica-se com o tema ou conhece alguém interessado no assunto? Saiba como montar uma cozinha industrial nas próximas linhas!

Conte com a ajuda de um profissional

Além dos equipamentos e utensílios padrão de toda cozinha, é provável que você precise dar conta de outras demandas como instalação elétrica adequada, infraestrutura hidráulica e um Serviço de pintura industrial adequado para a instalação.

Diante de tantas tarefas, vale a pena considerar a ajuda de uma consultoria ou profissional que tenha habilidades de arquitetura e planejamento de ambientes como as cozinhas industriais.

Quanto melhor for o planejamento, certamente menos ajustes com a infraestrutura você terá no futuro. Além do mais, um planejamento profissional otimiza os custos, pode elevar os benefícios e reduzir o tempo gasto com a busca de vários fornecedores e indicações.

Faça uma lista dos equipamentos

Onde comprar forno industrial potente e adequado? Qual é o nome daquele equipamento que ajuda a tirar o cheiro de gordura depois de cozinhar os alimentos? Que tipo de bancada é mais fácil de limpar?

Todas essas perguntas são mais facilmente respondidas quando você fizer uma lista dos equipamentos e utensílios necessários para sua cozinha.

Algumas variáveis podem ser determinantes para montar esse planejamento tais como: as dimensões da cozinha, a demanda do restaurante e a quantidade de áreas disponíveis.

Dividir a cozinha por áreas é uma boa forma de verificar os equipamentos necessários. Para te ajudar com essa tarefa, separamos alguns exemplos:

  • Área de armazenamento dos alimentos;
  • Área de preparo e cozimento;
  • Área de lavagem dos alimentos;
  • Espaço de bancadas;
  • Espaço de embalamento;
  • Pia e derivados;
  • Área de serviço/higienização.

Para o cozimento, um fogão industrial é indispensável. Assim como o espaço de bancadas para o corte de alimentos também é um complemento muito importante em relação ao preparo em si.

Panelas, vasilhas, facas, tábuas de corte são essenciais. Da mesma forma, máquinas de lavar louça, pias, coifas industriais e ventiladores são fundamentais.

Além do modelo de fogão industrial 4 bocas, os equipamentos podem ter variações que devem se adaptar conforme a rotina da cozinha. Por isso, um planejamento de infraestrutura completo deve considerar a rotina do estabelecimento e as necessidades do dia a dia.

Preze pela segurança e ventilação

A cozinha é um ambiente que exige cautela, cuidado e oferece riscos. Por isso, preze por equipamentos devidamente certificados, instalações seguras e invista em itens que ajudam a manter uma ventilação adequada nesse ambiente.

Um exaustor de cozinha é um equipamento que serve para fazer a troca de ar no ambiente. Junto com a coifa e com o depurador, esse acessório ajuda a limpar a gordura da cozinha e expulsa o ar quente para o exterior.

Se a sua cozinha for pequena, esse é um elemento bastante indicado, pois geralmente não há espaço o suficiente para a instalação de equipamentos maiores como uma chaminé.

Renovar o ar de um ambiente como a cozinha é algo que torna o ambiente mais seguro, agradável e menos insalubre para quem passa horas do dia trabalhando em um espaço com altas temperaturas. Pense nisso na hora de escolher os exaustores, coifas e ventiladores industriais.

Verifique as normas dos órgãos sanitários municipais

Todo empreendedor precisa de licenças, alvarás de funcionamento e, claro, cumprir as normas vigentes.

Trabalhar com alimentação não é diferente. Você precisa se informar sobre as boas práticas de fabricação da Anvisa e em relação à estrutura da cozinha industrial, é importante procurar o Corpo de Bombeiros e os órgãos de fiscalização local para construir um ambiente seguro e favorável.

Gostou das dicas? Hora de colocá-las em prática e montar a cozinha industrial dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *