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Como montar uma loja

Para empreender abrindo uma loja, é preciso ter consciência de que a tarefa é árdua e exige preparação e cuidados anteriores a fim de verificar os requisitos necessários para abrir algo que seja duradouro e que garanta a estabilidade e independência financeira que o empreendedor busca.

Empreender exige conhecimentos e disposição de quem o fará, para gerir, acompanhar e fazer melhorias no que tange às áreas administrativa e operacional de uma empresa.

Visando auxiliar o futuro empreendedor, listamos algumas informações para quem pretende montar uma loja.

Faça um planejamento detalhado

Muitas pessoas pensam em montar sua própria loja, porém não tem ideia em qual ramo investir. Existe uma vasta lista de opções quando o assunto é montar uma loja, porém, além de ter perfil empreendedor, o futuro empresário tem de se autoconhecer e testar sua afinidade com as inúmeras opções disponíveis de ramos para investir.

Além do mais, é fortemente recomendável que antes de definir o tipo de negócio, o empreendedor faça um estudo de mercado, identificando as carências dos setores nas regiões a fim de embasar sua escolha para investir em um negócio que tenha interesse por parte do público.

Com o tipo de negócio definido, já é possível dar forma a empresa, e listar o que será necessário para materializá-la. Esse é o momento ideal para se fazer conhecer o quanto irá custar colocar as ideias em prática desde sua construção até seu pleno funcionamento, seja com gastos em materiais e equipamentos, contratação de funcionários, marketing e propaganda, fornecedores e afins.

Utilizando-se de uma ferramenta de planejamento estratégico eficaz, é possível traçar as metas a serem alcançadas e acompanhar as medidas que estão sendo aplicadas para a evolução da empresa.

Identifique seus concorrentes

A concorrência nos negócios é inevitável. Sempre terá empresas que irá dispor de produtos iguais, uma vez que não existe proibição nesse sentido. O importante é saber onde eles estão, e saber no que se diferenciam, pois é através dessa pesquisa que o empreendedor poderá encontrar ideias para superar a sua concorrência, melhorando o seu jeito de vender e ganhando a preferência do cliente.

O empreendedor precisa trazer inovação ao negócio e manter-se atualizado para atender as demandas dos clientes, a fim de fidelizá-los e aumentar seu faturamento.

Acerte na localização

O local onde a loja será instalada é de extrema importância para o sucesso do negócio. Essa etapa é importante, pois irá influenciar diretamente no faturamento da empresa.

Levando em conta o tipo de negócio escolhido, antes de montar uma loja é preciso:

  • Verificar a visibilidade do local, para garantir que a loja seja encontrada com facilidade.
  • Conhecer o perfil dos moradores da região, seus padrões de consumo e seu poder aquisitivo é fundamental para não instalar a empresa em local inadequado, que não contempla o público alvo para o tipo de negócio.
  • Escolher um local com grande fluxo de pessoas é um fator que contribui para a empresa se fazer conhecida e ter as chances de vendas aumentadas.
  • Avaliar se as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel estão em perfeitas condições, evitam dores de cabeça no futuro.

Escolher o ponto comercial correto para montar uma loja, é crucial para crescimento da empresa. Esse passo não deve ser negligenciado, e o empreendedor deve demandar tempo e dedicação na busca do mesmo.

Propaganda ainda é a alma do negócio

Quando o empreendedor investe na divulgação de sua loja, as chances de ser conhecido rapidamente e aumentar seu faturamento, são elevadas de modo significativo.

Com a facilidade do mundo digital é possível divulgar a marca, o negócio, o produto e serviço sem comprometer o orçamento. O empreendedor pode utilizar-se das mídias sociais, blogs e até mesmo criar um site para começar a vender seu “peixe”. Essas estratégias permitem que a loja seja vista, conhecida, e facilmente encontrada pelo cliente caso o mesmo queira sanar uma dúvida, fazer uma reclamação, ou deixar uma sugestão.

No entanto o empreendedor também pode se utilizar de métodos mais simplistas, como o bom e velho panfleto, banners, folders e carro de som. Enfim, as possibilidades são diversas e garantem um bom resultado se bem aplicadas.

Formalize sua empresa

Para não ter problemas futuros e trabalhar de forma séria e transparente, é necessário que o empreendedor formalize a empresa perante os órgãos competentes, procedendo aos devidos:

  • Registro na junta comercial.
  • Inscrição na secretaria da Receita Federal para obter número do CNPJ.
  • Inscrição na prefeitura do município para obter alvará de funcionamento.
  • Enquadramento na entidade sindical.
  • Cadastro junto a Caixa Econômica Federal no sistema de conectividade social – para efeitos de INSS e FGTS.
  • Solicitação de licença do corpo de bombeiros para funcionamento.
  • Solicitação de autorização para impressão de nota fiscal junto a SEFAZ (Secretaria da fazenda).

É aconselhável que o empreendedor faça uso dos serviços de um contador para confeccionar os atos constitutivos da empresa.

Em suma é necessário lembrar que os passos anteriores, são somente a parte básica de todo um processo extenso para montar uma loja. Os reflexos futuros na empresa, sejam bons ou ruins, serão resultados do planejamento de negócio inicial feito pelo empreendedor, pois o mesmo é alicerce fundamental para o desenvolvimento da mesma.

A perfeita organização do processo de abertura da loja, é totalmente possível se houver empenho da parte do empreendedor e o uso das ferramentas certas, como uma consultoria ou um modelo de plano de negócios.

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