Sem categoria

Como otimizar o fluxo no controle de estoque?

Para diversas áreas do cenário corporativo, a logística desempenha um papel de grande importância, afinal, diz respeito ao planejamento, execução e administração de fatores relacionados não apenas ao armazenamento, como também à distribuição das mercadorias.

Desta forma, pode-se dizer que para alcançar resultados satisfatórios, diversos fatores podem ser trabalhados, como o fluxo de trabalho no estoque, uma parte importante desse sistema na logística interna e que naturalmente, pode ter grande impacto em outros processos.

A escolha do local para o armazenamento de mercadorias é uma das questões de destaque neste cenário, uma vez que dependendo do lugar, é possível obter maior economia e eficiência nos processos.

Como solução, muitas vezes há busca por locação de galpão e nesse processo, é preciso considerar diversos fatores, como as dimensões, qualidade da estrutura, cláusulas do contrato e a localização.

No que diz respeito à estrutura, há alguns pontos ainda mais específicos, por exemplo:

  • Pátio;
  • Tipo de piso;
  • Docas;
  • Pé-direito;
  • Local para manobra;
  • Cobertura.

O pátio corresponde à área principal do galpão e por essa razão, é interessante que seja apresentado em primeiro lugar.

Afinal, terá influência direta no fluxo de trabalho, uma vez que um local de tamanho adequado contribui com a capacidade de estocagem, circulação, controle, entre outros fatores.

Analisar o tipo de piso e, principalmente, a resistência apresentada também tem grande importância nesse cenário, uma vez que é preciso que seja compatível com o peso por metro quadrado a ser suportado, assim como os equipamentos empregados no dia a dia.

As docas são os locais em que as mercadorias são carregadas e descarregadas. Por essa razão, ater-se à quantidade nesse caso deve estar relacionado, essencialmente, ao tipo de atuação da empresa. Por exemplo, estocagens de longos períodos podem contar com um número inferior.

De um modo geral, o pé-direito está relacionado à altura do local dos componentes de sustentação, correspondendo à área mais baixa.

Considerar esse fator é de grande importância devido ao impacto que possui para a acomodação de itens, como estruturas, para empilhar mercadorias e, até mesmo, para a ventilação.

Já no que diz respeito ao espaço destinado às manobras no galpão para alugar, seu papel está relacionado aos veículos responsáveis por movimentar as mercadorias. Para evitar transtornos é preciso calcular a área que será necessária para a circulação.

Por fim, a cobertura deve ser averiguada para garantir a segurança e custo-benefício. Normalmente são compostas por metal devido à estanqueidade, ventilação, durabilidade e resistência que apresenta, assim como nos outros casos, a escolha certa é capaz de evitar a necessidade de novos investimentos.

Qual é o impacto do pallet para a logística?

Os pallets apresentam sistemas de encaixe que viabilizam maior praticidade para a movimentação, montagem, desmontagem, armazenamento e empilhamento quando permitido. Por esse motivo, é considerado um elemento muito importante para a logística.

Nesse contexto, a procura de pallet de contenção preço é alta, principalmente por empresas que atuam com produtos químicos e combustíveis. Um dos principais destaques desse item é a capacidade de evitar que o líquido seja derramado.

É um item disponibilizado para o transporte de dois ou quatro tambores e, de modo geral, apresenta grande leveza, durabilidade e resistência. Há grande importância de identificar o tipo de capacidade necessária que o item deve apresentar.

Tanto no caso dos pallets de contenção quanto nos outros tipos, as empilhadeiras são amplamente utilizadas para a movimentação e empilhamento, sendo um importante veículo industrial.

A segurança na movimentação de mercadorias

Nos processos de manusear as mercadorias, principalmente quando são itens pesados e máquinas são empregadas, há a necessidade de utilizar itens de segurança para evitar perda de carga, acidentes e outros problemas.

Um exemplo é o cinto de segurança no caso da operação de determinadas máquinas, como em empilhadeiras, sendo um item de uso obrigatório.

Naturalmente, é preciso garantir que o fecho de cinto de segurança esteja em boas condições, caso contrário, o empregador deve solucionar rapidamente a situação para evitar acidentes.

Além disso, há outras medidas que contribuem com um ambiente mais seguro e eficaz, como a escolha cautelosa de equipamentos, capacitação de colaboradores, planejamento, uso de equipamentos de proteção e manutenções em dia.

Com as questões relatadas no decorrer do texto, pode-se não apenas otimizar o fluxo, como também obter maior segurança de um modo geral.

Afinal, um ambiente que tenha condições adequadas contribui para as empresas como um todo, uma vez que evita o comprometimento da integridade física, bem-estar e determinados incidentes que envolvam o colaborador e, até mesmo, as mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *