Dicas

Como ter um blog de notícias de sucesso

Iniciar um blog de sucesso é o desejo de muitas pessoas que se arriscam no meio digital, seja para a divulgação de seus serviços e produtos, venda de materiais ou ainda utilizando o blog como um meio de produzir conteúdos e “ter voz”.

No entanto, com o crescimento desse veículo e dos meios digitais, as plataformas se tornam cada vez mais competitivas e profissionais, demandando cuidados e estratégias para alcançar o topo nas pesquisas.

Afinal, estar na primeira página do Google, por exemplo, é garantia de ser encontrado com mais facilidade pelos internautas, gerando tráfego e a possibilidade de conquistar novos clientes.

Desse modo, mais do que um espaço de portfólio e explicação de ideias, o blog se tornou um negócio e uma ferramenta essencial, quando usada com inteligência, para alcançar o sucesso.

Se o seu desejo é criar conteúdos noticiosos de qualidade e garantir o seu espaço nesse terreno fértil que é a internet, confira a seguir algumas dicas essenciais para ter um blog de sucesso.

1) Encontrando seu nicho

No mundo atual, qualquer pessoa pode ser uma fornecedora de notícias ou criar conteúdos.

Isso porque, em cenários específicos, não é necessário ser jornalista para trazer informações para o público e, mais do que nunca, as pessoas estão se voltando para o conteudista e jornalistas independentes. 

Do mesmo modo, se você é um jornalista aspirante esse é um bom momento para ter um novo blog e se arriscar nesse meio que se mostra mais promissor.

Com isso dito, você deve encontrar o seu nicho de mercado para publicar e conquistar seu público.

Um nicho é um tópico específico. Isso permite que você tenha uma identificação com público, mas com menos concorrência.

Com as notícias, há muitos tópicos. Você pode se concentrar em notícias em todo o mundo, nos EUA ou em sua comunidade. Você pode torná-lo político, ter reportagens duras ou frias ou comentar as notícias.

Pense em qual parte você está interessado e tenha mais conhecimento. Em seguida, você pode procurar seu tópico no GoogleTrends e ver quanta consistência o tópico tem nos resultados da pesquisa. Se parecer bom, convém torná-lo seu nicho.

2) Pense em um nome de blog exclusivo e crie seu site

Agora vem a parte divertida: criar o nome do seu blog. Sugerimos um nome curto, agradável e relevante para o seu público que facilitará ser encontrado.

 Alguns nomes para um blog de notícias podem ser: Notícias mais recentes, EUA imparciais ou, se você ainda estiver preso, tente usar o gerador de nomes de blogs para obter alguma inspiração.

Depois de ter um nome de blog em mente, é hora de configurar seu site. 

Não se preocupe, isso é muito mais fácil do que parece e pode ser feito em menos de uma hora. Além disso, há plataformas que fornecem modelos pré-formatados.

Confira nosso guia completo sobre a melhor e mais fácil maneira de configurar um blog WordPress aqui

3) Obtenha o essencial

Um blog de notícias pode exigir um investimento. Se você for um jornalista contundente, convém obter uma boa câmera e um microfone, além de baterias de reserva para materiais mais completos.

Pode ser necessário um gravador para suas entrevistas, juntamente com um bloco de notas, para registro de aspas. Além disso, pode ser uma boa estratégia para seus próprios vídeos ou até para um podcast.

Certifique-se de iniciar suas plataformas de mídia social também. O Facebook e o Twitter são ótimos para postagens relacionadas a notícias e o Instagram é um suporte para fotos e vídeos.

Além disso, considere pensar em viajar, dependendo de quais temas terá em o seu blog de notícias. 

Se você está pensando em cobrir notícias locais, provavelmente ter um carro ou outra forma de transporte pode ser necessária.

No entanto, se você estiver tentando cobrir notícias em todo o mundo, considere adquirir acessórios para ajudá-lo em suas viagens ou faça contatos com pessoas responsáveis por passar um panorama de outras regiões.

WiFi portátil e um laptop são algumas boas opções de itens que não podem faltar.

Além disso, considere procurar ofertas de viagens se você quiser viajar muito. Viajar pode demandar um orçamento maior, então, pense em todas as maneiras diferentes de economizar.

4) Quais conteúdos criar?

Como mencionado anteriormente, os blogueiros de notícias podem cobrir as notícias de uma escala local ou global e podem criar um espaço para comentar sobre os acontecimentos.

Alguns blogueiros de notícias são jornalistas independentes que farão suas próprias histórias, enquanto outros recebem notícias já publicadas e comentam.

Eles também podem criar conteúdos baseado em texto e vídeo. Podcasts podem ser usados ​​para comentar as notícias ou especular sobre o que acontecerá a seguir, criando uma plataforma multimídia.

Também há a possibilidade de incentivar seu público a enviar conteúdo para revisão, ajuste ou a cobertura da pauta.

Não há escassez de blogs de notícias, então você pode olhar para alguns deles e ter uma ideia de conteúdo além de observar as tendências.

No entanto, as linhas mais comuns de abordagens são:

  • Hard news;
  • Matérias frias;
  • Conteúdos de interesse geral;
  • Comentários e desdobramentos possíveis de acontecimentos;
  • Experiências e relatos sobre um assunto;
  • Abordar nichos de entretenimento e cultura pop.

5) Crie conteúdo atraente e relevante

Se você deseja atrair uma audiência, precisa ter um conteúdo atraente e relevante. 

Por isso, antes de criar opiniões é preciso transmitir as notícias. De qualquer modo, há espaços e formatos que possibilitam trazer mais pessoalidade para os textos. Assim, é preciso encontrar, dentro do seu segmento, a melhor forma de contar as histórias.

Uma dica é verificar outros blogs de notícias e ver o que eles estão fazendo, de modo a estudar e adaptar o que pode funcionar no seu portal.

As notícias também precisam ser relevantes. Se o seu blog é dedicado a notícias da sua cidade, permaneça local.

Suas postagens precisam ser oportunas também, ou seja, que tenham fatos novos. Mas não seja apressado, para não ter problemas de apuração.

Se você planeja pegar outras notícias e escrevê-las com suas próprias palavras, não enrole ou reproduza.

Você quer uma razão pela qual as pessoas vêm até você, então precisa se diferenciar do mercado.

Você não deve distorcer os fatos, mas pode mergulhar mais fundo nas histórias. 

Uma maneira de fazer isso é conduzir suas próprias entrevistas e esclarecer alguns fatos que a história original não deixou clara, ou encontrar dúvidas novas que o assunto pode gerar em outros segmentos.

Em outros espaços é possível comentar sobre algumas histórias. Todo mundo gosta de ler um bom conteúdo e ter uma boa narração.

6) Como aumentar seu tráfego?

Existem muitas maneiras de aumentar o público para novos blogs. Sendo que algumas maneiras de fazer isso são:

  • Uso de mídia social;
  • Otimização para SEO;
  • Postagem de convidado em outros blogs ou sites de notícias;
  • Anúncios;
  • Interação.

Procure compartilhar suas histórias em seu perfil e pergunte ao público quais são seus pensamentos sobre as notícias. Use mídias e redes que tenham mais sentido para as suas ações, mas também é possível diversificar entre todas elas.

Por exemplo, histórias com boas fotos podem ser boas para o Instagram.

Com relação a otimização, ter um site com técnicas de SEO pode ajudar você a colocar seu site no topo dos resultados da pesquisa. Uma empresa profissional de SEO pode ajudá-lo.

Postagem de convidado em outros blogs ou sites de notícias pode ajudar na exposição. Além disso, converse com outros blogs de notícias e seja amigo deles para entender melhor o mercado.

A colaboração com outros jornalistas também pode ajudar a aumentar seu tráfego.

Também é importante investir um pouco de dinheiro com alguns anúncios direcionados no Google ou no Facebook, de modo a alcançar mais pessoas.

Por fim, a interação com o público se torna essencial para criar engajamento e fidelizar o público. Incentive as pessoas a enviar dicas e notícias, pois isso também auxilia na relação com o leitor e aumenta o público.

7) Como ganhar dinheiro com seu Blog de Notícias

Seu blog de notícias deve estar apaixonado por jornalismo e não por lucro. 

No entanto, um jornalista precisa comer e é possível ganhar dinheiro com o jornalismo. Algumas maneiras pelas quais você pode ganhar dinheiro como um blogueiro de notícias é utilizar técnicas de aumento de tráfego e parcerias.

Na postagem de convidado, por exemplo, você pode postar em blogs e agências de notícias, tendo exposição e até um valor para a produção. Muitos jornalistas freelancers se mantém com a produção de conteúdo.

Anúncios relevantes para seu público-alvo dispostos em sua página também podem ajudar você a ganhar dinheiro.

Já os patrocínios pagos são outra opção para você ganhar dinheiro. Algumas empresas podem pagar para você rever um microfone ou uma câmera, fazer avaliações, entre diversas propostas.

Por fim, se você criar boas histórias o suficiente, poderá ser convidado para eventos, o que traz ótimas propostas de negócios, inclusive, para o caso de ser um palestrante há pagamento pelo serviço e muitas vezes as taxas de viagem também são pagas.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Real secure web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *