Energia

Compensa investir em energia solar?

A energia solar tem sido cada vez mais uma saída para o setor público e privado no que se refere ao uso de energia renovável e limpa. Mas o que será que a fez tão atraente? Vamos entender melhor. 

A energia solar tem muito potencial, já que seu recurso é inesgotável. Além disso, é um empreendimento seguro, pois seu preço final na conta de luz é muito mais barato que outras energias, como a hidrelétrica, por exemplo. 

O que é energia solar? 

Como o nome já diz, energia solar é aquela que vem do sol. É um recurso de energia limpa e sustentável, usada para o aquecimento da água e conversão em energia elétrica. 

Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou solar térmica, gerando energia elétrica e térmica. Através de placas solares, ela converte a luz em outras formas de energia, alimentando sistemas elétricos ou conduzindo energia térmica. 

Energia Solar Fotovoltaica 

A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. As ferramentas usada para que isso ocorra são as células fotovoltaicas, além de painéis, módulos e equipamentos elétricos. 

Ele não precisa de um local com alta radiação solar para funcionar. Porém, a quantidade de energia produzida depende do volume de nuvens no céu – quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de eletricidade. 

Essa forma de captação de energia solar é a mais rentável e, também, a que faz ser muito mais viável adotar fontes de energia limpa. 

A fonte solar fotovoltaica é um sistema de fácil instalação, vida útil longa e maior viabilidade financeira. Um exemplo é que, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahia tem 177 megawatt (MW) de potência instalável neste setor energético e a possibilidade de crescimento do estado é de 92%.

Esses dados significam energia muito mais barata, o que alavanca planos de negócios em diversas empresas, empreendimentos e residências, além de contar com uma fonte de energia que não agride o meio-ambiente. 

Energia Solar residencial 

O maior incentivo para se colocar um sistema de captação de luz solar em casa é a redução e economia de luz. Não só em casas individuais, assim como em condomínios e prédios. A energia solar otimiza a gestão de condomínios, com relação a energia. 

Quando falamos de energia limpa, os geradores de energia solar possuem mais chances de estar presentes em residências – principalmente no caso de brasileiros, já que o país tem grande potencial de produção – que os geradores de energia eólica. 

Isso devido ao fato que, as localidades que possuem boa qualidade de ventos são muito menores que as localidades que possuem bons telhados que tenha boa radiação solar.

Isso é um grande incentivo para que o investimento em energia solar residencial tenha ficado com preço cada vez menor. A população, como um todo, procura por opções de energia mais barata e sustentável. 

Portanto, vários motivos apontam que sim, compensa investir em energia solar, tanto para residências como para empresas. Principalmente pelo crescimento exponencial de investimentos em investidas ecológicas para recursos que, além de sustentáveis, são inesgotáveis. 

Texto produzido por Cia Web Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *