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Condomínios: manutenção de serviços e da segurança

Os empreendimentos imobiliários, como condomínios, precisam de diferentes equipamentos de proteção para se salvaguardar de visitas indesejadas, como assaltantes e bandidos, e até mesmo para identificar moradores e prestadores de serviço que podem se aproveitar de oportunidades para obter vantagens.

Por isso, a contratação de empresas especializadas em segurança se torna questão de necessidade, inclusive para atender à demanda de compras via internet. Isso porque há a necessidade de acesso em momentos que a pessoa não tem como receber o produto adquirido.

As soluções propostas pelas empresas de segurança, portaria e limpeza são amplas, podendo atender diferentes estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais. Para isso, é preciso fazer um estudo, de maneira profissional, e apresentar o melhor projeto que se adequa ao local.

Tecnologia aliada a praticidade

Os equipamentos de tecnologia estão bastante avançados, atendendo diversos setores da segurança, tanto pública quanto privada.

Os condomínios residenciais e empresariais contam com câmeras de vigilância, tanto nas áreas comuns, como pátios, recepções e elevadores, quanto em pontos estratégicos e por todo o perímetro predial.

Para reforçar a segurança, os muros contam com cercas elétricas campinas e nos mais variados municípios Brasil afora, afastando curiosos e pessoas mal-intencionadas que pensam em invadir o território.

Essas cercas elétricas ficam ligadas ininterruptamente e, em caso de mal-funcionamento ou tentativa de invasão, alarmes são acionados em cabines de segurança, inclusive com agentes públicos, que ficam à disposição da população em situações de risco.,

Outro espaço que está se atualizando e reforçando a segurança com a ajuda da tecnologia é o fornecimento de serviço por parte de empresa de portaria virtual.

Na prática, a portaria tem acesso a entrada e saída de moradores e prestadores de serviço, além de identificar qualquer atividade que esteja fora do padrão nos condomínios. Aliás, este tipo de contratação possui diversas vantagens, com destaque para:

  • Impossibilidade de rendição em casos de assalto;
  • Redução nos custos de mão de obra;
  • Equipes eficientes e treinadas para o trabalho;
  • Apoio tecnológico e imediato, em casos de invasão.

Para os moradores de um condomínio residencial, a entrada e saída é facilitada com portões automáticos, tanto na área da garagem quanto no portão social.

Geralmente, nesses casos, o acesso é feito por por meio de chaves codificadas ou com identificação única, como digitais dos dedos ou leitura de íris dos olhos.

A entrega de produtos ou acesso de prestadores de serviços pode ser discutida por meio das reuniões de condomínio. De um modo geral, são adotados procedimentos padrão com definição de horário de realização de trabalho e a disponibilidade de um síndico para atender às demandas que estão atreladas à sua posição, como administrador do local.

Fornecimento de ferramentas de trabalho

A contratação de empresas especializadas para a realização de serviços pontuais pode ser feita de acordo com a legislação que rege o condomínio.

Os profissionais que irão atender aos chamados de trabalhos devem ser responsáveis pelo uso de equipamentos de proteção individual, como cinto de segurança para eletricista, assim como dispor de ferramentas de uso relacionados às tarefas que deverão ser realizadas, como conserto de uma cerca elétrica ou manutenção preventiva de elevadores.

Para os funcionários que trabalham no setor de limpeza e jardinagem, o síndico e o zelador devem estar atentos aos produtos que serão utilizados, assim como disponibilizar os equipamentos para que o trabalho seja feito com cuidado e de modo satisfatório.

A contratação de uma empresa terceirizada permite que toda a responsabilidade seja dela, desde dispor de funcionários para as tarefas, até o fornecimento de ferramentas e creme de proteção para as mãos epi – que funciona como uma fina pele que evita contaminação ou machucados.

Documentos para funcionamento padrão

Onde há aglomeração de pessoas, é preciso que o local esteja devidamente preparado com equipamentos de combate a incêndio e um projeto de bombeiro que indique saídas de emergência.

Esse projeto tem uma validade, que é especificada conforme o estabelecimento residencial ou comercial em que é aplicado.

Todos os condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais devem ter à disposição, para efeito de fiscalização, o documento, a fim de assegurar a proteção de todos os usuários, moradores ou clientes, em casos de acidentes ou incêndio.

O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, ou clcb bombeiros sp, é emitido por este órgão militar, indicando que toda a estrutura imobiliária foi vistoriada, apresentando condições de ocupação do espaço, com validade que deve ser observada e renovada constantemente ou conforme alterações prediais que não foram apresentadas anteriormente.

Adotar tais medidas e estar alinhado com as diretrizes garante o sucesso do empreendimento e, acima de tudo, a segurança de todos.

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