Serviços

Conheça mais sobre mudanças em geral

Quando pensamos em mudança, a primeira coisa que nos vem em mente, é o caminhão de mudança. Entretanto, esse processo envolve muito mais do que isso. Neste artigo, você vai conhecer alguns detalhes essenciais em mudanças.

Você sabe o que é içamento? 

Quando o destino da mudança é um apartamento, alguns problemas podem surgir. Por exemplo, o que fazer com móveis que não podem ser desmontados e não cabem em elevadores nem passam por portas?

Não são raras as vezes, em que alguém se depara com essa problemática e a resposta é simples: içamento.

Essa técnica consiste em colocar os móveis dentro do apartamento pela janela ou pela sacada, elevando-os do lado de fora do prédio até que estejam com a altura necessária. Os casos mais comuns são:

  • Içamento de sofá;
  • De piano;
  • De banheira de hidromassagem;
  • De armário;
  • De tampo de mármore;
  • De geladeiras.

Como é possível notar, esses itens são de grande valor e, por isso, o foco do serviço é garantir que estejam intactos, sem nenhum arranhão.

A maior parte das empresas do ramo, trabalha com um contrato que sela o compromisso com a preservação dos móveis e objetos de valor.

O serviço pode ser feito de forma manual ou utilizando máquinas, como plataformas elevatórias e guindastes.

Se valer do maquinário é muito mais seguro do que optar pelo modo manual, mas também possui preço mais elevado.

Entretanto, é preciso ficar atento. O içamento de móveis é um serviço de risco e muitos acidentes podem acontecer.

Certifique-se de trabalhar com uma empresa aprovada pelo corpo de Bombeiros e que trabalha no ramo há um tempo considerável.

Há outro serviço frequente em mudanças que acaba passando despercebido. Muitas são as situações nas quais alguém pode precisar de um Guarda mudanças

Basicamente, um lugar no qual guardar os seus móveis com segurança pelo período que precisar, geralmente contando com tratamento anti-pragas e, preferencialmente, em local arejado.

Esse serviço pode ser essencial, por exemplo, se você tiver vendido a sua casa e estiver reformando a nova, morando em uma casa alugada enquanto a reforma não termina.

Essa moradia provisória, pode ser pequena e muitos móveis podem ficar de fora. Assim, contar com um galpão que armazene os seus móveis, até que a mudança esteja viabilizada é essencial.

Ultimamente, uma forma mais exclusiva desse serviço surgiu, chamada de self storage. A diferença é que há um local individual para cada cliente, cuja chave fica em sua posse, garantindo o livre acesso. Essa modalidade possui um preço mais elevado, mas algumas pessoas se sentem mais confortáveis com ela.

Sapatos especiais

Você sabia que quem trabalha com mudanças precisa usar sapato de segurança masculino? A medida é necessária, porque há riscos de que o móvel caia sobre os pés dos funcionários, o que poderia gerar danos irreversíveis.

Na verdade, muitas são as profissões que exigem calçados especiais, diferentes do que muitos possam pensar.

Por exemplo, um cozinheiro usa sapatos com solado de borracha para não escorregar e alguém que trabalha em um frigorífico precisa de sapatos com isolamento térmico.

Nesse caso, a bota de segurança conta com uma biqueira de aço e é feita de couro ou de PVC, muitas vezes, também incluindo o solado de borracha.

A biqueira de aço é muito resistente e garante a integridade física do trabalhador, considerando que os objetos geralmente caem sobre a parte da frente do pé. Além disso, o calçado oferece proteção contra perfurações ou cortes.

No entanto, esse não é o único elemento usado para a segurança individual de cada funcionário. Muito pelo contrário, há uma lista de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que precisa ser usado durante o serviço de mudança.

Por exemplo, os capacetes e as cintas para lombar. Além disso, é preciso se certificar de que os equipamentos estão dentro das normas ABNT e de que todos os acessórios estão em bom estado.

Por fim, fica claro que o universo do transporte de moveis, é muito mais complexo do que se pode imaginar. Há diversas opções disponíveis no mercado, para que nunca seja necessário vender ou doar algum item por falta de espaço no novo local ou por problemas de logística.

Mais do que isso: uma boa empresa de mudanças se preocupa com a segurança de seus funcionários e com detalhes, como a amarração dos móveis e seu posicionamento na plataforma ou guindaste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *