EmpreendedorismoProfissõesServiços

Conheça mais sobre o espaço de um estúdio musical e sua função

estúdio

O mercado audiovisual é um ramo que movimenta muitas pessoas e muito dinheiro. Audiovisual significa a criação de conteúdo que contenha tanto áudio quanto vídeo, ou seja, engloba uma série de produções que nós estamos acostumados a ver no nosso cotidiano.

Historicamente, esse tipo de produção era basicamente voltado para as televisões, mas com o crescimento constante das plataformas digitais, muitas produções audiovisuais migraram para a internet, inclusive se tornando mais rentáveis nessas plataformas.

Nesse texto daremos o foco principal para as produções audiovisuais musicais, abordando os estúdios de gravação que realizam as produção de conteúdo para grupos musicais, como são constituídos os espaços, ferramentas importantes e muito mais sobre diversas coisas que fazem parte da composição desse universo.

Tipos de produções

As produções audiovisuais que presenciamos diariamente são diversificadas. É um mercado amplo, com muitas possibilidade e que podem ser muito rentáveis caso as empresas produtivas obtenham sucesso no meio.

Algumas produções muito comuns, tanto na televisão quanto na internet são:

Programas de televisão, no geral;

  • Filmes;
  • Séries;
  • Novelas;
  • Videoclipes.

Principais funções de um estúdio

Como falamos, o foco nesse texto é essencialmente sobre estúdios que realizam a gravação de videoclipes e gerenciam músicos e bandas espalhadas por todo o mundo.

Um estúdio de qualidade é capaz de transformar a vida de muitas pessoas que sonham em obter sucesso no mercado musical. Para que isso aconteça, é necessário que o espaço de um estúdio contenha diversos equipamentos tecnológicas e profissionais qualificados.

Além disso, um estúdio de gravação musical deve contar com pessoas especializadas que fazem a exposição desses artistas, colocando eles em destaque em mídias como a televisão, rádio e na internet.

Equipamentos essenciais

Qualquer estúdio musical deve conter uma sede, onde são realizadas as gravações, passagens dos sons, efeitos sonoros, efeitos especiais para os videoclipes, gravações efetivamente de música dos cantores e das bandas.

Portanto, é importante que esse s espaços contenham equipamentos que cooperam com os produtores para a realização de seus trabalhos.

Itens como um microfone condensador, que se difere de microfones dinâmico que mais comum de se encontrar nos espaços cotidianos, muito por conta da sua maior sensibilidade em captar o som, garantindo uma maior eficácia e qualidade para as gravações.

Outro item importante para os estúdios, é uma mesa de som.

Esse instrumento pode ser adquirido em diversos modelos, e tem função imprescindível para a gravação de músicas e conteúdos de áudio, já que ele é capaz de captar, equalizar e misturar todos os sons emitidos em um ambiente controlado, permitindo que sons dos instrumentos e a voz dos músicos sejam colocados juntamente de maneira ordenada, sem que um atrapalhe o outro.

Além de um aparato moderno para a produção do conteúdo, os estúdios devem dispor de ferramentas que garantem a segurança de todas as pessoas no local.

É importante apresentar todos os aparatos de controle de presença, como câmeras de segurança, portas com trancas reforçadas e fundamentalmente um alarme antifurto volumétrico, para garantir que tudo no local seja preservado.

Esse último item funciona de maneira coordenada, sendo acionado por ondas sonoras caso alguma estrutura, como as janelas, sejam violadas ou quebradas, permitindo que as pessoas identifiquem que algo de errado está acontecendo no local.

Também é essencial que haja uma estrutura capaz de isolar os espaços em que são gravadas as músicas, já que por conta dos instrumentos utilizados em alta potência, produzem sons bastante altos.

Por isso, esses espaços devem ser isolados com uma estrutura de isolamento acústico. Essa aplicação isola o som do ambiente, possibilitando que as pessoas que estão em ambientes externos não sejam incomodadas com os sons produzidos naquela área isolada.

Para finalizar, é importante destacar outra função essencial que os estúdios de gravação tem para os artistas.

Como mencionado no início do texto, esses setores são responsáveis por gerenciar a carreira de músicos e grupos musicais, portanto são parte fundamental na realização de atos fora do espaço do estúdio, como gravação de cenas em lugares específicos para os videoclipes e também para cooperar na organização de um show.

Grupos musicais, no geral, e artistas solo tem a necessidade constante de realizar viagens, principalmente, para participarem de shows e outras aparições.

Por isso, é essencial procurar constantemente aluguel de ônibus para viagem, para que essas pessoas, gerenciadas pelos estúdios, consigam realizar essas apresentações com conforto e praticidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *