CursosServiçosTrabalhador

Conheça os cursos de segurança em alta

O Curso de energia fotovoltaica tem o intuito de formar técnicos e instaladores capacitados para a instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. O curso conta com profissionais do setor que oferece cursos e treinamentos especializados.

O curso tem o objetivo de habilitar e capacitar o aluno para efetuar instalações de sistemas fotovoltaicos. Assim como, agregar conhecimento com dados e informações estratégicas, para serem transmitidas aos futuros clientes, auxiliando-o, da melhor forma, sua decisão.

No Curso de energia fotovoltaica ensina-se como é a montagem de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, com orientações e inclinação dos módulos, conexões elétricas do painel fotovoltaico, string box e do inversor com a rede elétrica. Também terá um módulo de montagem de estrutura e sustentação como:

  • Suportes;

  • Ganchos;

  • Trilhos;

  • Grampos.

Ainda aplicado em diferentes situações: telhados, laje, e solo, permitindo a compreensão da fixação dos módulos fotovoltaicos. O curso visa atividades práticas, em conjunto com o conteúdo ministrado em sala de aula e destacando alguns itens.

A montagem da StringBox é onde os alunos entendem o funcionamento dos dispositivos de proteção e manobra dos sistemas fotovoltaicos que protege o inversor do lado da corrente contínua e da corrente alternada.

A instalação dos módulos fotovoltaicos é realizada depois da instalação dos módulos fotovoltaicos, aqui, faz-se a conexão elétrica entre os módulos que pode ser em série e ou em paralelo, formando o painel fotovoltaico.

O curso ainda conta com: apresentação do cenário atual da energia elétrica fotovoltaica; apresentação da Resolução 482/2012 da ANEEL; potencialidades da tecnologia fotovoltaica no Brasil.

O aluno também aprenderá a estimar um sistema fotovoltaico, por meio de uma fatura de energia elétrica, determinando a quantidade de módulos fotovoltaicos e o inversor solar que é capaz de gerar toda energia consumida por uma unidade consumidora – UC.

Saiba mais sobre os cursos nr 10 e nr 20

Todo o profissional que mexe com os recursos de rede elétrica recorrem ao Curso nr10 preço justo pelo custo-benefício e qualidade.

Esse curso é voltado à Norma Regulamentadora que vigora desde o ano de 1978 através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A NR10 tem o objetivo de conservar a segurança em instalações e trabalhos com eletricidade, priorizando a preservação das boas condições de saúde dos operários relacionados, diretamente ou indiretamente, aos serviços profissionais e ao uso dos recursos de redes.

Realizam treinamento com carga horário de, no mínimo, 40 horas, em dois anos.

Seu conteúdo apresenta alguns apontamentos, como ameaças que disponibilizarão informações de riscos durante a execução das atividades com a eletricidade; prevenção com técnicas de proteção (instalação de aparelhos de maneira segura e eficiente); e informações de segurança onde técnicas e procedimentos do uso de equipamentos e acessórios adequados de segurança na realização de trabalhos com recursos elétricos.

Já o Curso nr 20 é voltado a profissionais que mexem com materiais/produtos inflamáveis e combustíveis, isso inclui desde a fabricação até o armazenamento e transporte de combustíveis.

Assim, deixando o profissional apto na execução da atividade com menos riscos possíveis e de maneira mais assertiva, mantendo a integridade física e a integridade dos bens da empresa.

Descubra as características do curso nr 35

O NR 35 treinamento é necessário, porque é uma das normas mais específicas e para que ela seja colocada em ação é fundamental realizar o curso NR 35, pois ela é estipulada para trabalhos em altura.

Ela foi instaurada para prevenir quedas nos serviços trabalhistas efetuados em altura superior a 2 metros, pois poderia resultar em acidentes mortais e acidentes irreversíveis na construção civil. Por esta razão, o Curso nr 35 é necessário, considerando-se que existem requisitos mínimos para execução de trabalho em grandes alturas.

Isso envolve as questões de segurança, planejamento, organização e execução dos serviços. E todas essas etapas estão presentes neste tipo de curso, tanto em sua teoria como de maneira prática.

O profissional que ministra o curso deve passar todas as informações para garantir a segurança e a saúde de todos os operários que lidam diretamente com a atividade e, também, os que trabalham indiretamente.

No curso NR 35 é deixado claro a obrigação do empregador e do empregado em quesitos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e toda estrutura que o empregador deve dispor para que o trabalhador efetue sua função de forma segura.

No final desse curso é emitido um certificado com aprovação nas avaliações. A metodologia é com base na medicina e segurança do trabalho. Algumas instituições disponibilizam espaço para a realização do curso, assim é mais tirar as dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *