EmpreendedorismoEquipamentosTerceirização

Conheça os detalhes de uma serralheria

A serralheria nada mais é do que uma fábrica na qual são produzidas peças de metais, como portões, grades e janelas. Suas principais matérias-primas normalmente são de ferro, tubos, chapas, baguetes, alavancas, tintas e puxadores.

Uma empresa de serralheria conta com profissionais que entendem sobre desenho técnico e cálculos matemáticos, de forma a utilizar tais conhecimentos para a elaboração e instalação mais eficaz possível, trazendo os melhores produtos aos clientes que comprarão, assim, com mais qualidade.

Atualmente, o mercado brasileiro passa por uma ótima fase dentro da construção civil e dos materiais de construção. Para conseguir conduzir e estimular tal crescimento, os microempresários estão encontrando nesse setor uma boa opção para investir.

A criação de uma serralheria se faz uma boa oportunidade também aos empresários que estão começando, que são jovens no mercado.

Materiais necessários em uma serralheria

Alguns materiais se fazem necessários dentro desse ambiente, além de serem itens básicos para quem deseja iniciar uma serralheria. Entre eles estão:

  • Furadeira de impacto;
  • Lixadeira;
  • Esmerilhadeira;
  • Moto esmeril;
  • Serra Tico Tico;
  • Jogo de chaves de fenda e Phillips;
  • Dobrador de tubo / cano;
  • Torno de bancada;
  • Transformador de solda.

No entanto, vale frisar que o material para serralheria pode variar de acordo com o produto que é fabricado, o que faz que esses itens variem entre uma serralheria e outra.

Outro tópico fundamental em sua fábrica é a determinação de sua equipe, para isso se faz necessário atendentes, serralheiros e supervisor.

Se faz necessário também ter em mente que alguns dos serviços deverão ser contratados por profissionais terceirizados, como os serviços de contabilidade e advocacia, já que esses profissionais são especializados em tais segmentos.

O material da vez

Se tratando desse ambiente, o material que é mais utilizado atualmente é o alumínio, muito visto nas portas e demais itens e mobílias.

Suas vantagens são inúmeras, das quais pode-se destacar a alta resistência, não ser acometidas por pragas, não estufam, não apodrecem, não empenam, não ocorre desplacamento das laminas, fáceis de instalação, requer limpeza rápida e eficiente, além de terem design modernos e várias opções de cores.

A serralheria de aluminio, portanto, estão crescendo dentro do setor, oferecendo maior durabilidade, sofisticação e resistência estrutural para banheiros, vãos internos, cozinhas, salas, quartos e outros ambientes.

O mercado é altamente competitivo, por atuar sob demanda e depender de encomendas, a razão se faz compreensível.

Além disso, cada dia mais se faz necessário o aprimoramento do atendimento ao cliente, uma vez que ele pode acabar desistindo da compra caso não se sinta satisfeito ou atendido da melhor forma possível.

Quando se trata do orçamento, é importante lembrar ao cliente que existe a tabela de preço material para serralheria, em que cada produto tem seu preço pré-estipulado, porém, sua empresa deve sempre levar em consideração o custo-benefício do cliente.

Alguns fatores como assessoria, boa explicação sobre cada produto, valores competitivos e atendimento especial podem fazer a diferença para o seu sucesso.

O que faz um serralheiro?

Como já abordado, o serralheiro precisa ter em sua formação técnicas em sobras e soldagens de produtos, uma vez que ele elaborara orçamentos visando a diminuição do desperdício.

Os profissionais também devem possuir conhecimentos em desenho técnico e cálculos, além de compreender os funcionamentos das diversas máquinas, conhecendo as noções de segurança no trabalho e sempre utilizando os equipamentos de proteção individual.

Tomando como exemplo a serralheria em campinas, o serralheiro é responsável pela inspeção dos materiais e seu armazenamento, corte, montagem de esquadrias, construção de protótipos e transporte de peças.

Muitos estabelecimentos ainda contam com o auxiliar de serralheiro, que é responsável por executar os serviços da serralheria, preparar os materiais, locais e peças que serão utilizadas.

Além disso, ele é quem cuida do corte, pintura, acabamento e instalação nas obras; auxiliando, ainda, na fabricação e reparos de tanques, caldeiras, reservatórios feitos em chapa de aço e auxiliando no recorte e modelagem de barras perfiladas, entre outros.

No caso de uma serralheria em indaiatuba, se faz necessário que durante a contratação do serviço, que o candidato possua habilidades no manuseio das diversas ferramentas durante a produção das peças, além da criatividade para as constantes inovações, capacidade de liderar e estar apto para coordenar a equipe dos profissionais da empresa.

Pode-se concluir, assim, que para se manter dentro do mercado, é necessário oferecer produtos de ótima qualidade, além de preço acessível e pontualidade nas entregas dos produtos.

3 thoughts on “Conheça os detalhes de uma serralheria

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *