IndústriaServiços

Conheça os materiais que podem receber um corte a laser e perfuração

Seja tecido, madeira ou metal, o que importa é que com o corte ou perfuração a laser muitos objetos podem ser criados. A impressionante perfeição é o que faz toda a diferença.

Para quem não conhece, a máquina que faz corte ou perfuração a laser possui alta tecnologia.

Os tipos de corte a laser

Durante o corte a laser, o material retirado é muito pequeno, assim, é ideal para objetos com espessura bem fina. Há diversos tipos de corte a laser, veja alguns deles:

  • Corte por fusão;
  • Corte por chama;
  • Corte por sublimação;
  • Corte por perfuração.

O corte por fusão é muito utilizado em metais, neste caso, o gás usado para este procedimento é argônio ou o nitrogênio. Assim, são aplicadas pressões por meio da ranhura de corte.

Estes gases não reagem com o metal derretido na ranhura do corte, eles apenas sopram o gás para fora, ao mesmo tempo em que, protegem a borda de corte. Isso significa que, as bordas não necessitam de acabamento.

Já o corte a laser SP por chama, é mais usado para cortar aço de construção, utilizando o oxigênio para o corte.

Assim, sopra-se o oxigênio na ranhura de corte, onde o metal é aquecido, reagindo com o oxigênio.

Essa oxidação libera uma grande quantidade de energia, reforçando o raio laser. O diferencial deste tipo, é que possibilita velocidade elevada de corte, podendo processar chamas espessas.

No aço de construção, por exemplo, ele pode ser cortado com mais de 30 milímetros.

O corte sublimação, por sua vez, é muito usado para cortes finos.

Neste processo, o laser evapora o material, deixando-o pouco fundido, fazendo com que o material gere pressão elevado na ranhura de corte, expelindo, assim, o material para baixo e para cima.

O gás utilizado, pode ser hélio, argônio ou nitrogênio, que além de tudo, protegem as superfícies contra o ambiente.

É importante salientar, que se gasta mais energia para vaporizar um metal do que para fundi-lo, desta forma, é necessário também, utilizar mais potência.

Este método, devido à sua precisão, é um importante aliado da medicina, no corte de stents, por exemplo. Sendo muito utilizado, ainda, para a indústria têxtil, em madeira, espuma e papelão.

Quando utilizado para perfuração, o laser, sem fazer contato, cria em diversos materiais, tanto buracos pequenos, quanto maiores. Assim, quando a energia é aplicada ao material, em poucos instantes, este derrete ou evapora.

Quando há evaporação, o volume da matéria acaba aumentando no furo, o que acaba por gerar pressão elevada, fazendo com que o material derretido seja expulso do furo.

Corte em mdf

O MDF é a fibra de madeira em média intensidade. O serviço de corte a laser mdf pode ser realizado nos mais diversos produtos, com detalhes que podem ser elaborados, de acordo com o estilo do objeto.

O método garante um acabamento de qualidade, independente do projeto e sua medida, mesmo que a peça seja bem grande.

Neste caso, o material é cortado em partes, facilitando o trabalho, sendo muito utilizado em objetos de decoração e também em estabelecimentos comerciais, onde são confeccionadas as placas para o local.

Muitas vezes, ao encomendar um serviço deste, o cliente pode solicitar, após o corte a laser em mdf, que o fabricante coloque adesivo na peça para finalizar o acabamento, agregando valor estético ao trabalho.

Perfuração em concreto

Os equipamentos que perfuram a laser, conseguem perfurar orifícios, por meio de feixes de luz. Assim, esse trabalho, tanto pode ser feito em pequenas peças, quanto em algo maior, como por exemplo, a perfuração em concreto.

Esses feixes que conseguem realizar essas perfurações, têm alta concentração de fótons, partículas que medem a força eletromagnética, inclusive a luz.

As máquinas que possuem essa metodologia, costumam ser automatizadas, possibilitando o controle do corte e angulação.

Desta maneira, o uso do laser possibilita trabalhos eficientes e rápidos, sem o auxílio de meios mecânicos, como brocas, sendo essenciais para corte em concreto.

Agora que você já sabe como funciona o laser, já conhece as inúmeras possibilidades de aplicação deste método, que pode ser empregado de diversas maneiras, seja por sublimação, fusão, chama ou perfuração.

O importante é a eficiência e precisão com que o laser pode ser usado, facilitando o seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *