EmpreendedorismoEquipamentos

Curiosidades sobre o cabeamento da sua empresa

O cabeamento é fundamental para todos os locais, afinal, está relacionado às ligações por cabos e pode ser tanto estruturado, quanto não estruturado.

Enquanto a primeira opção, conforme será apresentado, segue normas e padrões, no caso do não estruturado, o cenário é totalmente distinto.

Dessa forma, a instalação pode ser prejudicada, principalmente no momento de realizar algum tipo de manutenção.

O que é cabeamento estruturado?

Basicamente, o cabeamento estruturado, conforme o nome já aponta, é uma alternativa padronizada para o cabeamento de determinada rede.

A grande vantagem desse tipo de cabeamento, é que sua estruturação obedece às normas de segurança e facilita futuras manutenções, já que apresenta maior organização.

Um dos atributos de maior destaque dessa forma de cabeamento, é tornar possível o redirecionamento por caminhos distintos, dentro de uma estrutura para que pontos divergentes se conectem.

Dessa maneira, a demanda do consumo de equipamentos acaba sendo melhor atendida devido a uma rede bem planejada e estável.

Para executar o correto planejamento de itens como os equipamentos, tipos de cabo e servidores, é indispensável que algumas etapas sejam seguidas, tais como:

  • Sala de equipamentos: área específica para alocar os principais equipamentos de redes;
  • Infraestrutura de entrada: estabelece as instalações de entrada para a conexão entre o cabeamento externo e o estruturado;
  • Cabeamento vertical: interliga os armários que possuem a função de conectar o cabeamento vertical com o horizontal;
  • Cabeamento horizontal: interliga os cabos até tomadas para a conexão com equipamentos.

Além dos benefícios já citados, o cabeamento estruturado também possibilita uma detecção mais prática de erros, uso máximo da capacidade de rede e a fácil instalação de novas conexões.

No entanto, é importante estar atento ao tipo de estrutura estabelecida e disposição dos cabos, para evitar prejuízos e problemas futuros devido à instalação inadequada.

As vantagens do aluguel de equipamentos

Seja para a implementação de itens relacionados ao cabeamento ou não, o aluguel de equipamentos pode ser uma escolha viável para os empreendedores, principalmente quando não se tem o uso frequente de tais itens.

Por exemplo, o aluguel de parafusadeira ou furadeira, dependendo do setor, torna-se mais viável do que a aquisição, justamente para reduzir custos com armazenamento adequado e manutenção.

No entanto, é fundamental escolher adequadamente o equipamento.

Nestes casos apresentados, é preciso levar em consideração qual é o tipo de aplicação a ser realizada, como em metal, madeira ou alvenaria.

Afinal, o tipo de material é crucial para definir as especificações da ferramenta.

No caso das furadeiras, a principal distinção é pela função de impacto e frequência, quanto maiores são esses fatores, melhor pode ser a produtividade do trabalho.

No entanto, as opções sem impacto também podem ser favoráveis, principalmente para trabalhos em metal e madeira.

Já no que diz respeito às parafusadeiras, a potência também é uma questão para distingui-las. Dessa forma, serviços leves podem ser realizados com uma menor potência, ou seja, de 3,5 volts a 9,6 volts.

No entanto, há modelos de 12 volts, 14,4 volts e 18 volts que facilitam a perfuração em serviços mais complexos, como a perfuração em concreto.

É indispensável que a operação de tais equipamentos seja sempre realizada por profissionais capacitados, principalmente para assegurar resultados positivos e evitar possíveis acidentes devido ao manuseio inadequado desse tipo de ferramenta.

Qual é a funcionalidade do carretel de madeira?

O carretel enrolador é amplamente utilizado para o transporte de cordas, correntes, cabos e fios. Ainda mais, trata-se de um carretel de madeira, produzido em MDF, pinus ou compensado, que são tipos de madeira.

Assim como o diâmetro, a durabilidade dos carretéis também pode variar, sendo em média, de 2 a 5 anos.

O mais interessante ao se tratar desse item, é que apresenta possibilidade de reutilização.

Sendo assim, após o período de vida útil para a função principal, pode ser usado para cadeiras, mesas, entre outros itens funcionais e/ou decorativos.

Caso esteja em boas condições, há grande possibilidade de o produto originado pelo carretel ser resistente.

De acordo com as informações apresentadas ao longo texto, se pode notar que o cabeamento é indispensável, não apenas para assegurar a funcionalidade dos equipamentos.

Afinal, um sistema bem estruturado, é capaz de promover uma maior eficiência e consequentemente, ter impacto positivo na produtividade do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *