Sem categoria

Curiosidades sobre o ramo têxtil

As etapas da produção têxtil são muitas e há diversos equipamentos utilizados como, por exemplo, a Máquina têxtil urdideira que sua função é urdir (tecer tecidos).

Ela dispõe de uma câmara que contém centenas de bobinas de fio de alimentação, que ainda são insuficientes para aguentar uma capacidade de produção de teia de 2000 a 3000 fios para mais, necessários para alimentar um tear.

Essa máquina precisa ser preparada em partes.

A urdideira em secção tem um tambor de ripas ou de superfície contínua, onde se enrolam continuamente as secções com muitos fios, tem a cântara e possui uma densidade um pouco menor do que aquela de ter tecido.

Existe também a urdideira rápida (urdideira americana), onde os fios da cântara enrolam-se em um órgão de largura superior do tecido, dividindo uniformemente os fios por meio de um pente extensível.

Assim, preparando os órgãos iguais em longitude e somando o total de fios de teia, depois juntam-se em um único órgão.

Essa operação é normal para os tecidos, inclusive aos feitos de algodão, dando uma liberdade maior dos fios nas teias, para depois passarem ao tambor da urdideira ao órgão de tear.

Outra peça importante é o trilho para rama, pois garantem uma circulação melhor das correntes das máquinas durante os procedimentos da produção do material, dando maior durabilidade e eficiência ao equipamento.

Assim, estabelecendo rapidez e resultados positivos no final da produção.

Saiba os pontos positivos das prateleiras industriais

Em uma empresa têxtil ao final de cada procedimento resulta em produtos que precisam ser estocados corretamente, para isso, é necessário ter prateleira de ferro industrial para conseguir manter os produtos em ordem e manter a qualidade.

Elas são essenciais para o sistema de armazenagem, podendo ser desmontada facilmente. Tem manuseio fácil e sua capacidade de estocar pode acolher diversos produtos, com peso e dimensões diferentes.

Essas estantes tem o diferencial que possibilita os modelos mais tradicionais terem mais variedades de personalização, incluindo fechamentos nas laterais e no fundo.

As prateleiras industriais podem apresentar várias medidas, conforme a demanda de cada espaço físico e necessidade da indústria e do seu sistema de armazenagem vertical.

Como a estante em aço inox tem tamanhos diferentes, talvez, dependendo da empresa, seja necessário o uso de uma empilhadeira para estocar e retirar os produtos.

Confira algumas vantagens:

  • Aumento do espaço físico;
  • Proporciona boa postura aos funcionários;
  • Econômico;
  • Reduz tempo no transporte;
  • Reduz a locomoção da mercadoria (entrada e saída).

As prateleiras industriais com sua estrutura de armazenagem vertical (não possui limite de altura) tem tido uma vantagem contínua no desenvolvimento de economia de tempo e inovação no cotidiano nas atividades das grandes indústrias.

Atribuem contribuições que visam a sustentabilidade do planeta, porque auxiliam no crescimento do espaço físico para instalar mais centros de armazenagem, evitando o desmatamento de alguns lugares próximos da indústria.

O que é e qual a função de um feltro?

O feltro significa um termo abrangente e usado para denominar o produto derivado do entrelaçamento e compactação de fibras sem estarem ligados por um adesivo como: colas, gomas, resinas, entre outros.

As características do feltro são aproveitadas por muitos setores das indústrias na fabricação de calçados e artigos esportivos, no isolamento térmico e acústico, na construção civil, entre tantos outros.

A produção do feltro de lã ovina é uma técnica muito recorrente há anos pelo homem, atualmente é valorizada porque os benefícios da fibra são diversos.

Tem durabilidade mesmo exposto a intempéries e ambientes invariáveis, consegue manter sua resistência e elasticidade durante muito tempo.

O material consegue trabalhar facilmente com ele, pois o material pode ser cortado, lixado ou torneado em qualquer formato, sem a chance de desfiar ou desfibrar.

feltro de lã é fabricado por fibras orgânicas no qual faz com que o tecido volte ao seu estado original, mesmo passando por uma forte tensão ou pressão por longo tempo.

Ele também é neutro perante produtos químicos e boa parte dos hidrocarbonetos.

Apresenta resistência a ácidos, porém, sofre decomposição ao entrar em contato com alcalinos e a água pode mudar suas características físicas.

Tem propriedades isolantes contra som e calor, pois a densidade, maleabilidade e resistência do feltro ficam inalteradas em um campo de -20º C e 80º C. Resistente ao fogo, não inflamando imediatamente.

Amortece vibrações ou choque, absorvendo a energia.

A última vantagem é que possui propriedades filtrantes, retendo com eficiência partículas microscópicas em sua estrutura, uma alternativa para limpar líquidos diversos.

O feltro de lã é um produto muito versátil e cheio de benefícios, fundamental na indústria têxtil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *