ServiçosTerceirização

Curiosidades sobre os serviços terceirizados

Os serviços terceirizados têm ganhado bastante destaque, desde a aprovação da lei da terceirização pela Câmara dos Deputados.

Com ela, você pode contratar uma empresa para realizar tarefas que sua equipe não é capaz de realizar ou não possui disponibilidade.

Mas, afinal, do que se trata essa lei? Como é o processo de terceirização? O que ele envolve e como pode ser legalmente contratado?

Confira nesse artigo mais detalhes sobre o assunto e fique por dentro desse setor, que tem crescido cada vez mais no Brasil.

Como funciona a terceirização?

Suponha que você precisa realizar, por exemplo, limpeza constante de sua empresa, mas não possui funcionários do setor, não é capaz de treinar novos colaboradores.

E não encontra uma solução, para que este serviço seja executado de forma adequada e eficiente. Nesse caso, você pode contratar uma empresa terceirizada, que irá executar essas demandas para você.

É como dedicar uma parte do funcionamento da sua empresa a outra empresa, no caso terceirizada, que conseguirá fornecer pessoal preparado para aquela função, que está em falta.

Basicamente, então, a terceirização acontece quando uma empresa precisa que uma tarefa seja desempenhada de forma correta e, para isso, conta com a expertise e o treinamento de outra empresa para realizá-la.

Sendo assim, não há desfalque nas funções e todos os setores de funcionamento são atendidos com qualidade. O mais importante, é ter confiança no trabalho que está sendo oferecido.

Por isso, a empresa terceirizada deve mostrar que sua equipe está bem preparada, para o desempenho necessário. A maioria das empresas oferecem serviços específicos, como quando você opta por limpeza terceirizada.

Diferenciação das atividades

As atividades nas quais a empresa contratante é especializada, chamam-se atividades-fim, enquanto aquelas funções periféricas, ou sejam, que serão provavelmente terceirizadas, chamam-se atividades-meio.

O que a lei da terceirização propõe, é que não haja mais distinção na possibilidade de contratar um serviço terceirizado, seja para atividades-meio ou para atividades-fim.

Dessa forma, torna-se possível que você monte uma empresa e terceirize todas as atividades internas.

Vantagens

Quando você opta por terceirização de copeira, por exemplo, está garantindo que a tarefa será executada por uma equipe devidamente preparada.

Dessa forma, não vai demandar seus próprios colaboradores para a atividade, então eles poderão executar suas próprias funções, sem se preocupar com as demais. Essa é, com certeza, a maior vantagem de se terceirizar as demandas.

Quando outra empresa se encarrega de executar o trabalho no qual ela é expert, você e seus colaboradores também podem se dedicar ao que mais sabem fazer.

Ou seja, seu negócio terá a possibilidade de praticar as atividades especializadas com mais foco. Isso fará, consequentemente, com que a produtividade interna aumente e o desempenho ganhe mais destaque.

Outra questão de muita importância é que, desse modo, a gestão corporativa tem menos esforços desnecessários, pois a administração das demandas dentro da empresa será distribuída.

Esta de forma que cada setor se encarregue de seu pessoal. Isso traz mais conforto, bem-estar e segurança para o ambiente de trabalho.

Quais áreas podem ser terceirizadas?

Teoricamente, todas as atividades que não sejam a atividade-fim da empresa podem ser terceirizadas. Ou seja, além da área na qual a equipe principal é especializada, todas as demais podem ser preenchidas contratando outras empresas.

Estas que farão prestação de serviços. Algumas áreas costumam ser mais procuradas nesse setor, como limpeza, manutenção e reparos.

Pois, é difícil encontrar um negócio que tenha equipe devidamente capacitada, para o exercício de todo tipo de tarefa que envolve seu funcionamento. Mas, outros tipos de serviços podem ser terceirizados. Alguns deles são:

  • Secretaria;
  • Gestão;
  • Contabilidade;
  • Engenharia;
  • Tecnologia;
  • Produção de conteúdo;
  • Segurança.

Cuidados importantes

É indispensável que uma série de avaliações seja levada em conta, quando se está para contratar os serviços de uma empresa terceirizada.

Apesar das vantagens serem muito mais significativas que as desvantagens, cada negócio vai exigir um tipo de contratação em diferentes setores, de acordo com as demandas internas e a gestão organizacional.

Por isso, avalie se a empresa realmente vai se beneficiar com esse tipo de contratação. Além disso, abrir empresa de terceirização é uma boa opção, para quem busca expandir seu negócio especializado.

E contribuir para o mercado de trabalho oferecendo emprego e mão de obra adequada. Muitos negócios têm se desenvolvido no setor.

Este que promete ainda crescer, devido às alterações que se encaminham sobre o tema no campo legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *