EquipamentosProdutosTransporte

Detalhes sobre os tratores e suas peças

As máquinas pesadas são comumente aplicadas em diversos setores, principalmente para otimizar os processos realizados, contribuindo assim com a produtividade e qualidade dos trabalhos realizados. Neste cenário, é importante observar que o trator é um tipo de máquina indispensável para a construção civil e para diversas atividades agrícolas.

Trata-se de um item que opera por meio de tração e, embora existam diferentes modelos dessa máquina, há alguns componentes básicos e peças para tratores em geral que podem ser apresentados, tais como:

  • Motor;
  • Sistema hidráulico;
  • Embreagem;
  • Tomada de potência;
  • Sistema direcional;
  • Caixa de câmbio.

O motor é responsável pela conversão da energia potencial originada do combustível para energia mecânica.

Já o sistema hidráulico, consiste no grupo de elementos receptores, transmissores e transformadores da potência do motor a partir de um fluido submetido a pressão para órgãos operadores que correspondem aos cilindros hidráulicos.

A embreagem é composta por receptor e transmissor da potência do motor, comandada por uma importante peça que recebe o nome de pedal e é acionada pelo operador.

No caso da tomada de potência, trata-se de um elemento que tem como principal funcionalidade transmitir e transformar o movimento do motor para impulsionar os órgãos ativos da máquina e de suas peças.

O sistema direcional, conforme o próprio nome indica, é responsável pelo direcionamento da máquina, enquanto a caixa de câmbio é o item transformador e transmissor do movimento, responsável essencialmente pela velocidade angular do motor e transformação do torque, assim como pelo desacoplamento e acoplamento das engrenagens.

Naturalmente, há outros itens a serem citados, porém, é preciso considerar que uma vez que diferentes modelos podem ser encontrados, as peças e sistemas empregados podem apresentar grande divergência, sendo eles os elementos básicos de maior destaque nessas máquinas.

Principais tipos de tratores agrícolas

Quando se trata de tratores agrícolas a venda, é importante citar que essas maquinas agricolas podem ser categorizadas de acordo com diferentes critérios, como de acordo com a conformação do chassi e com o tipo de rodado.

A conformação do chassi pode ser na versão monobloco, no qual o chassi propriamente dito é dispensado, pois apresenta interligação direta da transmissão final, caixa de câmbio e bloco do motor, constituindo um único bloco para a sustentação.

Já o chassi propriamente dito, é desenvolvido com a proposta de não submeter o motor e o sistema de transmissão aos esforços de tração originados pelo trator.

Conforme a segunda maneira de classificação, os tratores encontrados são: tratores de rodas, esteiras e semi-esteiras.

O primeiro caso corresponde ao tipo predominante empregado para o setor agrícola, caracterizado por apresentar como forma de propulsão rodas pneumáticas, que podem variar, como o de duas rodas ou quatro rodas.

Os de esteiras contam com quatro rodas modificadas, que possibilitam a incorporação de uma esteira nas rodas traseiras motrizes, não apresentando alteração nas características básicas do pneu de trator.

Já na alternativa semi esteira, consiste também no conjugado de rodas e esteiras, porém, nesse caso ,existe a necessidade de adaptação de cada lado da máquina, entre a roda traseira e a frontal.

No caso do semi chassi, visa evitar que os esforços sejam absorvidos de maneira direta pelo motor e entre suas principais características está a capacidade de adequar implementos e de realização de manobras, enquanto o articulado visa elevar a transferência da potência do trator para o solo, contando com pneus de maior diâmetro no eixo dianteiro.

O que é pasta desengraxante?

Ao lidar com máquinas como essa, é muito comum a manipulação de óleos e graxas, principalmente quando há necessidade de fazer algum reparo ou inspeção.

Neste caso, a pasta desengraxante para mãos pode ser um produto favorável, pois é específico para a higienização das mãos na remoção de impurezas.

No que diz respeito ao modo de uso, naturalmente, pode haver certa variação de acordo com o produto adquirido.

No entanto, normalmente é aplicada de forma direta na impureza a ser removida com as mãos secas, sem a necessidade de preparação prévia ou algum tipo de diluição.

Posteriormente, há um tempo de espera e a remoção completa da pasta por meio da lavagem com água em abundância.

Seja para a operação ou inspeção dos tratores,é imprescindível ter suporte de um profissional qualificado. Afinal, a realização de métodos incorretos podem comprometer o desempenho da máquina, além da possibilidade de resultar em acidentes.

Há grande diversidade quando se trata de máquinas pesadas, o que só reforça a necessidade de avaliar bem qual é o modelo que representa a solução ideal, referente a desempenho, manutenção e durabilidade para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *