LogísticaOrganização

Dicas para o sucesso da sua loja de cosmésticos

O mercado de loja de cosméticos e beleza é um dos nichos mais prósperos no mundo dos negócios. Inclusive, no Brasil, esse ramo é um dos setores mais rentáveis. Não é à toa que a Associação Brasileira de Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos revela que país é o terceiro maior consumidor do mundo nesta área.

Diante disso, investir em produtos e estratégias como os frascos para cosméticos ou melhorias na forma de entrega dos produtos, é importante. Afinal, aproveitar a potência do setor de forma diferenciada é incorporar à sua loja de cosméticos estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Se tratando de itens de perfumaria e estética, isso é muito importante já que, além de um produto conservado, os clientes esperam atendimento de qualidade. Alguns comércios apostam em parcerias com uma loja de embalagens para entregar os produtos em sacolas personalizadas ou caixas decoradas.

Outras preferem investir em mostruários de provas de cosméticos. Porém, independentemente da escolha e da forma de repassar esses produtos, é importante investir em dicas e formas de melhorar a experiência dos clientes.

Quer saber como melhorar sua loja? Confira este artigo com algumas dicas que podem te ajudar.

1. Invista em frascos para cosméticos

Além de dar um toque personalizado ao produto, os frascos para cosméticos garantem a conservação do item que será vendido posteriormente.

De produtos que podem derreter devido às condições de calor/frio, como as maquiagens, até produtos que podem perder o cheiro diante da exposição ao sol, como os perfumes, o frasco é uma boa forma de manter os cosméticos bem armazenados e conservados.

Além da funcionalidade prática de guardar o cosmético, os frascos também podem ser usados de forma estratégica, para diferenciar o negócio e o posicionamento da marca.

Em plástico ou vidro, por exemplo, os frascos podem ser personalizados com alguma coisa que identifique a empresa ou a linha de cosméticos.

As grandes marcas, inclusive, costumam usar estas estratégias para fazer o lançamento de coleções ou até investir nas amostras gratuitas de cosméticos. Em resumo, as vantagens em investir em itens de uma loja de embalagens ou nos frascos, são:

  • Facilidade no armazenamento;

  • Facilidade na conservação das propriedades do cosmético;

  • Possibilidade de personalização da embalagem;

  • Vantagem de usar os frascos personalizados para campanhas/ ações de marketing.

Além dessas vantagens, também é interessante lembrar que os frascos podem ser reutilizáveis. Ao pensar no consumo de embalagens e no descarte de lixo, esse investimento pode ajudar a posicionar seu negócio de forma sustentável e também é uma forma de aliar responsabilidade socioambiental aos valores da sua loja.

2. Pense em possibilidades de entrega

No cenário da compra e venda de cosméticos, muitas marcas têm usado as redes sociais para divulgação e venda dos produtos. Por isso, empresas que investem em parcerias com fretes ou transportadoras em SP podem se destacar na hora de alcançar públicos diferentes.

As operações logísticas também merecem atenção e podem ser usadas como estratégia para tornar seu negócio diferenciado. A primeira dica, neste caso, é buscar as transportadoras que garantem segurança nos veículos de transporte de mercadorias.

Como os produtos cosméticos precisam de boas condições de armazenamento, é importante optar por transportadoras em SP que garantem proteção na hora de embalar os produtos, assim evitando que o item quebre ou vaze.

Além da estrutura dos veículos, você deve prestar atenção em outros detalhes para garantir que os cosméticos cheguem às mãos dos clientes sem problemas. São eles:

  • Regularidade do veículo e da transportadora;

  • Documentação válida do motorista;

  • Capacidade de armazenamento dos produtos.

Se a compra foi feita pela internet, outra forma de melhorar a credibilidade neste contexto, é investir em estratégias para que o cliente consiga ver a localização do produto com um código de rastreamento transportadora. Essa possibilidade, aliás, é uma ótima estratégia tanto para o consumidor final como para quem fabrica os produtos.

3. Avalie as melhorias para o atendimento ao cliente

Seja nas lojas físicas ou no cenário virtual, um atendimento personalizado já é meio caminho andado para alavancar as vendas. Neste contexto, é interessante que os atendentes passem por treinamentos para tirar as dúvidas e proporcionar as melhores experiências possíveis para os clientes.

No caso da entrega presencial, por transportadora ou frete particular, investir em uniformes e também em formas de controle de acesso RFID (identificação por radiofrequência), são opções válidas para a credibilidade e o atendimento dos clientes.

Na prática, esse sistema engloba desde a construção de crachás personalizados até mesmo a fabricação de etiquetas que podem reforçar o lacre dos produtos. Dessa forma, esse sistema traz as seguintes vantagens para o consumidor:

  • Maior controle de qualidade do produto;

  • Mais informações relevantes em relação ao cosmético;

  • Melhorias na comunicação entre empresa e cliente.

O sistema RFID é apenas uma das várias possibilidades para melhorar o atendimento ao cliente.

Mas, de forma geral, seu negócio também pode se destacar ao estruturar um chat de atendimento personalizado ou um aplicativo para compras que funciona como uma espécie de delivery da beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *