Empreendedorismo

O empreendedorismo com o mercado de auto peças

O empreendedorismo é muito explorado no Brasil, com diversos empresários buscando encontrar boas oportunidades no mercado.

O melhor é sempre seguir um caminho que esteja alinhado com os seus gostos, pois entender do assunto é essencial para obter sucesso.

Por isso, é comum que muitos apaixonados por carros busquem seu espaço no ramo automotivo. Neste artigo, você vai entender mais detalhes sobre uma loja de auto peças.

É um bom negócio?

Uma loja de auto peças é um ótimo negócio! O Brasil possui milhões de veículos e as vistorias são obrigatórias em diversos momentos, para se certificar de que todas as peças estão em perfeito estado. Assim, mesmo quando o carro não apresentou problemas, pode ser preciso trocar peças.

Uma escolha possível é por fazer uma loja de auto peças especializada em algum segmento dentro do universo automotivo. Um exemplo disso são os carros 4×4, os chamados off-road, que podem ser usados em estradas difíceis.

Esse tipo de carro costuma ser mais potente e, como seus motoristas costumam ser aventureiros, é comum que comprem Acessórios para hilux.

Os acessórios variam, indo desde uma simples capa de pneu off-road até uma prancha de desatolamento, bagageiro e banheiro portátil.

O público varia desde pessoas que praticam o esporte automotivo rally até aquelas que apreciam viagens para lugares menos acessíveis, que se aventuram em acampar. Isso sem contar com as pessoas que simplesmente acham um 4×4 mais bonito.

Deixando os acessórios de lado, é preciso frisar a importância de ter uma grande variedade de peças hilux na loja. É essencial que o estoque da loja seja completo, incluindo:

  • Faróis, lanternas, retrovisores;
  • Peças para o sistema de freio;
  • Peças para o sistema de ignição;
  • Peças para o motor;
  • Peças para o sistema de suspensão;
  • Peças do sistema de direção.

Esses são apenas alguns exemplos dos grupos de peças indispensáveis para um veículo. Além das peças, a loja também deve comercializar produtos como os bancos, tapetes, óleos lubrificantes, cera para a carroceria e outros.

O diferencial de uma loja de auto peças é trabalhar com itens menos conhecidos, ainda que possua apenas uma ou duas unidades das peças menos pedidas.

Quando um cliente encontra algo que tem dificuldade em encontrar na sua loja, começa a enxergar o estabelecimento como referência e esse é o primeiro passo para criar uma boa reputação.

Detalhes sobre a loja

Absolutamente toda empresa com mais de 10 funcionários, independente de seu setor ou atividade, precisa de um relogio de ponto para os seus funcionários.

É necessário registrar, de alguma maneira, o horário de entrada e de saída da equipe. Existem muitas opções de relógio de ponto no mercado, desde os mais simples cartográficos até os mais usados hoje em dia, que são eletrônicos.

O relógio de ponto mais antigo, chamado de cartográfico, tem o preço reduzido e isso pode dar a ilusão de que é mais vantajoso.

Entretanto, a Máquina de ponto eletrônico é a opção mais interessante na grande maioria dos casos.

Isso porque o aparelho eletrônico poupa um tempo precioso do pessoal do RH, que não precisa perder horas registrando todos os dados de horários de entrada e saída em uma planilha ou outra forma de registro.

Além disso, há maior praticidade e rapidez no uso dessas máquinas no dia a dia.

Um item simples como uma cafeteira pode fazer toda a diferença em uma loja.

É uma forma de mostrar que a empresa se importa com o cliente e com o seu conforto, tornando a experiência de compra naquele estabelecimento mais agradável.

Mantenha em mente que quanto mais satisfeito sair o cliente da loja maiores são as chances de que ele volte a fazer compras ali.

É importante, porém, que essa ferramenta de fidelização seja feita com qualidade. Faça uma pesquisa de mercado antes de adquirir uma Máquina café expresso profissional, para ter certeza de que a bebida agradará os clientes.

Pode não parecer, mas o cliente vai associar a sua marca a tudo com o que tiver contato através dela. Um café gostoso e uma máquina bonita transmitem mais credibilidade, deixando claro que a empresa é detalhista.

Em conclusão, o setor automotivo oferece ótimas oportunidades de negócio. Abrir uma loja de auto peças é uma ideia de empreendimento valiosa, sobretudo quando pensada estrategicamente. Muitas vezes, optar por uma especialização é melhor do que tentar atender todos os públicos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *