EmpreendedorismoEmpresasOrganização

Empresas de beleza: empreenda e lucre

beleza

Empreender é um processo que demanda muitas etapas e quase todas elas voltadas ao entendimento do mercado e ao planejamento do capital inicial e de como será aplicado, bem como os equipamentos necessários para que o projeto fique executado.

Neste sentido, um dos pontos importantes e fundamentais para empreender é saber o setor que você será atuante. Há muitos tipos de setores, e a escolha sempre levará em consideração, o seu conhecimento, sua vontade e claro, se os dados do setor são favoráveis.

Um dos setores que mais crescem são os de cosméticos que segundo a Câmara Brasileiro de Cosméticos – CATEC, na resolução RDC nº 211 de 2005, define como “produtos de higiene pessoal, cosméticos como creme para os pés, de hidratação, e perfumes que são feitos por substâncias naturais ou sintéticas”.

Por ser um dos setores que mais se expandem é importante entender como empreender nessa área e também os seus números. Neste artigo abordaremos sobre os dados do setor, e como montar um empreendimento voltado a comercialização desses produtos.

Os números do setor da beleza

O setor da beleza no Brasil é um dos maiores, para termos noção, o país é o terceiro maior consumidor dos produtos de beleza no mundo.

Assim, mesmo que a economia sofra, este setor costuma manter estável, sendo vendendo creme de hidratação ou perfumes.

Essa estabilidade em momentos de crise é conhecido como um movimento chamado “efeito batom” ou no inglês original “lipstick index“.

Esse conceito foi delimitado pelo empresário do setor Leonard Lauder, e que descreve a tendência das vendas dos produtos aumentarem em momentos de crise.

Por isso, que este setor é um dos mais importantes na hora de investir e empreender. Mas, assim como tem bons números, a competitividade é grande, e por conta disso é preciso planejamento adequado e a aquisição de um mix de produtos diferenciados com creme olheiras masculino, cremes de hidratação, perfumes, entre outros.

Antes de falarmos sobre a montagem de empresas nesse setor, falaremos sobre alguns dados que favorecem e demonstram o “efeito batom”.

Segundo dados da ABIHPE (Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as vendas diretas dentro do mercado geraram no ano de 2017, 3,9 milhões de postos de trabalho.

Segundo a mesma associação, os perfumes faturaram em vendas US$ 6,4 bilhões em 2016, com um crescimento de 80% entre os anos de 2011 e 2016.

Por isso, é importante que as lojas desse setor sejam bem planejadas e adequadas, com bons balcão expositor e bons produtos.

Dicas para empreender na área da beleza

Como vimos o primeiro passo para empreender é conhecer o setor da beleza, e entendemos no tópico anterior que é um setor em ascensão. Conhecer as tendências, os públicos consumidores e o que pode ser feito é essencial.

Por isso, conhecer os números do setor são fundamentais para o processo de planejamento da cidade. Abaixo falaremos sobre pontos que são fundamentais para abertura de uma loja no setor de cosméticos.

1. Mix de produtos

Por ser um mercado em expansão e ter muita competitividade é necessário o desenvolvimento de uma boa estrutura das lojas, com o uso de no break gerenciável, e principalmente, o investimento nos produtos.

Um bom mix de produtos permite que sua loja seja diferenciada atraindo o público e crescendo o seu faturamento. Assim, alguns dos tipos de produtos que uma loja deve ter são:

  • Produtos de higiene;
  • Para cabelos;
  • Itens de manicure;
  • Cuidados com a pele;
  • Perfumaria.

2. Público-alvo

Apesar de muitos produtos diferentes o público-alvo precisa ser definido, mesmo que seja bastante abrangente. Uma forma de fazer isso é investir nichos de produtos.

Sua loja pode vender variados tipos de produtos e ter um produto que é o diferencial e o mais forte e que gere necessidade para os clientes. Um exemplo é ter o segmento de luxo nos cosméticos e outros produtos.

Uma forma de se diferenciar é oferecer outros serviços que deem comodidade ao cliente, como a entrega dos produtos pedidos por telefone e internet por meio de serviço de motoboy terceirizado.

E por fim, é importante que sua loja atenda todos os critérios e exigências legais, para que funcione sem o risco de sofrer embargo.

Por fim, entendemos que este setor de cosméticos é muito forte e que empreender neste setor pode ser bastante lucrativo desde que seja bem planejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *