Produtos

Entenda a diferença dos tipos de álcool e como você pode usar eles

O Álcool é um líquido inflamável, incolor que é produzido principalmente, no Brasil, através da cana-de-açúcar e possui diversos tipos de variações e usos. Além de em alguns casos poder ser extraído de outras fontes vegetais como beterraba, mandioca e até milho.

Suas principais características são que, em sua estrutura, apresenta conjuntos de hidroxilas associados a alguns carbonos saturados, além de ser extremamente inflamável, o álcool 70% por exemplo, é mais usado para  álcool limpeza, esterilização e higienização de superfícies, matérias e aparelhos e também pode ser encontrado em forma de gel.

Principais tipos de álcool:

  • Etanol;
  • Propanol;
  • Metanol;
  • Álcool anidro.

O metanol, apesar de também ser um álcool, possui outra formula. É um álcool de tipo metílico. Ele não é tão normal como o etanol e geralmente é usado para combustível de automóveis, porém não pode ser usado em produtos e em bebidas porque é tóxico e pode causar problemas.

Propanol é um álcool primário com a fórmula, também conhecido como n-propanol, é um ISÔMERO do álcool isopropílico. É utilizado como solvente para resinas e esteres de celulose na indústria farmacêutica, e é formado naturalmente em pequenas quantidades durante processos de fermentação.

O álcool anidro é praticamente o etanol puro, é misturado à gasolina para baixar os custos do combustível. O Brasil hoje usa a mistura na proporção de 20%. Para conseguir o álcool anidro é necessário que o etanol passe pelo processo de desidratação, que ocorre quando a destilação  é fracionada, em que a água evapora após ser separada do álcool.

O etanol, por exemplo é o álcool mais comum e está presente no composto de várias outras coisas como produtos de limpeza, por exemplo e outros. Ele é o tipo chamado de etílico. A sua formula é: C2H5OH e é um dos combustíveis mais baratos usados em veículos.

Versatilidade do Alcool 70%

Alcool 70 possui propriedades microbicidas extremamente eficazes para eliminar microrganismos mais frequentemente em infecções, sendo muito importante na realização de ações simples de prevenção como antissépticos das mãos, a desinfecção do ambiente e artigos médico-hospitalares, pois possui grande ativo para atividade bactericida.

Além disto, é adquirido com baixo custo, possui fácil aplicabilidade e toxicidade reduzida e o pode ser facilmente encontrado em álcool 70 farmacia. O álcool 70 é um desinfetante que contém etanol, ou seja, uma solução aquosa do componente.

O alerta para o uso desse produto é que se trata, como já dito antes, de  um produto altamente inflamável que, quando usado no uso doméstico para limpar a casa ou acender churrasqueiras, expõe o usuário a queimaduras gravíssimas e riscos que podem ser fatais, pois qualquer estimulo, pode provocar a combustão da substancia.

Alguns cuidados válidos, são manter longe de crianças e animais, armazenado fechado em locar protegido da umidade e calor. A falta de travas de segurança nos locais de armazenamento e a boca larga do frasco pode facilitar a ingestão dá substancia por crianças, além de dificultar a dosagem espalhando o produto, o que já não acontece na versão gel.

Outra variação do é álcool com perfume ou alcool perfumado, que também pode ser utilizado para limpeza. Nada mais é que um produto comum adicionado em essência para gerar um odor mais agradável, embora não altere a composição da substancia, por conter cheiro, o álcool aromatizado não é indicado para esterilizar utensílios e alguns tipos de matérias.

Alcool 46º INPM

O grau de hidratação do álcool é um fator importante para a definir sua atividade antimicrobiana, podendo ser 50%, 60%, 70%, 80% e assim por diante.

Ou seja, significa a quantidade de diluição em água que possui um álcool com maior porcentagem, por exemplo, oferece uma limpeza bactericida muito mais rápida e eficaz que um com menor porcentagem.

Entretanto, uma concentração muito alta não resolve o problema, um álcool 99,6%, durante a desinfestação ocorre uma coagulação muito rápida, não havendo penetração no interior da célula bactericida não matando o micróbio, isso ocorre devido à rápida volatilização da substancia nessa concentração. Por isso, para essa função o mais indicado é o 70%.

O alcool 46 é muito eficaz para limpeza doméstica para remover as sujeiras, podendo ser utilizado no dia-a-dia. Por ter uma porcentagem baixa, consegue penetrar no interior da bactéria e elimina-la.

A conta é simples, quanto menos taxa de inflamação, maior seu poder bactericida. álcool com graduação mais baixa de 46 a 65 conseguem exterminar quase 98 % dos microrganismos

One thought on “Entenda a diferença dos tipos de álcool e como você pode usar eles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *