ComércioDicas

Entenda e veja como sair ganhando em compras pela internet

Conheça os programas de fidelidade dos maiores e commerces

Durante muito tempo o consumidor brasileiro foi facilmente enganado por letrinhas pequenas no rodapé, informações mal explicadas e aquela exceção que sempre “jogava contra” o comprador. 

Felizmente, de um tempo para cá, as empresas aprenderam que não havia nada de vantajoso em tirar vantagem do consumidor, e sim, que é sempre preferível estabelecer uma relação aberta e sincera.

Dessa forma é possível fidelizar os clientes, garantindo uma nova compra, uma recomendação, e com certeza evitando inúmeros ligações no SAC.

As marcas enxergaram tantas vantagens nesse novo tipo de relação com os consumidores, que passaram a desenvolver iniciativas que oferecem privilégios não somente para a loja – que garante a fidelização do comprador – mas também a ele mesmo.

Servindo até como incentivo ao consumo, e inúmeras vezes possibilitando a compra de algum produto anteriormente inacessível.

Até mesmo os e-commerces entraram na onda e, atualmente, oferecem diversas vantagens para as compras nos sites, inclusive os maiores e-commerces que conhecemos. Confira alguns programas fidelidade abaixo:

 

  • Léguas submarino: sem precisar fazer qualquer cadastro em estabelecimentos autorizados, o consumidor acumula léguas conforme compra com o cartão submarino, produtos submarino. 

 

O acúmulo das léguas pode ser revertido para um vale-presente, que pode ser usado integralmente uma só vez ou de forma parcelada com o prazo de 30 dias para o uso completo.

Assim como o valor do produto pode ser superior permitindo o desconto do valor do voucher e o pagamento restante pelo cartão. 

A outra opção é o cashback oferecido através da Ame, em que você recebe parte do seu dinheiro de volta ao utilizar em compras de produtos Submarino ou em lojas parceiras. A vantagem é que o cashback não tem data de validade para uso.

 

  • Programa Mais-Sorrisos Americanas: funcionando de forma semelhante ao programa da Submarino, a cada um real gasto no cartão das Lojas Americanas, ele se transforma em um sorriso. 

 

O acúmulo de sorrisos permite a troca por vale-presentes e, consequentemente, por mais produtos. 

As pontuações são visualizadas de duas formas pelo consumidor: sorrisos liberados são aqueles referentes a faturas já pagas. Os sorrisos a liberar são aqueles referentes a faturas e ou parcelamentos que ainda não foram pagos.

Essa dinâmica de funcionamento permite que o consumidor tenha uma visão completa de seus pontos e consiga se programar para o uso do vale presente.

 

  • Magazine Luiza + Latam pass: a parceria proveniente da união entre MagaLu e Livelo, possibilita o acúmulo de pontos através da compra dos produtos selecionados no site. 

 

Cada um real gasto na plataforma do programa é convertido em dois pontos. Os pontos tem validade de 24 meses (dois anos) e, para serem validados, é necessário que o consumidor faça uma assinatura/plano Livelo.

Os três exemplos acima são apenas referências de grandes e-commerces que optaram por oferecer algumas vantagens para o consumidor em troca da garantia de uma fidelidade.

A prática é bastante comum em lojas de departamento, quase sempre associadas ao uso do cartão da loja.

Além dessas opções existem outros programas de conversão de pontos que também se unem às marcas para oferecer vantagens, como a própria Livelo. 

Outros exemplos são: Smiles, mais focados em quem tem interesse em descontos para viagens; a parceria com a Gol permite descontos em passagens aéreas, além de hotéis e aluguel de veículos. 

Dotz, onde a compra de produtos básicos e de uso diário, através da parceria com supermercados, lojas de departamento, postos de gasolina, livrarias e restaurantes, sejam estes físicos ou virtuais, garantem a maior facilidade no acúmulo de pontos. 

Já a troca é feita a partir de um catálogo online de produtos participantes. 

Nos quilômetros de vantagens pertencente aos postos Ipiranga, parte do valor gasto com o abastecimento do carro retorna para o consumidor.

A parte mais interessante e agradável para o consumidor é que o dinheiro retornado pode ser utilizado tanto em cuidados e reparos do carro, quanto em lojas parceiras.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lccomunic, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *