AlimentosCozinha industrialDicasEmpresasServiços

Equipamentos indispensáveis para alimentação

Muitas empresas oferecem alimentação para os funcionários no local de trabalho. Esta prática é adotada por ser mais econômica e mais saudável para os colaboradores. No entanto, existem alguns equipamentos que são fundamentais para conservar os alimentos de maneira correta e em temperatura ideal.

Dessa maneira, os colaboradores não precisam se locomover para outros locais para se alimentarem durante o expediente, já que muitas empresas estão localizadas em regiões em que, muitas vezes, não há estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes próximos.

Neste artigo, nós iremos mostrar alguns desses equipamentos e seus benefícios. Fique atento e anote todas as dicas.

As vantagens em oferecer alimentação

Dentre os principais benefícios oferecidos pelas empresas está a alimentação. Ela pode ser ofertada de duas maneiras: por meio de um vale ou por meio de alimentação na própria empresa.

Quando os colaboradores têm a opção de se alimentar no local de trabalho, eles têm mais comodidade. O fato de alguns locais ficarem afastados de estabelecimentos alimentícios também colabora para que essas empresas escolham oferecer a alimentação.

Esta prática oferece muitos benefícios para os colaboradores, como:

  • Alimentação saudável;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Aumento da satisfação;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Praticidade.

Essas são apenas algumas das vantagens da alimentação na empresa, mas para que isso aconteça de maneira correta, alguns equipamentos e serviços são necessários. Confira no próximo tópico alguns deles.

Equipamentos e serviços importantes para a alimentação no trabalho

Todo colaborador, por direito, precisa fazer uma pausa diariamente para se alimentar.

Como você viu, muitas empresas optam por oferecer esse benefício aos funcionários, trazendo mais comodidade, dentre diversos outros benefícios.

Para que isso funcione, no entanto, a empresa precisa de infraestrutura adequada, ou seja, um local específico para que os colaboradores façam suas refeições. Além disso, diversos equipamentos se fazem necessários.

Um desses equipamentos é a pista fria self service. Trata-se de um equipamento que possui cubas onde são depositadas saladas, opções de temperos dentre outros alimentos que não precisam ser aquecidos.

Bebidas como água, refrigerantes e sucos também podem ser colocados nas pistas frias adequadas para isso.

Ali, os colaboradores encontrarão as opções de comidas frias para acompanhar a refeição durante a pausa de almoço ou janta.

Outro equipamento que precisa estar presente nas empresas que oferecem alimentação é o balcão encosto inox refrigerado 2 m.

Este balcão é utilizado para oferecer suporte na conservação de alimentos que serão preparados.

Quando a comida é preparada dentro da empresa, esse equipamento ajuda a conservar os alimentos na temperatura ideal, preservando sua qualidade e suas propriedades vitamínicas.

Existem empresas que optam por preparar a alimentação dos funcionários, mas também existem aquelas que escolhem soluções terceirizadas.

Isso se dá pelo fato de que muitos estabelecimentos não possuem a infraestrutura necessária para o preparo de uma alimentação em grandes quantidades.

Sendo assim, alguns restaurantes podem ser contratados para oferecer a alimentação necessária para as empresas. É uma solução prática, pois os alimentos chegam até o local prontos e frescos, cabendo à empresa oferecer apenas a estrutura necessária para as refeições.

Em parceria com as empresas de alimentos, os estabelecimentos podem adquirir todos os ingredientes necessários para o preparo da alimentação dos funcionários, ou contratá-las para oferecer o alimento já pronto.

A melhor maneira de administrar essas opções será avaliando quais as condições e necessidades de cada empresa, bem como o número de funcionários etc.

De qualquer forma, oferecer aos colaboradores uma alternativa cômoda de alimentação é a melhor opção.

Eles se sentirão muito mais valorizados e estimulados no trabalho, afinal, quando estamos bem alimentados, produzimos mais e melhor.

Mais do que simples refeições, esta é uma maneira de a empresa oferecer mais qualidade de vida e saúde a seus colaboradores, o que acaba por beneficiar a empresa.

Além disso, as refeições coletivas são o momento ideal de interação entre os colaboradores, reforçando os laços profissionais e melhorando o desenvolvimento da empresa.

A alimentação é um fator muito importante na vida do ser humano, seja em casa ou no trabalho. Fazer uma pausa na correria do dia a dia para se alimentar corretamente é imprescindível, por isso, oferecer a alimentação adequada no ambiente de trabalho é muito importante para a saúde dos trabalhadores.

Com as dicas deste artigo, você com certeza oferecerá a melhor infraestrutura para as refeições dos seus funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *