Cozinha industrialEquipamentos

Equipamentos para uma cozinha industrial eficiente

cozinha industrial

Um dos negócios mais lucrativos e que vem atraindo investidores no mundo inteiro é o ramo gastronômico, principalmente por permitir uma leveza e fluidez no trabalho.

Mas, para que tal empreendimento consiga o sucesso esperado, é necessário recorrer aos menores detalhes, afinal, um bom restaurante possui desde guardanapos personalizados de papel até materiais e alimentos de alta qualidade.

Todavia, para além dos detalhes, é importante lembrar que, em um restaurante, a parte mais importante é a cozinha. Ela é o coração de qualquer empreendimento alimentício.

Sem uma cozinha adequada, organizada e limpa, é impossível que se tenha sucesso. Mas, para que isso ocorra, é necessário fazer investimentos, principalmente em equipamentos como lava louça industrial, fogões, fornos e outras ferramentas.

Tudo isso deve ser organizado em um layout eficiente, que permite que os cozinheiros se movimentem na cozinha de forma agradável e fluida, permitindo que a disposição ordenada dos pratos seja efetivada para maior rapidez na saída dos pedidos e, consequentemente, maior satisfação dos clientes.

Este artigo falará um pouco sobre os equipamentos que devem ser utilizados em uma cozinha industrial.

Por que equipar a cozinha de um restaurante?

Como falamos, a cozinha é o centro nervoso do restaurante, sem ela, é impossível que um restaurante tenha sucesso. Além do mais, é imprescindível entender que é o ambiente em que há todos os utensílios e equipamentos de preparação dos alimentos.

E por esses motivos, um restaurante precisa equipar a cozinha com produtos como detergente para lava louças industrial, fogões, balcões refrigeradores e outros.

Principais equipamentos dentro de uma cozinha

Há inúmeros tipos de equipamentos de cozinha, e vamos dar destaque para os principais e os mais usados a seguir.

1. Forno industrial

Um dos principais equipamentos é o fogão industrial 4 bocas e 6 bocas e também os fornos. É usado para realização de assados e também para aquecimento de diversos alimentos.

Há inúmeros modelos de fornos, fornos modernos e que possuem diversos tipos de recursos. Confira alguns modelos abaixo.

1.1. Forno turbo

O forno tubo tem um modelo de ventoinha que ajuda na circulação do ar quente dentro do forno (câmara cocção) garantindo um preparo mais uniforme ao assar os alimentos.

1.1. Forno combinado

É um forno que ajuda na preparação de diversos alimentos e que tem inúmeras combinações de calor com vapor. Assim, é possível preparar vários alimentos ao mesmo tempo.

2. Fogão industrial

O fogão industrial é um dos equipamentos mais importantes na cozinha juntamente aos fornos, assim, podemos mostrar que o fogão é usado para:

  • Cozinhar;
  • Assar;
  • Fritar;
  • Aquecer.

É um equipamento bastante versátil e consegue integrar diversos tipos de layout. Há dois modelos principais de fogões, o de alta pressão e o de baixa pressão.

2.1. Alta pressão

São fogões que não possuem reguladores de gás, de modo que o gás sai direto do botijão para o fogão. São indicados para grandes quantidades de comida.

2.2. Baixa pressão

São aqueles que possuem reguladores de gás, favorecendo o controle da chama, e ajudando no cozimento de precisão e com alimentos bastante delicados.

3. Refrigeradores

Os equipamentos de refrigeração são altamente importantes para a conservação dos alimentos, e, sem eles, fica quase que impossível cozinhar com qualidade. Há variados modelos de equipamentos de refrigeração. Confira alguns abaixo:

3.1. Balcão refrigerado

Ajuda na conservação dos alimentos por bastante tempo e mantendo a qualidade. Ajuda a otimizar o tempo.

3.2. Geladeira comercial

É usada para armazenar bebidas e alimentos em geral, e outros tipos de elementos.

3.3. Freezer

Atua na função de congelamento, com temperaturas abaixo de zero.

Sistema de exaustores para cozinha

Outro ponto importante para que seu restaurante ter sucesso é sua cozinha ter um sistema de exaustores, cuja função é retirar vapores e gases do ambiente, que são gerados dentro da cozinha, para que o ar do local fique puro e os equipamentos não sejam prejudicados.

Dessa forma, o exaustor de cozinha é altamente importante para que a cozinha funcione de forma eficiente e total. Há diversos tipos de exaustores:

  • Coifas de parede;
  • Coifas centrais;
  • Coifas de aspiração frontal;
  • Coifas wash-pull;
  • Coifas push-pull.

Assim, para que a cozinha consiga ter sucesso e consequentemente o restaurante, é importante lembrar que o investimento em equipamentos é necessário, pois, sem isso, é quase impossível levar o negócio adiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *