AudiovisualEmpresasEntretenimento

Estúdio ao vivo: descubra o que é

O estúdio ao vivo faz parte da gama de soluções que integram a transformação digital das rádios. A evolução pela qual os canais de comunicação estão passando, faz com que sua rádio esteja presente em todos os veículos de comunicação possíveis. 

O estúdio ao vivo é um deles.É fato que os ouvintes imaginam como é a pessoa que está por trás da voz que ele ouve através do rádio. 

Ele imagina de uma forma, e com o estúdio ao vivo, é possível mostrar para os seus ouvintes os bastidores da equipe e programação que fazem o espetáculo acontecer. 

Dessa forma, possibilita que o ouvinte esteja presente no dia a dia da rádio e veja como é feita toda a mágica nos bastidores.

O que é o estúdio ao vivo?

Trata-se da transmissão em tempo real do estúdio da sua rádio diretamente para o seu site através do streaming. É uma maneira de turbinar sua transmissão e impactar a sua audiência, afinal, refere-se a um recurso rico para desenvolver uma série de projetos.

Para que as transmissões sejam efetivas, é necessário contar com tecnologia de alta qualidade, como streaming com baixo delay e equipamentos profissionais.

Além disso, câmeras em alta resolução e microfones profissionais qualificados também podem oferecer mais que uma transmissão amadora.

Confira algumas dicas do que é essencial ter na composição do seu estúdio ao vivo:

1 – Estrutura do estúdio

O estúdio pode ser montado a partir de qualquer cômodo da sua rádio, inclusive no próprio estúdio de gravação de áudio utilizado rotineiramente.

Como já falamos anteriormente, é preciso investir em equipamentos de qualidade, a fim de captar o melhor áudio e imagem possíveis. 

É muito importante dar uma atenção especial ao tratamento acústico, isso inclui:

  • Adquira espumas acústicas, uma vez que elas impedem que o som passe de um ambiente para o outro, inclusive são muito usadas em estúdios de gravação;
  • Armadilhas de grave são usadas para absorver frequências mais baixas e também proporcionam a absorção de banda larga em todas as frequências;
  • Isolamento acústico, para isso utilize painéis acústicos para reter as frequências altas e médias.

2 – Equipamentos

Pense bem ao planejar quais equipamentos comporão o seu estúdio ao vivo, pois instrumentos de qualidade são os que garantem o funcionamento dele.

Assim, invista em um microfone de qualidade mais alta e que realmente capte bem a voz dos locutores, com alta definição. Além disso, tenha uma internet rápida, uma vez que a conexão de internet é o que fará sua transmissão ir ao ar com boa resolução.

E, claro, não se esqueça do fone de ouvido, dando preferência a um headphone, desde que isolem o som do ambiente externo, para que não surja a necessidade de aumentar o som durante a sua transmissão ao vivo.

3 – Plataforma

Priorize uma plataforma de transmissão que permita além da transmissão ao vivo, que seja com alta performance de imagem.

Caso a transmissão seja feita por mais de um locutor em locais diferentes, é importante verificar com a prestadora de serviços de estúdio ao vivo se isso é possível. 

Visto que, atualmente, devido ao novo cenário que enfrentamos de isolamento social, a equipe pode estar em locais diferentes quando for realizar as transmissões.

4 – Site para transmitir o estúdio ao vivo

Lembre-se que o conteúdo das suas transmissões será assistido pelo ouvinte através do seu site. 

Por isso, é indispensável que a sua rádio tenha uma página bem organizada e estruturada. Para isso, existem sites administráveis, fáceis de personalizar.

Além disso, conte com ferramentas de edição e, quem sabe, até um aplicativo para a sua rádio que permita que o seu ouvinte acompanhe sua programação de onde quer que ele esteja.

Quanto mais clean (limpo) for o seu site, melhor. Evite banners e anúncios em excesso que podem atrapalhar o carregamento da página.

Integre o estúdio ao vivo às redes sociais

É extremamente importante que sua rádio esteja presente e ativa em todos os lugares onde seu público esteja. As redes sociais relevantes para fazer suas transmissões são o Facebook e Youtube. 

Pensando nisso, conte com uma plataforma de streaming de áudio, vídeo ou o próprio estúdio ao vivo que permita fazer suas transmissões integradas às redes sociais da sua rádio.

Assim, com a integração, você consegue aumentar sua audiência digital, além de alcançar um público maior. Conte ainda com o engajamento dos ouvintes, por meio de comentários, curtidas e até o compartilhamento das suas transmissões.

Portanto, espera-se que com essas dicas você possa implementar seu estúdio ao vivo e alavancar seus resultados, além de aumentar sua audiência e impulsionar sua presença digital.

 

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Stream.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *