EquipamentosSem categoria

Importância de um sistema nobreak

A importância de um sistema nobreak vai além da possibilidade de salvar arquivos em um computador no caso de queda de energia. O equipamento, que é bastante conhecido e utilizado, protege os aparelhos, além de possibilitar salvar os trabalhos.

O sistema nobreak é importante para toda empresa que não pode parar suas atividades, perder informações ou que realiza operações críticas. Hotéis, shoppings, hospitais, supermercados, salões de festa, entre outros, são alguns exemplos.

Uma das principais funções do nobreak é proteger os equipamentos ligados a ele de picos de energia e desligamentos repentinos, além de alimentá-los.

Mesmo os mais breves picos de tensão podem causar problemas aos equipamentos mais sensíveis. Por isso, saiba quais os problemas mais comuns causados pela falta de um sistema nobreak.

Perda de dados

Imagine trabalhar com planilhas longas e complexas no computador, e, que, enquanto você executa um trabalho super importante, a energia cai e você perde todos os dados que já tinha utilizado. Ou em um call center, quando todas as ligações são interrompidas.

Quando o fornecimento de energia da rede elétrica é interrompido, sem um nobreak todos os computadores e demais equipamentos se desligarão de forma inesperada. 

Para empresas que lidam com dados, isso significa perda de produtividade, de informações e causa prejuízos financeiros, consequentemente.

Quando a energia cai, o nobreak é imediatamente acionado, mantendo os equipamentos ligados a tempo de salvar os arquivos e desligá-los de forma adequada, ou para que os usuários se preparem da melhor forma. 

Isso é possível porque internamente é instalada uma bateria para nobreak, que é acionada em caso de falta de energia elétrica.

Seu tempo de fornecimento de energia dependerá da capacidade da bateria e, também, da voltagem dos equipamentos ligados a ele. 

Após seu período de vida útil é fundamental fazer o descarte das baterias da forma correta para que o meio ambiente não seja afetado, diversas empresas realizam estes serviços.

Danos aos equipamentos

A energia elétrica que chega pela rede convencional não é de alta qualidade. Ela apresenta falhas e pode sofrer diversas interrupções durante o dia, que duram pouquíssimo tempo, mas são o suficiente para danificar os equipamentos.

Isso porque quando há interrupção no abastecimento de energia, o seu retorno pode vir com um pico de tensão, ou seja, a voltagem pode voltar mais alta do que o normal, e mais alta do que os equipamentos suportam. 

Para os aparelhos mais sensíveis, representa danos, até mesmo, permanentes, uma vez que eles podem queimar.

Os computadores mais modernos, por exemplo, possuem processadores muito rápidos, que, com as constantes interrupções, são danificados ao longo do tempo.

Os sistemas operacionais e discos rígidos são danificados, arquivos podem ser corrompidos. A importância de um sistema nobreak, portanto, passa também pela proteção dos equipamentos. 

Estabilização da tensão elétrica

Como mencionado anteriormente, a rede elétrica não fornece uma voltagem constante e uma energia 100% limpa e de qualidade. 

Por isso, é importante contar com um equipamento que estabiliza a voltagem de entrada, para que a voltagem de saída seja a que o equipamento precisa.

Ao receber mais ou menos energia do que o recomendado, os aparelhos podem ser danificados, queimar ou sofrer problemas permanentes. O mesmo acontece com a energia que não é de qualidade.

Prejuízos financeiros

Quando uma empresa para inesperadamente, a produtividade diminui, assim como os lucros. 

Dependendo do tempo de parada, acontecem atrasos na entrega de serviços e produtos, comprometendo os ganhos financeiros e até a credibilidade do fornecimento de produtos ou serviços.

Além disso, a troca de peças ou equipamentos inteiros devido a defeitos causados pela rede elétrica representa um gasto muito maior do que o investimento em um sistema nobreak.

Tipos de nobreak

Mesmo que você opte pela locação de nobreaks é fundamental saber escolher o melhor equipamento para sua empresa, e para isso é preciso saber a diferença entre eles.

O nobreak off-line, também conhecido como stand-by, é o tipo mais simples. Ele não possui estabilizador interno, portanto não estabiliza a tensão da rede elétrica, e sua bateria é acionada somente quando a energia cai. É mais recomendado para uso doméstico.

Os nobreaks de linha interativa também são acionados em caso de falta de energia e já possuem um estabilizador. 

Portanto, ao mesmo tempo que protegem os equipamentos, fornecem energia quando a rede elétrica deixa de o fazer.

Os nobreaks online ou de dupla conversão são o tipo mais completo. Além de estabilizarem a tensão elétrica, mantêm a bateria interna em constante funcionamento. 

Assim, não há tempo de resposta entre a falta de energia e o acionamento da bateria. É o mais indicado para locais com operações críticas.

Agora que você já conhece a importância de um sistema nobreak, escolha uma empresa de confiança para te auxiliar na compra, instalação e manutenção dos equipamentos, garantindo o funcionamento de todas as suas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *