EquipamentosHospitalLimpeza

Limpeza hospitalar e seus cuidados com o ambiente

Na área de saúde, contar com um bom serviço de Limpeza hospitalar é essencial para evitar contaminações, infecções e outros problemas neste ambiente.

Não é à toa que, cada vez mais, as clínicas de saúde buscam parcerias com Empresas terceirizadas de limpeza hospitalar para executar esses serviços.

Uma das principais vantagens desse tipo de parceria é a otimização dos recursos operacionais. Outra é contar com uma equipe especializada e focada no assunto para cumprir todas obrigatoriedades propostas para o setor de limpeza hospitalar pela Vigilância Sanitária.

Para se ter uma ideia, em São Paulo, os critérios que regem essa área são propostos pela Lei nº 8.080 / 1990. Entre os serviços esperados por uma empresa de limpeza estão faxinas básicas até a desinfecção de materiais e limpeza de locais com produtos específicos para remoção de bactérias e resíduos.

Quer saber mais sobre como a limpeza hospitalar se reflete nos cuidados com o ambiente e na credibilidade perante os pacientes? Continue lendo este artigo e descubra.

Empresas terceirizadas de limpeza hospitalar: Como funciona?

Diferente de uma empresas de limpeza comuns, as Empresas terceirizadas de limpeza hospitalar são orientadas a cuidados mais específicos da área. Afinal, além da higienização de espaços de rotina como o banheiro, o chão e a área de recepção, os profissionais que trabalham na limpeza hospitalar precisam lidar com faxina especializada.

Isso quer dizer que em um cenário ideal, essas empresas devem se preocupar com a remoção de resíduos contaminantes de salas de cirurgia e outras sujeiras que não são vistas a olho nu.

É justamente por isso que a Vigilância Sanitária e a Anvisa trazem orientações específicas para a área de saúde.

Neste caso, a empresa de limpeza deve estar ainda mais atenta à rotina hospitalar e seus riscos de insalubridade para manter tudo com um controle minucioso de qualidade.

Por isso, se você está pensando em contratar uma parceria para executar os serviços de limpeza em sua clínica ou hospital é importante considerar alguns fatores antes de fechar a parceria. São eles:

  • Experiência do profissional de limpeza no setor hospitalar;

  • Conhecimento da equipe sobre produtos químicos específicos;

  • Capacitação da equipe para usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

  • Portfólio da empresa diante de outros hospitais e/ou clínicas.

Se todos esses critérios tiverem uma boa avaliação, considerar a terceirização é uma boa alternativa. Além da redução dos custos financeiros, o hospital também abre mão das preocupações operacionais já que a empresa assume toda a responsabilidade perante a qualidade dos serviços de saúde.

Empresas de recepção em prédios e outros cuidados

Além dos serviços de limpeza hospitalar internos, é importante pensar que a higienização de um hospital também pode ser percebida pelos pacientes na estrutura da edificação.

Por esse motivo, contar com uma Empresa de recepção em prédios que garanta organização para esse ambiente é uma boa alternativa.

Além de prestar um atendimento mais personalizado aos pacientes que poderão tirar dúvidas, marcar consultas e fazer reclamações com uma profissional, a ideia de organização está muito associada à limpeza.

Justamente por isso, a maioria das clínicas investe em parcerias conjuntas na limpeza e também na recepção. Assim, é importante que a área de trabalho da recepcionista seja confortável e passe a ideia de tranquilidade para os pacientes. Afinal esse será o primeiro contato com o hospital antes da entrada no consultório em si.

Neste cenário, as empresas que cuidam da limpeza hospitalar podem também cuidar desse ambiente para deixá-lo sempre limpo e arejado.

Outro detalhe importante que também engloba a higienização como um ponto de credibilidade na área da saúde é a conservação do prédio.

Para se ter uma ideia, a legislação paulista determina que a limpeza predial de fachada seja feita a cada 5 anos. Além da fachada ser a primeira imagem que o paciente fará da clínica, é importante manter essa estrutura limpa até mesmo para evitar infiltrações e outros problemas a longo prazo.

Está na grande São Paulo? Busque empresas de Limpeza de Fachada na Zona Sul, ou na região em que está localizado.

Agora que você já sabe os principais cuidados que devem ser tomados com o ambiente para garantir a qualidade de uma limpeza hospitalar, não hesite em fazer um planejamento de melhorias.

Na área da saúde principalmente, todo cuidado de limpeza é pouco, já que o tempo todo as pessoas estão expostas à doenças, infecções hospitalares e outras complicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *