EquipamentosIndústriaProdutos

Máquinas importantes para o ramo da construção civil

Existem inúmeras máquinas presentes no setor da construção civil, muitas delas desconhecidas até pelos próprios profissionais da área.

É muito comum que engenheiros recém-formados não lembrem ou não saibam o nome e o funcionamento das máquinas mais importantes da área.

Por conta disso, separamos uma lista com os principais maquinários do setor da construção civil. Continue com a leitura a partir do próximo tópico.

Retroescavadeira

Comumente usada em obras, a retroescavadeira possui a função de escavar valas e redes, além de transportar diferentes materiais, bem como o carregamento de caminhões.

Equipamento para solda

A inversora de solda também é uma das máquinas mais usadas no setor industrial, que também cabe ao ramo da construção civil.

O equipamento garante a instalação de materiais nas obras, garantindo maior assertividade nas conexões por meio de solda.

Veja algumas características da maquina de solda:

  • Tecnologia aplicada;
  • Usabilidade;
  • Comodidade;
  • Ótimo manuseio;
  • Assertividade em aplicações.

Mini pá-carregadeira

Muito usada em obras de construção civil e afins, o equipamento tem como principal função o transporte de materiais agregados, pois é versátil, devido ao tamanho e consegue adentrar em pequenos espaços.

Pá-carregadeira

Possui a função de carregar caminhões em locais de estocagem, trabalho em usinas de asfalto, bem como usinas de solo e terraplenagem.

Ainda assim, cabe destacar que há vários implementos disponíveis para a pá-carregadeira, responsáveis por deixar a máquina ainda mais versátil, como brocas, valetadeiras, picão, betoneiras e até brocas perfuratrizes.

Mini retroescavadeira

Assim como a retroescavadeira, a versão mini, tem como intuito escavar redes mais rasas, como água, incêndio, esgoto, elétrico e spda.

A máquina também é usada para o transporte de resíduos menores. Além do mais, a máquina é lenta, indicada para trabalhos menores.

Fornecedores de energia

Toda obra precisa de um gerador de energia, pois é por meio dessa máquina que as outras funcionam.

Ou seja, o gerador emana a tensão para os demais maquinários, movimentando e dando andamento à obra.

Geralmente, os geradores podem ser alocados ou comprados. Os proprietários ou gestores das obras acabam preferindo pelo aluguel de gerador, uma vez que é mais barato e rentável à obra.

Muitas construtoras fecham contrato com uma empresa de geradores, que fornece o maquinário durante toda a construção.

Motoniveladora

A motoniveladora é um equipamento exclusivo para terraplenagem, pois conta com a função de aterrar subleitos e bases, de acordo com as estacas marcadas no terreno, com o topógrafo.

O equipamento consegue cortar grandes volumes de terra e bica corrida, o tornando uma máquina de muita força.

Rolo compactador liso

Também é um equipamento designado para terraplenagem, com a principal finalidade de compactar materiais mais finos, como bica corrida, por exemplo.

Além disso, máquina faz acabamentos de base, para imprimação ou asfalto, que precisam se superfície lisa e compacta.

Caminhão Pipa

Tem como objetivo umedecer os materiais para que eles atinjam um nível de umidade adequada para ser compactado.

Além do mais, o equipamento tem a função de fornecer água para a obra em épocas de seca, bem quando o movimento das máquinas levanta muita poeira no ar.

Por fim, o caminhão pipa também auxilia toda a obra com o abastecimento hídrico, enchendo tambores, molhando lajes e tabuleiros concretados.

Caminhão Munck

Muito versátil, o equipamento é fundamental para a obra e seu principal objetivo fazer movimentações de cargas por meio da obra com a ajuda do braço hidráulico.

Confira as aplicações do caminhão Munck na construção civil:

  • Distribui blocos de concreto na construção;
  • Distribuição e assentamento de manilhas de concreto;
  • Leva e busca as ferramentas do almoxarifado;
  • Realiza o transporte de equipamentos, como o compressor de ar, e gerador;
  • Transporta materiais na obra, como sacos de cimento e andaimes;
  • Pode ser usado com gaiola, para fazer serviços em alturas;
  • Levanta peças para o alto, como lajes, por exemplo.

Dobradeira

A dobradeira de estribos possui duas versões: automática e manual.

As duas vertentes têm funções importantíssimas no setor da construção civil, uma vez que dobram barras retas metálicas em rolos de metal.

Elas também dobram vigas, sapatas e tudo o que precisar ser dobrado na obra.

A diferença entra a automática e manual é o processo, pois na primeira ocasião, o procedimento é automático, sem a necessidade da mão humana.

No outro caso, é necessária a intervenção do mestre de obras, para que tudo ocorra bem.

Portanto, a dobradeira de chapa é o item fundamental para qualquer tipo de obra, desde os menores até a construção de grandes edifícios.

As máquinas citadas neste artigo são as principais e mais utilizadas nas obras e grandes construções do segmento da engenharia civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *