EmpreendedorismoMarketing

Marketing digital para restaurantes

Em um mercado com tantas opções, como o dos restaurantes, uma das grandes dificuldades é atrair mais clientes e manter uma demanda sempre constante.

Afinal, como se destacar em meio a tão numerosa oferta? Se você é dono desse tipo de estabelecimento, saiba que pode usar a internet a seu favor. Fique de olho em algumas de nossas dicas de marketing digital para restaurantes. 

1. Invista em um site otimizado

Nem precisamos dizer o quanto a presença online do seu estabelecimento é essencial para que ele sobreviva no mundo offline, não é mesmo? Portanto, se seu restaurante ainda não tem um site, é hora de criá-lo

Não precisa ser nada super elaborado ou sofisticado, ele deve ser funcional e útil para quem chega nele.

Porém, isso não é o bastante. Criado o site, olhe bem para ele, navegue e analise se ele é otimizado. Você sabe o que isso significa? Um site otimizado é aquele potencializado para diversos objetivos, como aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de busca através de consultoria em SEO, incrementar vendas e ser de fácil navegabilidade em celulares. Para saber se o seu site atende a esses objetivos, faça algumas perguntas:

  • Meu site é responsivo? Um site responsivo é o que se adapta aos diferentes tamanhos de tela. Lembre-se que muitos acessos hoje são feitos a partir de smartphones e tablets e, por isso, é fundamental que as páginas virtuais sejam desenvolvidas de forma que qualquer um possa navegá-las.
  • Meu blog tem conteúdo relevante? Produzir conteúdo pode até parecer trabalhoso, mas, a longo prazo, ele pode se tornar um dos canais mais importantes para atração e retenção de clientes, já que um volume maior de conteúdos vinculados ao seu domínio contribui para que ele apareça nos mecanismos de buscas.
    Por exemplo, um blog relacionado a um restaurante de comida vegana pode conter informações sobre veganismo, receitas, benefícios, curiosidades, um monte de conteúdo rico que gera relevância para os mecanismos de busca. Leia mais sobre a importância do blog no seu site.
  • Meu site é otimizado para SEO? O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias utilizadas para que os buscadores entendam que seu conteúdo é útil para aquilo que o consumidor procura.

Além disso, elas também visam beneficiar a experiência do usuário, com atenção para a velocidade de carregamento das páginas do site e para a maneira como as informações estão organizadas.

Assim, o SEO é o caminho que leva o cliente até seu negócio. De nada adianta ter um empreendimento se ele está escondido, se ninguém encontra. Investir em consultoria em SEO é jogar a luz que seu estabelecimento precisa para ser conhecido pelo público

2. Marque presença no Facebook e Instagram

As redes sociais são igualmente importantes em sua estratégia digital. Em meio a tantas, o Instagram e o Facebook acabam sendo as mais eficientes para esse tipo de mercado, já que o foco é o consumidor final. 

Atente-se particularmente ao Instagram, que tem se destacado cada vez mais. Além disso, como a rede é essencialmente visual, ela tem tudo a ver com restaurantes, que tem um forte apelo imagético, afinal, começamos a comer pelos olhos, não é mesmo?

Criar um perfil para divulgar promoções, cardápios e novidades é primordial, mas você também precisa interagir com seu público, elaborando ações específicas que possam ser compartilhadas pelo maior número de pessoas.

Incentive reviews e use hashtags, pois elas ajudam um potencial cliente a descobrir o seu negócio. 

3. Use e-mail marketing para restaurantes de forma assertiva

E-mail marketing funciona e é, inclusive, uma das ferramentas de relacionamento e vendas com maior taxa de conversão e retorno por parte dos clientes. O problema é que muitas vezes essa estratégia não é usada da forma correta e acaba se tornando uma correspondência indesejada.

O primeiro cuidado é enviar e-mail para aqueles que tenham a ver com seu negócio e querem receber sua correspondência. Além disso, é preciso que exista um objetivo claro na comunicação. 

Por exemplo, se você quer divulgar uma promoção de jantar de segunda a sexta, a oferta terá muito mais efetividade se for enviada durante a semana, até o fim da tarde, do que num sábado pela manhã.

4. Invista no marketing de indicação

Para investir em indicação, é preciso primeiro garantir a satisfação da clientela. Além de oferecer um serviço de qualidade e um atendimento de excelência, conceda promoções e descontos para clientes fiéis, ofereça cupons para eles presentearem amigos e incentive os consumidores a divulgarem o estabelecimento em suas redes sociais.

Também é importante acompanhar e interagir com as avaliações que seus clientes deixam para você em aplicativos como o TripAdvisor ou no próprio Facebook. Além de acompanhar o que andam falando de bom, os comentários negativos podem servir de feedback para que você faça ajustes onde for necessário.

Existem muitas maneiras de ajudar a crescer o fluxo de clientes no seu estabelecimento. Além do boca a boca, você também pode investir em uma estratégia com influenciadores digitais. Use a criatividade!

5. Relacionamento que gera vendas

Atrair novos clientes é ótimo, mas você tem cuidado daqueles que já frequentam seu estabelecimento? Cultivar um bom relacionamento com eles é essencial para manter a satisfação da clientela, o que implica em indicação para potenciais clientes de forma espontânea.

São inúmeras as formas de começar um relacionamento com seus clientes. Você pode ter programas de fidelidade, premiando clientes mais fiéis com descontos e brindes. Se você tem iniciativas diferentes no seu negócio, pense em utilizá-las para se aproximar da sua comunidade e ganhar o reconhecimento dos consumidores. 

E por que não criar pesquisas de opinião oferecendo brindes para quem deixar a opinião registrada?

Para que você consiga se relacionar com seu cliente de forma assertiva, a primeira coisa a fazer é conhecer bem o seu público, saber do que ele gosta, como se comporta, além de identificar qual conteúdo traz mais retorno para seu empreendimento.

Pensar com cuidado no cardápio, criar uma decoração bonita e ambiente agradável, investir em bom atendimento, ter uma cozinha saborosa. Na hora de abrir um negócio no mercado gastronômico, tudo isso é essencial, mas não basta. Investir em marketing digital para restaurantes é igualmente importante. Procure uma agência de marketing digital e comece a criar agora a sua estratégia vencedora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *