CursosServiços

Melhorando o ensino da sua escola com novos equipamentos

Uma boa escola precisa contar com bons professores, uma diretoria organizada e alunos engajados. Porém,  além disso, uma boa estrutura e um planejamento adequado são necessários para garantir resultados positivos no quesito aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Itens tecnológicos, como computadores, projetor e aparelhos em laboratório auxiliam muito no processo de aprendizado.

Os avanços tecnológicos precisam fazer parte cada vez mais das salas de aula. A utilização de aparelhos eletrônicos,  como notebooks, celulares, além de complementos como uma instalação de tela de projeção elétrica nas salas aulas é muito importante para acompanhar a evolução intelectual e cognitiva dos alunos dessa era tecnológica.

A aula tradicional, que se baseia apenas no livro didático, não se encaixa mais na realidade dos estudantes dessa nova geração.

Para deixar os alunos motivados e prender a atenção deles, principalmente das crianças mais hiperativas, é preciso que as escolas invistam em tecnologia, como em uma lousa digital preço acessível e também na capacitação dos professores para essa nova forma de ensino.

Os professores precisam estar por dentro das inovações tecnológicas e conseguirem despertar a curiosidade dos alunos por meio de desafios e reflexões sobre os conteúdos.

O laboratório de informática, por exemplo, é um ambiente extremamente necessário dentro de uma escola. Antigamente, os alunos faziam trabalhos em cartolinas, maquetes ou tudo a mão.

Com a tecnologia, os professores tiveram que adaptar os conteúdos aos novos formatos de trabalhos. Hoje em dia, eles são feitos no Word, Excel ou Power Point, tudo digitalizado.

Espaço físico da escola

Assim como os aspectos tecnológicos, os aspectos físicos de uma escola também exercem grande influencia no desenvolvimento dos alunos.

Por isso, reformas em geral podem ser necessárias para  manter essa estrutura sempre atualizada. Alguns espaços fundamentais em uma escola são:

  • Salas de aula;
  • Laboratórios;
  • Áreas de convivência/parquinhos;
  • Área administrativa;
  • Pátio;
  • Banheiros;
  • Cantina;
  • Quadras;
  • Biblioteca.

O ambiente escolar precisa ser confortável, seguro e acolhedor para o aluno, pois é lá que ele passa grande parte do seu tempo, convivendo com outras crianças e jovens, se relacionando e, o mais importante, aprendendo. Aprendizado que é decisivo para a construção do seu futuro.

Pode ser necessário contratar uma empresa de manutenção predial para manter o espaço escolar sempre em dia.

A biblioteca é um local que precisa de muita atenção. Além do espaço aconchegante, é preciso ter um profissional com formação específica que é o responsável pela biblioteca e, além disso, o acervo adequado de livros para os alunos é fundamental. Ele deve ser composto por livros de pesquisa e de literatura.

Os laboratórios ajudam a ser visto na prática aquilo que é aprendido nos livros. Uma aula de química, por exemplo, é muito mais produtiva quando se pode ver ao vivo às experiências, gerando muito mais aprendizado para os alunos, além de despertar um maior interesse deles.

Uma recomendação é fazer o investimento em um espaço específico que possua diversos materiais da área que facilitem o aprendizado.

O professor deve saber usar esse espaço de forma significativa para os alunos, permitindo que eles realizem as experiências e compreendam o significado de cada uma.

Acessibilidade nas escolas

Muitas escolas não possuem itens básicos de acessibilidade, como corrimãos e rampas. Porém, a escola precisa fornecer à todas as crianças e adolescentes o direito de se locomover de forma fácil para frequentar as aulas.

Por isso, é fundamental investir em acessibilidade. Como também, os profissionais precisam ter um treinamento especial para lidar com esse grupo de alunos.

Para os discentes enxergarem uma escola com bons olhos, é preciso criar um ambiente confortável e tecnológico.  Atualmente, as escolas e os profissionais precisam saber que capacitação e melhorias na infraestrutura são prioridades para ser classificada como uma boa escola

A gestão escolar é outro quesito que merece atenção. Isso engloba a área de marketing, gestão financeira, comunicação, acompanhamento do desempenho dos professores.

É fundamental que o gestor acompanhe as finanças da escola. Por meio de um software que faz uma análise desses dados, o dono da escola consegue saber como está o seu caixa, qual o montante de contas que ele tem a ser pagas e também a receber.

A partir disso, é possível traçar o investimento nas áreas que necessitam, além de ter um controle do fluxo de caixa programando melhor os pagamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *