EmpreendedorismoSegurançaServiçosTrabalhador

Métodos de segurança para os funcionários que toda empresa corporativa deveria ter

O investimento em técnicas de proteção, comumente aliados à tecnologia desenvolvida no campo da segurança, sinaliza a preocupação crescente das empresas.

Estas em garantir a salvaguarda dos funcionários e é indispensável, quando se pensa nas responsabilidades de uma corporação.

Seja de maneira física ou digital, é necessário que em todo ambiente corporativo sejam adotadas estratégias de proteção e instalação de equipamentos, ajustados à estrutura tangível e as necessidades de cada ambiente de trabalho.

Entre os possíveis procedimentos de segurança, é possível citar o controle de acesso, que diz respeito ao fluxo de entrada e saída de pessoas nos ambientes.

Permitindo que apenas um pessoal previamente autorizado tenha acesso às dependências da empresa, em áreas de maior ou menor grau de restrição.

Garante-se também que haja um controle maior das rotinas dos funcionários, possibilitando o monitoramento da movimentação de pessoas e a elaboração de relatórios mais completos.

As opções para controle de acesso

Em meio às alternativas disponíveis para realização desse controle, está a catraca torniquete controle de acesso, equipamento bastante resistente que exige autorização para a entrada e saída de pessoas.

Pode ser utilizada em locais de fluxo reservado dentro da empresa, onde não haja possibilidade de monitoramento físico de segurança.

Este equipamento requer autorização prévia, para girar em ambos os sentidos e é completamente pessoal. Pode ser aliado, por exemplo, a sistemas informatizados como a biometria digital.

Incrementando ainda mais sua função de controle e eliminando a necessidade de instalação de divisores ao ambiente.

Essa tecnologia tem por objetivo, manter o máximo possível de segurança no fluxo de pessoas do ambiente em que ela está instalada.

Por isso, sua estrutura física deve ser reforçada, feita com materiais que garantam sua durabilidade e robustez.

No caso da implantação de uma catraca torniquete preço, não deverá ser, portanto, o fator principal a ser levado em conta pelas empresas.

Antes, é preciso estar atento a resistência física e ao pleno funcionamento de sistemas digitais integrados ao equipamento, caso eles existam.

Isso porque este é um instrumento projetado para resistir a um uso contínuo e movimentos bruscos, que ao longo do tempo, podem prejudicar seu funcionamento, caso sua estrutura seja frágil.

Portanto, na aquisição de um leitor de biometria, o preço e a qualidade do produto são condições fundamentais e complementares, não podendo ser dissociadas.

Outras ferramentas, como o relógio de ponto biométrico podem ser adotadas como estratégicas nas políticas de segurança e resguardo dos funcionários de uma empresa.

O uso da tecnologia de biometria, já utilizado por instituições bancárias, por exemplo, na realização de procedimentos, como saques em caixas eletrônicos, também passa a fazer parte das políticas de segurança das corporações.

Se antes se dependia da documentação, para reconhecimento pessoal em uma portaria responsável pelo fluxo de funcionários e visitantes, hoje, a tecnologia biométrica evita alguns deslizes de segurança, como por exemplo, a falsificação dos documentos.

O cadastro biométrico irá se basear em características biológicas, como a impressão digital, a íris, a retina, ou a palma das mãos. Desta forma, o sistema irá capturar uma biométrica dos indivíduos, baseando a identificação nessa informação.

Em seguida, o sistema realiza uma comparação com as informações de outros indivíduos. Este recurso, portanto, se mostra bastante eficiente no que diz respeito a evitar fraudes.

Por que investir em softwares para controle de ponto?

O softwares para controle de ponto, surgiram recentemente como alternativa para otimizar e incrementar o controle de pessoal dentro das empresas corporativas.

Esse tipo de ponto, registrado na tecnologia de nuvem, garante maior assertividade na coleta das informações, sobre a entrada e saída dos funcionários.

Permitindo um controle maior das faltas e de possíveis irregularidades, com relação à frequência e permanência dos funcionários no ambiente corporativo.

Essa tecnologia, permite, por exemplo, que os comportamentos anormais sejam notificados pronta e diretamente ao setor de RH, que tem acesso direto às informações coletadas pelo software para controle de ponto.

Além disso, essa tecnologia permite que se dispense a necessidade de papeladas e relatórios burocráticos, otimizando a gestão de tempo e de recursos disponíveis.

Também há maior segurança com relação a captação e gestão dos dados, que não se perdem no caso de vírus, pane elétrica, etc. Entre os benefícios dos softwares, podemos citar:

  • Maior assertividade na coleta das informações;
  • Facilidade de manuseio;
  • Otimização da gestão de informações;
  • Economia de recursos financeiros;
  • Otimização do tempo do trabalho do setor de Recursos Humanos;
  • Segurança na obtenção dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *