EquipamentosLimpezaSegurançaTerceirização

Momentos para locar caçambas

Praticamente, qualquer tipo de obra ou reforma acaba por produzir um grande número de resíduos, desde pedras até entulhos grandes. Deste modo, é interessante contar com equipamentos de descarte adequado para esses materiais como as caçambas.

Além disso, existem muitos outros setores que utilizam as caçambas para descarte pelo motivo de os resíduos serem descartados em uma usina adequada de reciclagem ou aterros especializados. Isso sem mencionar que todo esse procedimento é de responsabilidade da empresa de caçambas.

Uma grande dificuldade de muitos setores é levar os materiais de descarte até aterros corretos. Isso porque, normalmente, eles ficam fora do centro urbano.

Assim, quando é feita a locação de caçamba de entulho a empresa – ou profissional – contratado que irá realizar esse transporte até o aterro correto.

Confira durante este artigo em quais situações é viável fazer a locação de caçamba, suas principais aplicações, cuidados e algumas curiosidades sobre esse serviço.

É importante entender o tipo de material produzido

Ao contrário do que se pensa, é extremamente importante depositar na caçamba somente o material mencionado ao solicitar o serviço. Isso porque, é de acordo com as especificidades do material que é feito o direcionamento para uma usina adequada, ou seja, que tem foco em reciclar aquele material.

Assim, é imprescindível colocar uma sinalização na caçamba, principalmente se ela ficar em vias públicas.

Confira nos tópicos abaixo os modelos de caçambas disponíveis para locação e a finalidade mais adequada de cada tipo:

1. Caçamba basculante

A caçamba basculante é o tipo mais adequado para o transporte de pequenos e médios entulhos, que necessitam de um material reforçado e de fácil descarga.

Esse é o modelo mais comum em canteiros de obra e a retirada de entulho deve ser feita sempre com muito cuidado, principalmente se existirem itens perfurocortantes no meio.

Quando houver o risco de cortes, é preciso sinalizar para a empresa e/ou pessoa que for realizar a retirada do material para evitar acidentes.

2. Caçambas estacionárias

Esse é um produto que pode corresponder a diversas demandas pela sua versatilidade em modelos e tamanhos.

Neste cenário, um dos modelos disponibilizados no segmento estacionário é a Caçamba Roll-on. Este é um tipo de caçamba agricola que tem foco na retirada de materiais orgânicos e/ou de baixa densidade, como:

  • Resíduos orgânicos;

  • Resíduos de poda;

  • Pequenas quantidades de solo;

  • Concreto;

  • Argamassas;

  • Cerâmicas;

  • Papel Plástico;

  • Gesso;

  • Metal.

Deste modo, é importante destacar a importância de escolher adequadamente o tipo de caçamba que será utilizada, pois ela pode não suportar o material que for depositado e sofrer com riscos e/ou corrosão do material.

3. Caçamba com tampa

Esse é um modelo de caçamba para lixo mais adequado para o descarte de resíduos de refeitórios, como comidas e outros insumos que não podem ficar expostos ao sol ou a intempéries.

Para o uso de caçambas da forma adequada é preciso seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que diz que é necessário ter adesivos reflexivos que sejam visíveis de dia e de noite, evitando acidentes.

Outra exigência estabelecida é que o item apresente o número da empresa que faz a manutenção daquela caçamba, para entrar em contato facilmente em casos de emergências.

Por que a locação é o melhor método?

Depois de entendermos quais os modelos mais comuns de caçambas e o seu uso é preciso entender, de acordo com o serviço e/ou obra, se é melhor comprar ou alugar o item.

O método mais usual é o de locar caçambas, pois esse meio permite a escolha do modelo que mais adeque a sua obra em cada momento.

Basicamente, isso significa que é possível trocar e adaptar a caçamba conforme a necessidade das funções que estão sendo realizadas.

Isso ocorre porque, no começo da obra os resíduos mais comuns são de baixa densidade, requerendo um modelo específico e apropriado. Já do meio para o fim da obra, os resíduos são mais pesados, tendo concreto, metais e restos de produções no meio, o que demanda uma caçamba de lixo maior e mais preparada.

Somente com a locação é possível ter esse tipo de flexibilidade sem danos ao orçamento.

Além disso, alugar uma caçamba traz o benefício de não ser necessário se preocupar com a manutenção da caçamba, pois a empresa fornecedora do serviço é a responsável pela manutenção, garantindo que o equipamento esteja funcionando perfeitamente. Isso sem mencionar que é possível contar com itens mais novos.

Como vimos, cada momento requer um tipo de caçamba diferente, seja em uma obra, um refeitório ou até mesmo em pequenas reformas e com as informações contidas neste artigo, você será capaz de escolher qual equipamento irá se encaixar melhor as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *