EmpreendedorismoProfissõesServiços

Motorista executivo: saiba em quais áreas atua esse profissional

Atualmente, há no mercado muitas profissões que não exigem formação superior acadêmica, mas sim o desenvolvimento de algumas habilidades técnicas que podem ser obtidas por meio de cursos profissionalizantes.

O motorista é uma delas, pois para exercer essa profissão a pessoa precisa ser habilitada para condução de veículos terrestres como carros, ônibus e vans, nesse caso, quanto mais expansivo for mais opções de atuação há.

Atualmente o motorista pode ser particular, executivo ou de transporte publico, cada demanda exige um tipo de conhecimento e conduta.

O motorista particular, por exemplo, atua para uma determinada pessoa ou por vezes para varias pessoas em horários diferente como os motoristas de táxi. Já o motorista de transporte público atua na condução de ônibus e vans que são de uso coletivo.

O motorista executivo é o profissional que dirige veículos de passeio ou fretados para a locomoção de trabalhadores, diretores e visitantes em viagens e reuniões.

Responsável pelo comparecimento em locais como aeroportos e rodoviárias para o embarque e desembarque auxiliando na recepção e transporte da bagagem ou encomendas.

Diferentemente dos motoristas particulares ou de transportes públicos, os executivos atuam para uma determinada empresa ou organização privada.

Requisitos

Para se tornar um motorista executivo os requisitos básicos são apenas três:

  1. Ter mais de 18 anos,
  2. Ter uma carteira de habilitação condizente com o veiculo que irá conduzir
  3. Ser um bom motorista.

Além dos requisitos listados acima é importante também se atentar aos demais requisitos exigidos pelas empresas que pode variar de acordo com cada organização.

O transporte

Cada empresa pode solicitar que o motorista dirija um determinado veículo.

As que oferecem o transporte aos seus trabalhadores, dependendo do porte e quantidade de pessoas que atuam na organização, geralmente optam por modelos como um ônibus ou uma van.

Essa atividade também recebe a nomenclatura de transporte fretado para empresas. Assim o profissional precisa estar habilitado para condução de carros e vans e por vezes ônibus.

Aluguel

Uma outra opção de atuação desse profissional é por meio de trabalhos autônomos, ou seja, quando as empresas precisam eles prestam o serviço, mas atuam para mais de uma organização.

Nesses casos uma boa estratégia é realizar parcerias com as empresas de locação de veiculos. Pois muitas vezes, as empresas e algumas pessoas pedem indicação de profissionais dessa área para a realização de serviços pontuais.

Para as empresas essa é uma ótima opção, pois nem sempre há a necessidade de contratar esse profissional. O mesmo ocorre com o aluguel de carros, que acaba sendo uma opção mais econômica quando o veiculo não é utilizado com muita frequência, mas sim para situações pontuais.

O mercado de locação de carros e demais transportes vem ganhando espaço, principalmente no aluguel de van para viagem ou ônibus.

Isso porque ao realizar o levantamento dos custos, o aluguel – por vezes – é mais econômico.

Isso fez com que gerasse também a demanda de profissionais para a condução desse veículos, assim os motoristas executivos também podem atuar nessas organizações.

Principalmente na locação de ônibus que exige um tipo especifico de habilitação para condução do transporte.

Por isso ao realizar viagens com muitas pessoas a longa distância uma alternativa é a locação de transporte que possui algumas características que são também benefícios, como:

  • Um transporte revisado pronto para viajar;
  • Economia;
  • Condução segura, pois é realizada por um profissional;
  • Descanso para todos que estão viajando.

Ao optar pela contratação de um motorista todos conseguem relaxar e descansar durante o trajeto, a condução é realizada de forma segura e tranquila.

Cuidados

Antes de realizar a locação dos veículos é importante realizar alguns processos a fim de garantir a qualidade do serviço. Pesquisar a empresa online para checar a sua credibilidade é muito importante.

Desse modo, antes de alugar também é preciso verificar as condições do veículos e ter a garantia que estão com a revisão em dia e aptos a circularem em estradas e rodovias.

Essa verificação básica evita alguns problemas que podem ocorrer como a não prestação do serviço de qualidade ou até mesmo a não prestação do serviço.

O mesmo deve ser aplicado ao motorista que irá conduzir. A empresa contratada tem a responsabilidade de assegurar que o profissional é habilitado e possui uma boa conduta no transito a fim de evitar ao máximo acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *