EquipamentosIndústriaProdutosSegurança

Laboratórios e seus cuidados com a segurança

Todo laboratório é um espaço que deve ter uma estrutura muito rigorosa para o pleno controle de segurança, combate à infecções e prevenção diante de contaminações.

Nesse contexto, um elemento comum dentro dos ambientes laboratoriais é o Freezer para laboratório.

Na prática, esse equipamento serve, principalmente, para conservar medicamentos especiais que são sensíveis às condições de temperatura. Esses remédios são conhecidos como termolábeis, ou seja, estragam se não estiverem armazenados em ambientes com uma média entre 2º C e 8º C.

A refrigeração nos laboratórios não é uma demanda exclusiva dos remédios e sim do ambiente que precisa conservar amostras de exames, vacinas e a própria estrutura.

Seja em freezer ou Ultrafreezer – destinado à conservação de equipamentos de laboratório -, os cuidados com a conservação e a segurança deste ambiente são muito necessários.

Quer saber mais sobre como funciona a rotina de um laboratório e seus cuidados com a segurança? Continue lendo este artigo e confira.

Refrigeração e conservação de produtos

Todo laboratório precisa ter boa ventilação ou uma boa Câmara climática. Isso porque a circulação do ar evita que substâncias tóxicas contaminem de forma negativa o ambiente.

Neste cenário, contar com refrigeradores e freezers é fundamental. Em laboratórios com foco na realização de diagnósticos de saúde, por exemplo, é fundamental que a temperatura máxima na coleta de substâncias seja de 25ºC. O armazenamento das amostras, por sua vez, deve ficar entre os 2ºC e 8ºC, tudo isso para garantir que nenhum resultado seja alterado.

Além dos refrigeradores de remédios e vacinas, o Ultrafreezer é um dispositivo fundamental para a conservação dos móveis do laboratório em si.

Na prática, esse equipamento está disponível em uma variedade ampla de modelos, mas a capacidade de refrigeração fica em torno de -50ºC e -86ºC.

Assim, é importante que os equipamentos e móveis de um laboratório sejam bem conservados, pois sem uma estrutura adequada e livre de contaminação e sujeira, um laboratório perde em qualidade.

A escolha de um Ultrafreezer preço deve considerar fatores como nicho laboratorial, frequência de uso do equipamento, porte do laboratório e tipos de produtos envolvidos no cenário.

Resumidamente, apostar na conservação de produtos e substâncias laboratoriais a partir da refrigeração traz benefícios como:

  • Menos desperdício de matérias-primas;

  • Maior padrão de qualidade dos produtos;

  • Conservação de substâncias e elementos;

  • Menos acúmulo de sujeira;

  • Redução dos índices de contaminação.

ATENÇÃO: Entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde possuem materiais de orientação especificamente voltados à refrigeração laboratorial.

Assim, independentemente do modelo de Refrigerador para medicamentos ou freezer laboratorial, é importante avaliar as normas de acordo com o estilo do laboratório.

No caso dos equipamentos para refrigeração de remédios, é essencial conservar as propriedades do remédio, considerando critérios como: isolamento térmico, temperatura regulada e a adaptação às mudanças climáticas.

Vale ainda destacar que o mesmo vale para a conservação de vacinas que também podem ser termolábeis, ou seja, sensíveis à temperaturas altas.

Treinamento nr 35

Assim como em outros ambientes industriais, os laboratórios também exigem capacitação de técnicos e profissionais que circulam no espaço.

O Treinamento nr35 é baseado nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, neste caso, está muito ligado à segurança dos profissionais que estão expostos à riscos de contaminação.

No ambiente laboratorial, é importante que todos os técnicos façam uso de luvas, máscaras e outros elementos. Esses acessórios são conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual (EPis).

A aplicação e o manuseio dos recursos é algo fundamental para prevenir acidentes de trabalho. Como os ambientes laboratoriais são naturalmente insalubres, medidas como o Treinamento nr35 ajudam a melhorar as condições laborais do trabalho.

Câmara climática

Como o próprio nome sugere, as câmaras climáticas são equipamentos que também auxiliam nos processos de refrigeração laboratorial. Em uma comparação simplificada, são espécies de geladeiras ou refrigeradores de maior dimensão e capacidade.

Há vários modelos de equipamentos como a chamada Câmara climática; mas, geralmente, são estruturas que servem para guardar remédios, vacinas, amostras e outros elementos.

Por fim, contar com bons equipamentos de rotina e de proteção é fundamental nos laboratórios. Isso reduz desperdícios, contaminações, explosões e proliferação indesejada de doenças.

Assim, os benefícios são perceptíveis tanto para a área de saúde, principalmente para a credibilidade dos laboratórios como para a saúde das pessoas.

Se você gostou das dicas, não deixe de equipar seu laboratório com Refrigerador de medicamentos e outras estruturas para deixá-lo ainda mais adequado e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *